sexta-feira, 2 de setembro de 2016

A mais linda declaração de amor

Em 2011, inseri aqui no Xaile de Seda uma carta intitulada "Meu amor querido*", a que chamei a mais linda declaração de amor. Retirei-a de "Cartas da guerra" que tinha acabado de ler, livro esse que me fascinou. De leitura envolvente, digo mesmo que tive muita pena quando cheguei ao fim.



"D'este viver aqui neste papel descripto - Cartas da guerra" não é um livro de António Lobo Antunes mas sim a publicação, pelas suas filhas, das cartas que escrevera à mulher durante o seu destacamento em Angola. Foi agora vertido em filme por Ivo Ferreira, estreado hoje.

O meu dilema é: vou vê-lo ou não? Receio perder a magia que a leitura das cartas me trouxe. Mas, darei notícias caso resolva este meu problema. Entretanto, ouçamos "Meu amor querido", numa bela interpretação de Margarida Vila-Nova, aqui.

====
Estreia mundial - ver aqui
*Intitulei o post de: "Meu querido amor" em vez de "Meu amor querido", mas já não me lembro porquê. 

15 comentários:

  1. Não li, mas o teu entusiasmo (e que sensação boa quando há leituras assim) provocou-me o apetite.
    Bjo, Olinda :)

    ResponderEliminar
  2. Acrescento que a carta (que divulgaste no blogue em 2011), ainda fica mais encantadora no trailer com a extraordinária interpretação de M. Vila-Nova.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Sim, Cara Odete, a voz de Margarida Vila- Nova dá-lhe mais vida ainda.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  3. Não me vou pronunciar porque não simpatizo com LA.
    O livro foi publicado a pedido de uma das filhas,
    então adolescente, pouco tempo depois de ele ter
    casado com outra mulher.
    ~~~ Beijinho, Olinda ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá, Cara Majo

      "O gosto é o regalo da vida", já dizia uma amiga minha, de Cabo Verde. Nunca lhe pedi para me interpretar isso, mas deduzi sempre que quereria dizer que é prazeroso termos a liberdade de gostar ou não gostar desta ou daquela pessoa, desta ou daquela coisa, de conformidade com a nossa maneira de ser e daquilo em que acreditamos.
      Mantenho que o livro foi mandado editar pelas filhas, depois da morte da mãe. É o que as próprias afirmam no prefácio da sua autoria.

      Aguardo-a aqui no XailedeSeda, sempre que isso lhe der gosto.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  4. Nao li esse livro, Olinda, mas, pelo que dizes deve ser muito bom. Não gosto de ver um filme depois de ter lido o livro de onde foi tirado, porque na maior parte das vezes desiludo-me; prefiro o contrário, ver o filme e depois ler o livro. Mas isso, depende das pessoas e pode ser que gostes. Amiga, obrigada por mais esta partilha. Sabes, também escrevi e recebi muitas cartas dessas, pois o agora meu marido viveu a guerra do ultramar, durante dois anos na Guiné, mas, claro não daria livro nenhum; eu nao guardei as que recebi, mas o meu marido guardou algumas; eu não sou de guardar coisas; costumo dizer que o único lugar seguro para guardar aquilo que realmente importa é o coração e aí eu tenho muita coisa guardada. Um beijinho, querida amiga e um bom fim de semana
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, querida Emília

      Comigo acontece o mesmo, precisamente porque os filmes já são adaptações em que algumas partes dos livros são retiradas, ou então as imagens que nos apresentam são interpretações que não vão ao encontro daquilo que idealizámos.

      E tens razão. O coração é o lugar de eleição para as recordações. Contudo há quem o complemente com objectos ou palavras (registos), de modo a deixar aos vindouros vestígios da nossa passagem.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  5. Não conhecia o livro, mas até fiquei com vontade de ver o filme.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá, Isa

      Ver ou não ver o filme, eis a questão que hoje me preenche. :)

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  6. Olá Olinda!
    Eu não conhecia o autor. Mas pela forma que você falou, deve ser muito bom o livro. Deu vontade de ler. Vou anotar na minha agenda de livros e filmes.
    Obrigada pela indicação.
    Ótimo setembro!
    Ótima semana!
    Bjs e sorrisos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Smareis

      Agora, com esses dois registos, livro e filme, só teremos de escolher.
      Também lhe desejo um Setembro muito bom. Por cá, ainda estamos com bastante calor.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  7. Boa tarde, é um livro que vale a pena ler, não só pelo romantismo que as cartas do Lobo Antunes revelam, mas sim também, por um sofrimento que o mesmo juntamente com milhares e milhares de homens foram obrigados a combater em defesa das famílias e empresas fascistas para que estes tirassem dividendos económicos, enquanto os combatentes ficaram deficiências físicas e outros morreram sem saber o que defendiam.
    Boa semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, meu Caro

      Com este excelente comentário, transmite-nos em poucas palavras a tragédia que foi a guerra do Ultramar: famílias desfeitas, jovens estropiados e com grandes problemas psicológicos que ainda hoje os perseguem, agora nas idades das casas dos 60 e 70. As perdas foram sentidas dum lado e do outro das barricadas. Foram milhares os que morreram.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  8. Não li o livro. Gostava de ir ver o filme. Vamos ver se consigo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Em relação ao filme, já somos duas.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar