sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Será isto o inferno de Dante?

O País continua a arder. Ainda não terminou um fogo e começa logo outro num ritmo alucinante, sem descanso para este povo que vê os seus pertences desaparecerem nessa voragem. Fogo que parece ter pernas, que salta de uma estrada para a outra e avança na vegetação como se fosse uma inundação, inundação mas de chamas. No outro dia fiquei boquiaberta a olhar para aquilo, não querendo acreditar nos meus olhos. E então o meu coração confrange-se perante a aflição das pessoas, desamparadas, com labaredas a aproximarem-se, de balde na mão, atirando a pouca água às paredes das casas, ao chão circundante. E o vento que não dá tréguas, numa dança brincalhona. E os bombeiros, vejo-os translúcidos mesmo no meio das chamas, confundindo-se com elas, também eles ajeitando as mangueiras, gritando mais mangueira, numa luta desigual e inglória. No fim, só cinzas e paisagem negra. Custa-me a acreditar que no meio disto haja o fito do lucro, como se ouve por aí. Seria muito cruel. 

15 comentários:

  1. Muito triste o que se passa todos os anos :( este ano foi pesaroso já que houve vidas perdidas e muita gente ficou sem casa...
    Bjs
    http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Ana, é uma realidade com que somos confrontados todos os anos. E não se vislumbra solução para isso.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  2. No inferno de Dante, só os hereges tinham fogo,
    mas por lá não era consumida vida...
    É assustador ver o trabalho dos bombeiros, desolador
    ver o desespero das pessoas e a terra generosa queimada.
    E nunca ninguém apanha o incendiário em flagrante delito...
    Muito louvável este seu convite à desopressão.
    ~~~ Beijinhos, Olinda ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espectáculo dantesco que nos tem assolado.
      Obrigada pela sua leitura.
      Bj
      Olinda

      Eliminar
  3. É uma triste e revoltante realidade...




    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os anos vemos os incêndios devorar o património, os haveres das pessoas e pior ainda quando vidas são ceifadas.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  4. Isto realmente parece um inferno que nunca mais termina!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenhamos fé na mudança climática que se está a operar agora. Com o tempo mais fresco e alguma chuva talvez as coisas melhorem.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  5. Custa muito a acreditar, Olinda, mas também custa a aceitar que os fogos comecem em lugares inacessiveis, quase sempre à tardinha. É certo que o calor tem sido muito, é certo que as matas não andam muito limpas, mas também é certo que , para arderem é preciso que lhe cheguem o fogo; nada arde só com o calor do sol. Infelizmente a grande maioria é provocada por criminosos, só falta saber os reais motivos . O lucro é com certeza o principal. Uma grande tristeza nos dá ao vermos as nossas matas transformadas em cinzas pretas, pastagens perdidas,gado queimado e pessoas desesperadas pelos bens perdidos. Não sei quando tudo isto terminará, pois a cada ano parece que este tipo de crime aumenta. Um beijinho, querida amiga e tudo de bom. Um beijinho
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma tristeza, Emília. Um desastre que se repete todos os anos que até faz impressão. Mesmo por negligência já é crime. Todos nós temos de ter o cuidado de preservar as nossas florestas das quais dependemos. Se fizermos uso delas para pique-niques ou outras situações teremos de ser os guardas e cuidadores das zonas verdes que pertencem a todos nós. Pior ainda quando o fogo alcança as casas e põe vidas em perigo.

      Bom fim de semana.
      Beijinho

      Olinda

      Eliminar
  6. Tem sido horrível! Apesar da chuva, anteontem ainda me ligou uma amiga de perto da Serra da Estrela a dizer que tinha um incêndio à beira!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar a chuva ainda não é suficiente para combater isso. Esperemos que a própria natureza se encarregue de debelar esse mal.

      Beijinho

      Olinda

      Eliminar
  7. Por muito triste que seja pensar assim, só pode ter mão humana nesta tragédia que se repete todos os anos. Como explicar que sejamos o país europeu mais fustigado pelos fogos, quando outros países têm mais área de floresta e temperaturas iguais?
    A falta de planeamento e de limpeza não explica tudo....
    É uma dor na alma, realmente
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tem razão, Ruthia. Causa espanto esse marasmo ou não sei como apelidar isso que toma conta de quem de direito e todos os anos temos esta tragédia a pôr todos nós em grande aflição.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  8. Sabemos que há demasiados interesses. Não é por acaso que se intitulam reportagens como "O negócio do fogo", não são apenas as condições atmosférica s. Com o cenário dantesco deste ano, tenho esperança que se mexa em alguma coisa.
    Gostei muito de te ler.
    Bjinho, Olinda

    ResponderEliminar