sábado, 2 de fevereiro de 2019

Eu simplesmente amo-te

Eu amo-te sem saber como, ou quando, ou a partir de onde. Eu simplesmente amo-te, sem problemas ou orgulho: eu amo-te desta maneira porque não conheço qualquer outra forma de amar sem ser esta, onde não existe eu ou tu, tão intimamente que a tua mão sobre o meu peito é a minha mão, tão intimamente que quando adormeço os teus olhos fecham-se. 



in "Cem Sonetos de Amor" 


Como diz Tito Paris, MIM Ê BÔ, BÔ Ê MIM:



Pablo Neruda, nascido Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto (Parral, 12 de julho de 1904 — Santiago, 23 de setembro de 1973), foi um poeta chileno, considerado um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha (1934 — 1938) e no México. Recebeu o Nobel de Literatura em 1971.
Originalmente um pseudônimo, a escolha do nome "Pablo Neruda" foi uma declaração de afinidade com o escritor checo Jan Neruda. Esse pseudônimo seria utilizado durante toda a vida e tornou-se seu nome legal, após ação de modificação do nome civil. Aqui...

=====
Texto classificado como "Carta de Amor" - Citador

10 comentários:

  1. Mais uma belíssima carta de amor.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. E o amor tem de ser assim, amar simplesmente, amar porque sim. Cada um tem a sua maneira própria de mostrar que ama e num relacionamento a dois é fundamental que se respeite essa diferença, coisa que nem sempre acontece; queremos que o outro ame como nós e, muitas vezes, o simples facto de um esquecer uma data que achamos importante, já é motivo para discussão e desconfiança no amor do outro. Amar é aceitar o outro como ele é, sem cobranças, sem orgulho, com compreensão pelos defeitos, com a consciência de que somos pessoas diferentes que um dia, por amor, resolvem caminhar juntos, com a liberdade de poderem ser os individuos que são. Infelizmente, Olinda, muitas vezes não sabemos amar.
    Gostei muito desta cartinha e também de saber que Pablo Neruda não é o seu verdadeio nome. Sempre se aprende muito por aqui. Um beijinho e um bom fim de semana. Obrigada, amiga!
    Emilia

    ResponderEliminar
  3. Esse é o máximo! Nada lhe foi indiferente. Entregou-se ao ritmo da vida e foi seu intérprete, amou e foi amado. Seus poemas de amor são um dos legados mais perfeitos, emocionaram e emocionam várias gerações. Gosto muito pela clareza da composição, pela elegância da escrita!
    Bela postagem, Olinda!
    Beijo, querida, um ótimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Magnífico Pablo Neruda!
    Um bom domingo, minha Amiga Olinda.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Pablo Neruda é sempre uma escolha maravilhosa.
    O amor devia ser sempre assim, amar de alma e coração.
    Querida amiga, muito obrigado por comemorar comigo o nascimento do meu netinho Lourenço. A distância nestas alturas é muito difícil de aceitar, mas tem de ser, é a vida.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  6. Um estreito Amor que Neruda não desperdiçou nas suas Palavras e Poemas.
    Lindo (também) o Tito Paris.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  7. Pablo Neruda não nos poderia faltar, querida Olinda. O poeta que luta por amor. E seus poemas são cartas de amor à humanidade. Poesia deveras penetrante.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. amor sem "fingimento" de Poeta, dir-se-ia...
    tão natural como sede ... saciada.

    abraço, amiga

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito do Poeta chileno e este é um seus
    melhores poemas.
    Também gosto de ouvir Tito Paris...
    Beijinhos, Olinda.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de Pablo Neruda. Ignorava que o nome artístico passou a seu nome próprio.
    Bjo

    ResponderEliminar