quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Inamovível Pedra





Evoco a inamovível pedra
Onde me sento e deponho meus silêncios
Pórtico e palco de esperas longas
E festivas chegadas.

E apaziguo meus demónios
E limpo minhas culpas
E sacudo poeiras
E as cinzas
E o estertor
Dos mitos.

E me celebro, pedra
Agora ara e vara do tempo.

E mergulho. Matriciais águas
E desfile de rostos. Que um a um nomeio.
E digo. Em murmúrio de lábios.

E em meus passos me ergo.
E lavro - linhas de meu rosto!...
E fecundo. Horizonte
De meus dias
Peregrinos.


in: Perfil dos Dias
pg.75


Um dos mais belos e emocionantes Poemas de Manuel Veiga, no Perfil dos Dias, "Livro sem Máscara e sem Mácula", no dizer de Isabel Mendes Ferreira. Encontra-se dividido em três secções: 

Solfejo de Emoções, p. 15/60

Da Inocência das Coisas, p. 63/78

Da Caligrafia do Mundo, p. 81/117

Por ele caminhamos sem pressa mas querendo avançar, na ânsia de passar ao Poema seguinte, adivinhando todo um mundo de sentimentos e emoções com que nos identificamos. 


Pedra Filosofal
António Gedeão/ Manuel Freire
Menina dos olhos de água
Pedro Barroso


Boas leituras nestes dias de confinamentos vários.

Saúde!

Abraço


==== 

 Imagem: daqui

25 comentários:

  1. Olá, bom dia! Passando para te desejar saúde, paz, e muita alegria!

    ResponderEliminar
  2. Linda imagem, poema e horizonte
    Em que o silêncio é feito presente
    Como um grito abafado e silente
    A ecoar no longínquo monte
    Retumbantemente e defronte
    A alma que assimila o que é belo
    E a mente põe-se em som por paralelo
    Feito um silêncio eterno que não dura
    Pois o espírito silente anda à procura
    De ouvir eco qualquer o mais singelo!

    Abraço cordial! Laerte.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela partilha, mais uma das suas magnificas escolhas. E o quanto que eu gostaria de estar, agora, perante o cenário da imagem...

    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Eu me deliciei com o vídeo. Um poema magnífico nos trouxe. Há certas leituras que me dão enorme prazer . E eu lhe sou grata por suas escolhas. Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Um belíssimo poema do Manuel Veiga. E a escolha musical com dois temas maravilhosos.
    Adorei o post.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  6. Pórtico e palco de esperas longas
    E festivas chegadas.

    Boa noite de paz, querida amiga Olinda!
    Um poema com cunho filosófico.
    Percebo que sua mente é abrangente pelos poemas que posta aqui.
    Aprendo com suas escolhas, amiga.
    Tenha saúde em todos os níveis do seu ser!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  7. Parando ou avançando somos todos peregrinos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Oi Olinda
    Bonita escolha.
    'Perfil dos Dias' um livro que gostaria sim de ter na mesinha de cabeceira.
    E a música portuguesa adorei!
    Bons dias com abraço

    ResponderEliminar
  9. bem haja pela sua gentileza, Olnda
    um privilégio que me honra e sensibiliza

    a coreografia em que envolve o poema é um must.
    uma foto de provocar vertigens, como se nota ... rss
    e duas músicas memoráveis.

    abraço, grato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olinda (com todas as letras ), deve ler-se
      peço desculpa.

      Eliminar
  10. Um poema com imagens poéticas singulares...

    A Pedra Filosofal na voz de Manuel Freire é uma preciosidade...

    Bom fim de semana, Olinda. Tudo pelo melhor... Beijinhos
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  11. Poema magnífico do Manuel Veiga.
    Escolha fabulosa "[...] E me celebro, pedra
    Agora ara e vara do tempo.[...]".
    Excelente a tua escolha
    Parabéns, Olinda.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  12. Olá linda
    Que a bela poesia seja o nosso escudo contra essa solidão pandêmica
    Que você tenha dias bons com muita saúde
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Numa breve passagem - com mensagem colada - a fim de poder chegar a todos. Desejando que todos se encontrem bem de saúde. Obrigada a todos por não me terem “abandonado” Voltando, conforme o tempo me permitir. :)
    --
    “ Liberdade hipócrita ”
    -
    Beijo e um excelente Fim de Semana;-Prolongado.

    ResponderEliminar
  14. Belíssimo poema de Manuel Veiga e uma maravilhosa escolha musical.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Excelente escolha, amiga Olinda! É um poema, de Manuel Veiga, em que mergulhamos na profundidade do pensamento e nos erguemos para louvar a arte de escrever.

    Abraço os dois amigos.

    ResponderEliminar
  16. Olinda querida, eu ainda não conhecia "Inamovível Pedra", mas logo no começo, antes de ver o nome do poeta no final, disse para mim: esse poema é de Manuel Veiga!! E quando cheguei no final, estava lá o nome do nosso poeta amigo!
    Já é uma marca reconhecida, uma grife, um estilo seu, nas palavras e na construção! E é maravilhoso sempre.
    Um beijo, querida, bela postagem!
    Deixo um beijo para nosso amigo poeta Manuel Veiga.

    ResponderEliminar
  17. Manuel Veiga é um escritor que muito admiro e que cada vez me surpreende mais, com melhor poesia.
    Cuide-se bem, minha Amiga Olinda.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  18. Querida Olinda, voltei porque esqueci do belo vídeo com o poema de António Gedeão cantado por Manuel Freire é belíssimo, postei faz tempo e volta e meio o escuto.
    Beijo, uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  19. Minha querida amiga
    Adorei este poema. Fez-me lembrar, vagamente, um que escrevi no ano passado, em que me sentei numa pedra no alto duma montanha (sem falta modéstia devo dizer-te que também gosto muito dele).
    E o vídeo é fabuloso! Nunca me canso de ouvir a Pedra Filosofal. Quanto à Menina dos Olhos d'Água é de se ouvir uma vez e outra...
    Magnífico!!!
    Uma escolha belíssima.
    Minha querida, na eventualidade de não nos "vermos" antes do Natal... desejo que o passes com saúde e na companhia possível, já que, este ano, há tantas restrições...
    Mas assim tem que ser, +ara o bem de todos.
    Um abraço muito apertado, com todo o meu carinho.

    Desejo uma semana feliz
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito da poesia de Manuel Veiga! Há nele uma maturidade poética extraordinária. Ouve-se, em surdina, Ricardo Reis, mas sem «Apatheia»...
    Beijo

    ResponderEliminar
  21. Gosto muito das suas escolhas poéticas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar