segunda-feira, 23 de abril de 2018

Os "Poka Pokani"

Ultimamente tenho ouvido rádio enquanto faço outras coisas. Então, há dois ou três dias ouvi uma entrevista a Margarida Botelho, que eu não conhecia. Apanhei a conversa um pouco pela rama, mas fiquei a saber que ela é uma escritora que viaja pelo mundo, nomeadamente por países lusófonos*, colhendo experiências para os seus livros infanto-juvenis, interagindo com crianças dessas paragens. O alimento para as suas histórias vem dos desenhos e actividades dos pequenos colaboradores, integrados no seu ambiente. 

São ENCONTROS cuja história vem de trás, de 2010/2011. Ora, leiam isto:

“Durante 9 meses viajei por Moçambique com uma mochila cheia de livros em branco, que foram pouco a pouco ganhando letras e imagens. Na altura, desenhei um projecto de literacia comunitária com base na ideia de que a experiência de construir um livro (literalmente) com a nossa história de vida fornece-nos mais ferramentas para entendermos quem somos e o mundo que nos rodeia. Em algumas situações limite ajuda a sobreviver: treinando competências que podem ser determinantes no desenvolvimento social e económico de comunidades vulneráveis” (...) Entretanto o projeto ENCONTROS, dinamizado por Margarida Botelho e Mário Rainha Campos deu origem a uma coleção de livros de nome POKA POKANI. Os ENCONTROS já aconteceram em Moçambique, em Goa, na Amazónia brasileira, em Timor-leste e em Cabo Verde.





Dessa colecção constam já estes livros, com títulos e conceitos muito interessantes:  Eva/Eva, de Moçambique; Yara/Yara, da Amazónia; Lia/Lya, de Timor.

De entre eles, pego em Lia/Lya, e transcrevo parte da explicação que nós é dada, vislumbrando um pouco desse universo, simultaneamente, mental e físico:

Em julho e agosto de 2013, Margarida Botelho e Mário Rainha Campos viajaram até Atecru, uma pequena e ainda isolada aldeia piscatória situada na costa norte da ilha de Ataúro, em Timor-Leste. É um lugar de extrema beleza natural e equilíbrio ambiental, em que os habitantes pescam através do mergulho em apneia. Dentro e fora do mar, Margarida e Mário, acompanharam o dia-a-dia de crianças mergulhadoras e das suas famílias, ao mesmo tempo que desenvolviam o projeto ENCONTROS, que permitiu a ambos os lados descobrirem surpreendentes mundos novos.

O livro LIA/LYA, refletindo a visão do ENCONTROS, nasceu a partir das vivências dos dois arte-educadores junto da comunidade de Atecru. O livro sugere aos leitores uma viagem para a reflexão através da comparação. Lya é uma menina mergulhadora que vive no Sudeste Asiático, num dos países mais jovens do mundo, chamado Timor-Leste. Lia é outra menina, que vive na EUROPA, em PORTUGAL. Ambas iniciam, em lados opostos do livro, uma viagem para o encontro!

Por último, mas com a certeza de que voltarei a este tema, referirei o último Encontro desta dupla-maravilha, que se deu em Cabo Verde, ilha do Fogo:

Em chão das caldeiras na ilha do FOGO, o estímulo visual era constante pois tudo dialogava dicotomicamente com o negro da lava recente, como é o exemplo das folhas viçosas das vinhas de lava.


A comunidade de Chã das Caldeiras da ilha do Fogo depois da última erupção reclamou a existência de uma escola como quem exige um serviço de primeira necessidade. Como o espaço da garagem transformada em sala de aula era extremamente pequeno e com pouca luz, quando chegou a altura de pintar os diários de vida, as crianças correram para o muro do campo da bola. No muro de lava todos se surpreenderam com o poder de um pincel e da cor em forma de tinta. Foram momentos deliciosamente caóticos e felizes! Sábi, sábi Dja Fogo!

Dja Fogo e, anteriormente, Dja Braba! Para quando o livro? 

Bom, muito bom. Excelente esse trabalho levado a cabo com tanto interesse e dedicação. Obrigada, Margarida Botelho e Mário Rainha Campos.

Hoje, Dia do Livro, nada melhor do que acompanhar-vos nessas viagens maravilhosas.

=====

Imagens e excertos:
Margarida Botelho.com 

*Nota sobre Goa: Não é um país de expressão lusófona mas, por lá ficaram muitas palavras e experiências lusas.

5 comentários:

  1. Muito interessante. Desconhecia estes livros, e estes encontros.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Interessante; não conhecia!
    Abraço,
    jorge

    ResponderEliminar
  3. Que experiência tão rica! Livros que vão nascendo e crescendo no contacto e com a participação das crianças. A beleza das ilhas e a riqueza cultural são grandes incentivos. Que maravilha poder escrever viajando!
    Grata, Olinda.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Não sei como me escapou esta postagem...
    Procurando blogues que ainda me faltam na lista,
    encontrei-o.
    Uma vida aliciante que tem o casal...
    Gostei muito de saber e de ler.
    Beijinhos.
    ~~~~

    ResponderEliminar