quinta-feira, 28 de junho de 2018

Amália/Paião. Calendário escolar. D. António Marto

Ouvi há dias, na Rádio, "O senhor extraterrestre", da autoria do saudoso Carlos Paião, e gostei muito de ouvir Amália nesse registo brincalhão e crítico. 




Naquela altura era o bacalhau que faltava e não seria de admirar se solicitássemos uma cunha a um extraterrestre para o obter. Hoje não nos falta quase nada. Os supermercados estão cheios de tudo, os stands de automóveis com automóveis para todas as bolsas, as lojas do zé povo e as de luxo com roupas e acessórios para todos os gostos. Não nos podemos queixar a não ser de falta de dinheiro, para alguns. Com a ilusão de bonança que nos envolve, esquecendo-nos que vivemos praticamente de empréstimos, lá vamos nós perdendo tempo com o diz-que-disse.

O que me parece preocupante mas não irresolúvel é o que eu li e ouvi sobre o calendário escolar para o ano lectivo 2018/2019: o terceiro período vai ter apenas mês e meio, de modo que o aluno que tiver azar nos períodos antecedentes dificilmente conseguirá recuperar a tempo para passar de ano. E porquê essa discrepância? Sabemos que o calendário escolar é feito em função do calendário religioso católico. Assim, sendo a Páscoa uma festa móvel esta condiciona a vida escolar. Enfim. Somos ou não somos um Estado laico? Bem, até compreendo. Somos um país maioritariamente católico, temos a Concordata e os feriados... que não são de desdenhar. E as outras religiões existentes em Portugal o que dizem a isso?




Como católica que sou, registo com interesse que D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, foi nomeado Cardeal. Mais uma hipótese que se desenha no sentido de virmos a ter outro Papa português. O primeiro e último foi Pedro Hispano que tomou o nome de João XXII, coroado em 20 de Setembro de 1276. Um pontificado muito curto: A 14 de maio de 1277, o edifício ruiu quando o papa se encontrava sozinho no seu interior. Pedro Hispano veio a morrer alguns dias mais tarde devido à gravidade dos ferimentos sofridos e encontra-se sepultado na catedral de Viterbo.

Desejo-vos uma boa semana.

Abraço.

==== 

Imagem: Net

Sem comentários:

Enviar um comentário