sábado, 8 de abril de 2017

Ternura





Desvio dos teus ombros o lençol,
que é feito de ternura amarrotada,
da frescura que vem depois do sol,
quando depois do sol não vem mais nada...

Olho a roupa no chão: que tempestade!
Há restos de ternura pelo meio,
como vultos perdidos na cidade
onde uma tempestade sobreveio...

Começas a vestir-te, lentamente,
e é ternura também que vou vestindo,
para enfrentar lá fora aquela gente
que da nossa ternura anda sorrindo...

Mas ninguém sonha a pressa com que nós
a despimos assim que estamos sós!

In: Infinito Pessoal

   (1927-1996)





Ternura é o tema que este grande senhor nos propõe, neste lindo poema. Compreendo-a alargada ao vasto mundo, ao mundo das nossas relações.  
Esbanjemos pois ternura por toda a parte, posto que nos custa apenas um gesto, um olhar, um sorriso, um abraço.

Esta é a minha proposta para este fim de semana.

Assim, envio um abraço ternurento a todos vós.

====

Poema: retirado do Citador
1ª imagem: Pixabay
2ª imagem Net

11 comentários:

  1. Gosto sobremaneira dos seus poemas,
    livres, escorreitos, sem traços de alineação.
    É uma boa proposta, estimada Olinda, já que
    as relações humanas são muito difíceis,
    mesmo a nível da blogosfera.
    Então, um terno abraço Amiga.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  2. Minha amiga,

    Este poema deixa-me a pairar nas "nuvens" e até o sei de cor. Já passa da meia-noite, ou melhor, é quase uma, e fico saboreando ainda melhor esta obra poética de sensualidade e erotismo.

    Já aceitei o seu ternurento abraço, que vou guardar aqui, nos meus braços, para amanhã, hoje, já nem sei, dividir com a Humanidade. Afinal, é um gesto tão simples!

    Se desejar aparecer, há nova publicação no meu blogue. Mto obrigada, desde já!

    Beijos e bom domingo!

    ResponderEliminar
  3. Com tanta ternura o coração apaziguado se prepara nesta placidez ternurenta para esperarmos o novo dia que assim como diz o poeta seja doce e pleno de ternura
    Um terno abraço querida Olinda com a minha elevada estima

    ResponderEliminar
  4. E eu recebo esse abraço e devolvo-to... :)
    Aprecio imenso a poética formal correta e com o conteúdo bem desenvolvido e eloquente. E isto só cabe na mão de poetas maiores!
    Belíssima escolha para a mensagem que aqui nos deixaste.
    Bjo, OLinda :)

    ResponderEliminar
  5. E foi uma grande ternura que senti hoje ao abrir o computador, depois de ter vindo de casa dos meus pais. Como é bom ter amigos como os que eu tenho, Olinda! Muito obrigada por tanto carinho, amiga!Não podia deixar de vir aqui desejar-te uma santa Páscoa junto dos que te são queridos e que esta ternura tão necessária ao nosso espírito seja uma constante no teu dia a dia, pois bem a mereces. Deixo-te um grande abraço carregadinho de amizade e o meu sincero agradecimento por tanto carinho recebido. Saúde e boa sorte para todos aí em casa, Olinda!
    Emilia

    ResponderEliminar
  6. Que prazer reler aqui este poema do David. Obrigada pela partilha e pela ternura.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Belo poema e bela proposta. Esbanjemos pois ternura. Por todo o lado.

    Bjs

    Boa Páscoa.

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  8. Lindíssimo!
    Olinda, beijinhos e uma Páscoa feliz :)

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Olinda!
    Soberbo poema. Lindamente tecido.
    Obrigada por essa ternura!
    Desejo uma Feliz Páscoa pra você e os teus.
    Que tenhamos dias de muita paz, reflexão e alegrias.
    Boa semana e uma Feliz Páscoa!
    Abraço ternurento
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Amiga: venho deixar-te votos de uma Feliz Páscoa.
    Bjinho 💓
    Muito grata pela tua gentil presença no meu cantinho

    ResponderEliminar
  11. A ternura é tão doce e tão pura
    Que deixa bem gravada a sua luz.
    Quisera que ela fosse mais segura,
    Gravada numa Alma que reluz.

    Páscoa feliz.

    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar