sábado, 28 de março de 2020

Eneias e Dido

Mal tinha falado quando de súbito a nuvem que os envolvia se rasga e se dissipa na extensão do éter. Eneias surgiu resplandecente de uma clara luz, com os traços e a majestade de um deus: pois a própria mãe, com o seu sopro divino, dera ao filho uma cabeleira magnifica e o esplendor corado da juventude, e enchera os seus olhos de uma luminosa beleza. Tal o encanto que emprestam ao marfim as mãos do artista, ou o que a prata ou a pedra de Paro recebem do ouro amarelo.

Então ele dirige a palavra à rainha, diante da multidão espantada da sua presença imprevista, diz-lhe: «Ei-lo, aquele que buscas, o troiano Eneias, arrancado às ondas da Líbia. Ó tu, que és a única a apiedar-te das desgraças indizíveis  de Tróia, tu que abres a tua cidade e a tua morada aos restos do furor do Dánaos, extenuados por todos os reveses sofridos sobre a terra e sobre o mar, e destituídos de tudo o que há no mundo, não, não está na nossa mão, Dido, reconhecer dignamente os teus benefícios, nem tão-pouco na mão do que resta da nação dardânia, dispersa sobre a vasta terra. Que os deuses, se existem favoráveis à piedade, se a justiça e o amor do bem têm algures a sua paga, te proporcionem as riquezas de que és digna. Que séculos afortunados te viram nascer? Que pais ilustres deram à luz uma princesa como tu? Enquanto os rios correrem para o mar, enquanto as sombras das florestas cobrirem os flancos das montanhas, enquanto o céu alimentar as constelações, a tua glória, o teu nome e os teus louvores permanecerão sem cessar entre nós, seja aonde for que o destino me chame.» Tendo dito, ele estende a mão direita a Ilioneu, seu amigo, a esquerda a Seresto, em seguida aos outros, ao valente Gias, ao valente Cloanto.

A ENEIDA, Virgílio, - pgs 25/26





Do Século I a.C convoco Virgílio com a sua obra A Eneida, para preencher as minhas horas de ócio. Que o ócio não é coisa pouca. Em sua defesa diz-se que se trata de momentos de criação e reflexão. Uma forma de estar. Postura filosófica. E é com este espírito filosófico que deveremos percorrer os livros das nossas estantes à procura deste ou daquele que, em dado momento, poderá levar-nos a viajar para tempos outros.
E connosco as personagens, apresentadas num ritmo poético e grandiloquente no qual entrevemos intrigas, batalhas, heróis, deuses. Mitologia pródiga que disponibiliza um deus para cada circunstância.

Bem precisados estamos agora... 



Bom fim-de-semana, amigos.

Abraços

====

Imagem: Eneias abandonando Dido - net

6 comentários:

  1. Gostei da leitura atenta que fiz! Obrigada pelo momento!

    Beijos e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá, estimada Olinda!

    A Mitologia faz-nos entender as relações entre as pessoas e até as características do próprio mundo. A Grega é riquíssima em histórias de deuses, deusas, batalhas, amores, ódios, traições, tal como na vida dos simples mortais.

    Que amoroso excerto da Eneida! Que palavras de apreço Eneias endereça a sua amada Dido, que acabou por suicidar-se com a espada dele lançando-se depois para uma fogueira, após a partida do amado.

    Neste tempo de recolhimento, podemos ler ou reler obras que tanto nos disseram e ensinaram. Esta é uma delas.

    Beijos e dias de muita confiança.

    ResponderEliminar
  3. "enquanto o céu alimentar as constelações, a tua glória, o teu nome e os teus louvores permanecerão sem cessar entre nós, seja aonde for que o destino me chame", que poderosa influência terá exercido Dido, rainha viúva, sobre Eneias para assim ser glorificada!..

    melhor fora a Eneias ter ficado?
    perdeu Eneias as delicias do amor, mas fundou um império.
    que destruiu Cartago!

    "Carthago delenda est"?, amiga Olinda

    gostei muito
    abraço

    ResponderEliminar
  4. Boa tardinha de paz e saúde, querida amiga Olinda!
    "Extenuados por todos os reveses sofridos sobre a terra e sobre o mar, e destituídos de tudo o que há no mundo"...
    Perfetiametne encaixado nos dias atuais, minha querida.
    Ainda quando falou o post dos deuses... temos muita proteção de muitos e, agora, estão a tabalhar por nós, eu creio.
    Não pode um vírus ser maior do que o Deus dos deuses. Impossível!
    Haverá um propósito nisso tudo, certamente.
    Muito obrigada por nos alimentar a fé, sempre todos temos em quem crermos e isso é muito bom, cada qual com um pouco de fé vamos caminhando rumo à vitória, minha amiga.
    Tenha dias abençoados e na proteção do vírus diabólico!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  5. Querida Olinda, este excerto da Eneida faz-nos levantar o ânimo e apetece desvendar as potencialidades que se escondem na nuvem mais próxima (só as do bem) para criarmos um mundo novo e escrevermos poemas com mãos divinas.

    Já tinha saudades de passar por aqui. Apetece-me saber o que dizem todos os autores da minha estante, mas não sei que faço ao tempo.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Que fenomenal estrutura textual, quanto lirismo, beleza e poesia!

    Um beijo, Olinda.

    :)

    ResponderEliminar