terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

QUINZENA DO AMOR

Elegi esta quinzena a quinzena do amor. Amor universal, amor filial, amor fraterno, enfim, amor amor. E quem achar que é lamechice tant pis, azar, quero lá saber. A seguir, um poema de José Luís Peixoto, um jovem talentoso com provas dadas e obra feita em prosa. Já li alguns livros dele e gostei. E também gosto deste seu poema: 

AMOR

o teu rosto à minha espera, o teu rosto
a sorrir para os meus olhos, existe um
trovão de céu sobre a montanha.

as tuas mãos são finas e claras, vês-me
sorrir, brisas incendeiam o mundo,
respiro a luz sobre as folhas da olaia.

entro nos corredores de outubro para
encontrar um abraço nos teus olhos,
este dia será sempre hoje na memória.

hoje compreendo os rios. a idade das
rochas diz-me palavras profundas,
hoje tenho o teu rosto dentro de mim.


José Luís Peixoto

2 comentários:

  1. Minha amiga,
    Toda a gente que não sofra nem um pouco de lamechice
    Penso que vive sempre em grande rabugice e chatice!!!! :)))

    Sim, gosto de José Luis Peixoto
    Tenho a prosa “minto até ao dizer que minto”
    E em verso “a criança em ruínas”
    ...bem realista, apontando da vida suas “esquinas”!!!

    ...“onde sou, o poema sou eu, as minhas mãos nos teus cabelos,
    o poema é o meu rosto, que não vejo, e que existe porque me
    olhas, o poema é o teu rosto, eu, eu não sei escrever a
    palavra poema, eu, eu só sei escrever o seu sentido.”
    (Arte poética in a criança em ruínas)

    Já agora em termos de gostos acrescento
    (leio pelo Xaile de Seda tanta “coisa linda”!!)
    Que tb tenho o Fazes-me Falta de Inês Pedrosa
    E que gosto mto da escrita dela, “ó linda”...é AMORosa!:)
    Ahhhh...Beethoven...e os que o ouvem!!!
    E mais não digo, que até posso merecer castigo :)

    E agora vou daqui sair que tenho de ir dormir
    Que amanhã é dia grande e tenho de sabê-lo em mim, construir!

    Um abraço cheio de amizade, minha amiga!
    Sempre que possa vou espreitando, lendo o que vais deixando e obrigada pelo carinho que vais partilhando!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maravilhosa este 'repescagem' :)

      Tens razão, um pouco de lamechice nunca fez mal a ninguém.
      Também gosto muito de José Luis Peixoto um dos autores desta geração que tem muito para dar. 'Fazes-me Falta' de Inês Pedrosa é um dos livros qu eu amo.
      Fiquei muito sensibilizada com este passeio que deste pelo xaile e a promessa de que pensas voltar. :))

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar