quarta-feira, 27 de abril de 2011

DESCIDA AO HADES?


Dante Alighieri, na sua peregrinação espiritual, acompanhado de Virgílio, teve como primeira etapa a descida ao Inferno composto por nove círculos, onde passou três dias, tomando contacto com toda a espécie de horrores. À medida que ia ultrapassando cada círculo as coisas pioravam. A segunda etapa foi o Purgatório, também com nove níveis, mas já um lugar cálido e luminoso. Como dádiva maior, agora acompanhado da sua Beatriz, alcançaria o Paraíso terreno culminando num estado flutuante, fora do tempo e do espaço, em que é levado à presença de Deus. Quanto a nós, por cá, vamos caminhando cada dia que passa e a passos largos para uma descida ao Hades, cujos contornos não se adivinham ainda. Por enquanto, estamos como que sentados a assistir a um espectáculo, não diria dantesco porque é forte demais, mas de negociações e contra-negociações. Mas continuamos com a nossa vidinha, como num Limbo, até com casamentos de Santo António no horizonte, à espera do acordar e com o nosso destino em mãos alheias. Por esse andar dirão lá fora, aqueles de quem dependemos, que só queremos festas e futebol. Isto não tem nada de mal, mas eles não o sabem, não nos compreendem. A culpa, ao fim e ao cabo, é deles…



Dante Alighieri:
A Divina Comédia

10 comentários:

  1. ....é....mas os Islandeses é que nos topam...
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Razão, tinham-na Salazar, Marcelo Caetano e Franco Nogueira, quando se oposeram à entrada do nosso país para esse mercado comum a que chamavam CEE.
    Afinal de contas, já pertenciamos a uma EFTA que nos permitia usufruir de um espaço de livre comercio com países detentores de fortes economias, que nos compravam tudo e mais alguma coisa, porque carga de água haveríamos de ter interesse em fazer parte de uma confederação de estados que mais tarde ou mais cedo nos iría roubar a génese. Mas pronto, tinha de vir um João Salgueiro com conversinhas da tanga eporque rebéubéu pardais ao ninho, porque se não fizermos parte integrante da europa, vamos ser os desgraçadinhos, e mais não sei o quê. E prontos, atá-mo-nos de pés e mãos.
    Agora bem podemos cantar com a Maria Bethânia; pai, afasta de mim esse cálice, de vinho tinto de sangue...
    ;)
    http://www.youtube.com/watch?v=XnVZjvKmvDI

    ResponderEliminar
  3. Minha Querida
    Tens razão ao Inferno já nós descemos...se temos direito ao Paraíso, já é mais complicado fazer qualquer vaticínio!!!
    A nossa maneira de ser e de viver a vida, pode mostrar para o exterior uma certa irresponsabilidade: " Então, eles estão pobres e cantam e dançam"??Estou convencida que seria má táctica mostrar tristeza e luto!
    Há uma coisa que não se vende: é a nossa alma portuguesa!
    Beijos
    Graça

    ResponderEliminar
  4. Diz que a descer todos ajudam..
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. olinda

    Obrigada por entenderes a minha mensagem

    um beijo

    ResponderEliminar
  6. Olá, Andrarte

    Jogador de fora, já se sabe...

    :)

    ResponderEliminar
  7. Olá, Bartolomeu

    Rebéubéu... :) Gostei. Adorei a referência a Maria Bethânia, quase que a oiço.Agradeço o endereço do youtube.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Querida Lili.

    Obrigada pela visita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Querida Graça

    Salve-se ao menos a alma lusa...

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar