terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

bordando os dias (IV)




Vejo que os animais de estimação da vizinhança também gostam desta sombra, embora o Sol esteja, agora, um pouco fugidio. No outro dia foi o tal cão que no fim até me falou, agora é um gato com um amarelo torrado muito bonito. Tem o pêlo lustroso, vê-se que é muito bem tratado. Ele costuma estar no parapeito de uma janela no outro quarteirão. Nunca me ligou nenhuma, muito senhor do seu nariz. Hoje aqui está ele como se nos conhecêssemos de longa data. Em sua honra escolho uma linha do seu tom para bordar uma florzinha que me parece um crisântemo. Tenho uma concunhada que se chama Crisanta. Ou Crisântema? Nunca vi o nome dela escrito. Pronto, acabei a flor. Fiz ponto de cadeia. Geralmente só faço pontos de fantasia. Alisei-a, mirei-a e gostei. O gato, num pulo, saltou-me para o regaço. Deixei cair a agulha e ainda bem. Aninhou-se. Veio-me à lembrança um outro, dos dias da minha juventude. Acordara assustada com ele a passar-me pelo rosto. Deixara-me uma arranhadela entre as sobrancelhas que ainda se nota. Olhando para este que ronronava no meu colo, senti os meus lábios distenderem-se num sorriso ternurento. Momento azado para fazer as pazes com estes felinos. 

====
Imagem: daqui

7 comentários:

  1. Bordando os dias... cada dia um pouquinho de poesia ... e os gatos e os cães por perto.
    O poema bordado deve ficar lindíssimo.

    Beijinho, Olinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa

      Preciosas palavras. Muito obrigada, minha amiga.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  2. Querida Olinda, estive a ler sobre os bordados que tens feito nestes últimos dias e fiquei impressionada, com a maneira como os relatas. Estes dias têm-se proporcionada a que se fique em casa a bordar, de preferência, junto da lareira, pois o frio tem sido muito. Já bordei muito noutros tempos, mas há muito não pego numa agulha, a não ser para costurar ( à mão ) alguma coisinha ou então para pregar algum botão . Gostei muito da maneira que arranjaste para copiar os desenhos que querias bordar já que te faltava o papel quimico; não conhecia essa técnica!!! Amiga, agora fiquei com uma duvida m estás mesmo a bordar ou está a usar uma metáfora, ? Não sei...bordar os dias também poderá significar passar o tempo, tornar os dias mais agradáveis " bordando-os". Bem...sendo uma coisa ou outra, estão aqui uns posts muito interessantes, com textos muito bem escritos. Ficamos à espera de mais bordados e entretanto deixo o meu carinho e um beijinho amigo. Boa noite!
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perguntas interessantes e pertinentes, minha querida Emília.
      Termino amanhã este meu bordado. Depois falamos. :)
      Obrigada pelo lindo comentário.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
    2. Querida Emília

      Adorei as tuas perguntas e a tua vontade de saber mais sobre os meus "bordados".

      Eles inserem-se na segunda hipótese que apresentaste. Foi um tributo aos idosos, à sua solidão e à forma como desafiam o passar dos dias.

      Para isso, usei situações que observo no dia-a-dia. A Senhora que apresento, e que é a protagonista destes pequenos textos, costumo vê-la com frequência, sempre com um sorriso, uma palavra amável e com os seus trabalhos manuais, tudo isso apesar dos seus problemas de saúde em especial de locomoção.

      Quanto às recordações são todas minhas. Procurei inseri-las sem que se tornassem pesadas. Espero tê-lo conseguido. O pormenor do cão do Mar Arável, realmente ele existe nas suas metáforas. Achava-o interessante mas há algum tempo que o não o vejo por lá. Trouxe-o para a "minha porta" e dei-lhe um toque de rebeldia. O gato existe, ele é da vizinhança e é como eu o descrevo. Veio para a história por causa da lembrança de um outro.

      Pronto. Acho que é tudo. :)

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
    3. Muito bem explicado e achei que era isso mesmo. Fizeste-me lembrar a minha mãe que, para alegria de todos, começou com os trabalhinhos que tão bem fazia;acho que, só o facto de ver que ainda não esqueceu os pontos, a deixa feliz. Nem parece a mesma, Olinda. Obrigada por teres pensado nos idosos e, felizes daqueles que sabem fazer alguma coisa para assim " bordarem os seus dias " tão solitários. Um beijinho, amiga e obrigada pela resposta
      Emilia

      Eliminar
  3. gato sabido! quis deixar marca...

    os fios da narrativa, com manifesto prazer, vão tecendo a malha que os dedos pedem...

    abraço

    ResponderEliminar