segunda-feira, 12 de junho de 2023

Casamentos de Santo António





Hoje, Dia dos Enamorados no Brasil, véspera do Dia Santo de António, feriado em Lisboa, Dia dos Casamentos de Santo António, noite das Marchas Populares. Motivos mais do que suficientes para festejarmos e darmos rédea solta ao Amor.

Falei aqui, em tempos, sobre a vida de Santo António, de Lisboa para uns, de Pádua para outros, nascido Fernando, que foi um Doutor da Igreja e viveu na viragem dos séculos XII e XIII.

Santo António tem a fama de santo casamenteiro e então, neste dia, dá-se o evento religioso mais tradicional e relevante da capital, realizado desde 1958. 

Presentemente, são 16 os casais que se unem em matrimónio, uns na cerimónia religiosa, outros na cerimónia civil, proporcionando uma enorme felicidade às suas famílias e a todos os lisboetas que seguem estes enlaces, quer nas ruas da cidade, como através da transmissão televisiva.*

Com o mês de Junho próximo, não há muito tempo, lembrei-me de escrever este pequeno texto para um dos blogs da amiga Rosélia, em que pedia a participação dos leitores para um dos seus desafios:




A NOIVA DE SANTO ANTÓNIO

Via-a passar todos os dias. De passo estugado e rosto sério. Nem tinha coragem de lhe dirigir a palavra. Contudo, seguia quase ao seu lado e iam para o mesmo sítio. Até que um dia se resolveu a falar-lhe.

 _Desculpe, sabe dizer-me qual é o transporte para o Alto da Pina. 

Com um meio sorriso a iluminar-lhe as feições respondeu:

_A sério? Vamos todos os dias para o mesmo lado. 
  Sabe tão bem quanto eu." 

Foi o pretexto para deixarem de ser estranhos. Em amena conversa caminharam lado a lado. Num dos passeios ele viu uma florista. Correu e comprou uma rosa e ofereceu-lha. Ela, toda corada, agradeceu-lha e prendeu-a nos cabelos. 

Todos os dias faziam o mesmo percurso para o trabalho e chegaram à conclusão de que não poderiam viver um sem o outro. 

Casaram no dia das Noivas de Santo de António. (Olinda)

E para assinalar esta data em que se festeja este Santo popular, a seguir uma quadra do nosso grande Poeta, Fernando Pessoa:

Santo António de Lisboa
Era um grande pregador,
Mas é por ser Santo António
Que as moças lhe têm amor.

No dia de Santo António
Todos riem sem razão.
Em São João e São Pedro
Como é que todos rirão?


À noite temos as Marchas Populares. Qual delas ganhará? Alto do Pina?
O importante é festejar, comer umas boas sardinhas assadas, febras na brasa e mais o que vier.

Grande abraço, meus amigos. 
E tragam mais quadras...

Olinda
===


Quadras, nos comentários


Meu querido Santo Antoninho,
humilde, se faz pequenininho,
do meu coração, um recadinho:
derrama Amor mundo inteirinho


Alguns dizem que é um casamenteiro,
Meu Santo Antônio, meu fiel protetor.
A moça pediu casamento para janeiro,
De ponta cabeça o deixou, que horror!



Mês de junho se alonga
pelas honras aos três santos
mas, um deles se desponta
é o querido Santo António.


Muito obrigada, amigos.
Abraços.


===

MARCHAS POPULARES de 2023:

1º Lugar - Bairro da Bica 


 ===
* Informação sobre número de casais: aqui
Imagem manjerico - net
Noiva - pixabay

14 comentários:

  1. Feliz dia dos namorados para o Brasil
    *
    Uma Santa e feliz semana.
    *
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderEliminar
  2. As tradições lisboetas ainda vão resistindo à voragem da chamada modernidade.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Aqui em Famalicão, hoje, também é dia de marchas e amanhã é feriado. Gostei de saber que casaste no dia das " noivas de sto António " e por isso, deixo, não um, mas mil beijinhos e os meus votos de que festejes este dia com muita alegria e comas umas boas sardinhas na brasa. Não vou deixar quadra, porque me falta " engenho e arte " para esse efeito, mas fica o vasinho, carregadinho de amizade, misturadinha com o verde do manjerico
    Emilia 👏 👏 ♥️

    ResponderEliminar
  4. Boa noite de Véspera de Santo Antônio, querida amiga Olinda!
    Como me esquecer do lindo desafio que cumpriu com perfeição e magia?
    Ficou tão bem aqui no dia em que se comemora o santo casamenteiro por tradição.
    Uma história real que me contemplou por duas vezes já que a leio.
    No meu post de hoje, em referência ao santo de minha predileção, como Oblata é meu nome (Antônia), coloquei o manjerico que me presenteou.
    Enviei-lhe o link há pouco.
    Bons festejos e muita sardinha assada bem saudável!
    Arrisco uma quadrinha simples:
    Meu querido santo Antoninho,
    humilde, se faz pequenininho,
    do meu coração, recadinho:
    derrama Amor mundo inteirinho.
    Vamos brincando por aqui, mas falando sério com o santinho do coração
    nosso.
    A-do-rei, Amiga, vir aqui agora. Acabo de chegar da rua e o calor está forte.
    Tenha um Dia abençoado!
    Beijinhos Antoninos de Paz




    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ajeitei um pouquinho a inspiração momentânea e espontânea...
      Meu querido Santo Antoninho,
      humilde, se faz pequenininho,
      do meu coração, um recadinho:
      derrama Amor mundo inteirinho.

      Eliminar
  5. Que legal,Olinda!
    Adorei a noiva de Sto.Antonio , os manjericos e as quadras de Pessoa! Festejar é mesmo muito bom, seja como for! beijos, chica

    ResponderEliminar
  6. Un dia feliz para o Brasil. Namorem muito.
    Adoro as marchas populares.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  7. Aqui foi em Fevereiro. Feliz dia para todos os namorados e nem só!:)
    .
    Coisas que me fazem bem ...
    .
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  8. Uma bela partilha Olinda com este conto e informações sobre o santo casamenteiro. Gostaria de provar estas sardinhas assadas na brasa. Aqui Santo Antônio é colocado até de cabeça para baixo até arrumar o casamento para moça desejosa, rsrs.
    Uma quadra:
    Alguns dizem que é um casamenteiro,
    Meu Santo Antônio, meu fiel protetor.
    A moça pediu casamento para janeiro,
    De ponta cabeça o deixou, que horror!

    Abraços de paz Olinda.

    ResponderEliminar
  9. Me gusto conocer el origen de San Antonio y tu historia es muy linda. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  10. Tenho uma bela colecção de Santo Antónios!

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Adorei esta postagem, meus santinhos preferidos, Santo Antônio e São Francisco! Esta festa é maravilhosa, está em todos os lugares da fé cristã .
    Uma feliz semana, paz e saúde, Olinda!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. A Festa de Santo Antônio é esperada com ansiedade por muitas pessoas aqui em Porto Alegre. A paróquia do bairro em que moramos realizou uma procissão à noite com luz de velas, que nem o frio intenso impediu o sucesso da Festa. Muito bonita sua postagem, Olinda.
    Uma semana com muita paz, amiga Olinda.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  13. Mês de junho se alonga
    pelas honras aos três santos
    mas, um deles se desponta
    é o querido Santo António.
    Amei tua postagem, Olinda. Tão festeira e convidativa às celebrações juninas.
    Desconhecia as festividades do dia de Santo António. Já somei mais um motivo pra retornar à Lisboa no mês de junho.
    Bjsss,
    Carmen(Calu)

    ResponderEliminar