sexta-feira, 8 de março de 2019

Mãe




Conheço a tua força, mãe, e a tua fragilidade. 
Uma e outra têm a tua coragem, o teu alento vital. 
Estou contigo mãe, no teu sonho permanente na tua esperança incerta 
Estou contigo na tua simplicidade e nos teus gestos generosos. 
Vejo-te menina e noiva, vejo-te mãe mulher de trabalho 
Sempre frágil e forte. Quantos problemas enfrentaste, 
Quantas aflições! Sempre uma força te erguia vertical, 
sempre o alento da tua fé, o prodigioso alento 
a que se chama Deus. Que existe porque tu o amas, 
tu o desejas. Deus alimenta-te e inunda a tua fragilidade. 
E assim estás no meio do amor como o centro da rosa. 
Essa ânsia de amor de toda a tua vida é uma onda incandescente. 
Com o teu amor humano e divino 
quero fundir o diamante do fogo universal. 
António Ramos Rosa,

    (1924-2013)

Benditas as Mães que cumprem até ao fim a sua missão - cuidar, proteger, amar.


=====
Poema - Citador
Imagem - daqui
video - youtube - Rick e Renner - Mãe

20 comentários:

  1. Boa tarde de alegrias, querida amiga Olinda!
    Deus inunda minhas fragilidades...
    Que lindeza!
    É bem assim, querida amiga!
    Tenha um dia abençoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🌻💐🌸🌺🌼🌷

    ResponderEliminar
  2. SEMPRE O MEU CARINHO ESPECIAL PELO POETA ALGARVIO.

    TEM UM DIA BOM E CARINHOSO...

    BEIJINHO, OLINDA AMIGA.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  3. Um poema de Ramos Rosa que desconhecia.
    Ser Mulher e Mãe não é fácil. "No meu país as mulheres têm a cor da sede nos seus olhos, ávidos de milagres", digo eu. O incessante decorrer dos dias que as mães passam com um amor silencioso e cúmplice a nada se compara…
    Um feliz dia da Mulher, minha Amiga Olinda.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Um belíssimo poema.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Magnífica homenagem poética às mães.
    Obrigado pela partilha.
    Olinda, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. O poema é pertinente, neste dia em que lembramos a mulher. Ser mãe pode ser uma das muitas missões da mulher e de extrema importância.
    Façamos votos, entretanto, para que todos os dias sejam dias da mulher
    Bjo

    ResponderEliminar
  7. "E digo Amor, em teu nome." Mâe. Mulher.

    poema-devoção de Ramos Rosa com a beleza de uma Catedral da Renascença!
    excelência, aqui. sempre

    abraço

    ResponderEliminar
  8. Olinda, neste dia de celebração da Mulher a escolha do poema de António Ramos Rosa foi acertadíssima.
    Beijo, querida amiga.

    ResponderEliminar
  9. Querida Olinda...
    Saudades, sim, deste momentos de partilha; mas hei de voltar a eles...
    Gosto imenso do poeta e os poemas de exaltação pelo ser mulher-mãe, reverenciando marcas que só ela (dele) pertencem, comovem-se.
    Bjo de carinho

    ResponderEliminar
  10. "E assim estás no meio do amor como o centro da rosa."
    E, assim, se expressa a tocante sensibilidade e força poética de Ramos Rosa.

    Boa escolha, minha amiga!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  11. Um poema intenso. Lindo de verdade:))

    Hoje:- Sinto-me o jardim mais florido da solidão [POETIZANDO]

    Bjos
    Votos de um óptimo Sábado

    ResponderEliminar
  12. Um poema tão intenso e profundo de uma beleza singular
    E o vídeo abrilhantou esta obra prima
    Beijos e um maravilhoso final de semana

    ResponderEliminar
  13. Uma homenagem perfeita, linda e tocante para celebrar o Dia da Mulher.
    Minha amiga, muito obrigado por celebrar comigo o aniversário da minha filha.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  14. Querida Olinda
    Belíssimo poema de Ramos Rosa dedicado à Mãe.
    Ao enaltecer a Mãe ele elogia também a Mulher, salientando o esforço que é necessário para desempenhar os dois papéis.
    Também gostei muito do vídeo, que não conhecia.

    Bom final de Domingo e boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  15. 8 de Março é o Dia institucional da Mulher. Gostaria que, Internacionalmente, as mulheres fossem dignificadas a cada Dia, a cada hora... sem constrangimentos.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  16. Um hino que se completa com um
    Excelente vídeo, Olinda . De Ramos Rosa , um poema à altura da sua obra poética
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  17. OLINDA QUERIDA,
    Esse poema é lindíssimo e esse vídeo mexeu demais com meu pobre coração... Uma vontade louca de chorar, um nó na garganta e os olhos marejados. Se choro for isso, lágrimas que não rolam, coração apertado, sem conseguir dizer nada...então chorei. Não tenho mais minha mãe...ai se tivesse!!
    Um beijo, querida, salvei esse vídeo, com tua licença, um dia usarei.

    ResponderEliminar
  18. Gostei de reler esta partilha poética.
    Olinda, bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  19. Que homenagem maravilhosa...
    Quem me dera ter sempre a minha mãe comigo...
    Adorei ❤️
    Beijinhos

    ResponderEliminar