Os dogmas do catolicismo romano, a venda de indulgências são apenas alguns dos motivos que levaram Martinho Lutero a publicar as suas 95 teses, em 1517 como protesto. A salvação através da fé e não centrada em obras e méritos humanos era o que ele defendia, segundo a sua interpretação das Sagradas Escrituras.
Sabemos que essa contestação foi o princípio de um grande abalo para a Igreja Católica e que a coisa tomou proporções inimagináveis. Mas, embora ele quisesse que esse estado de coisas se alterasse no fundo não queria ser afastado. Ao negar-se a retractar-se foi excomungado.
A partir de então um mundo imenso se abria. Era a Reforma Protestante que se iniciava com tudo de novo e inesperado que trazia. Uma reviravolta do mundo ocidental, um movimento socio-político e de renovação espiritual de repercussões monumentais, desde a queda do Império Romano. Tudo isso se encontra escrito e documentado e cada passo sugere-nos reflexões interessantes e vitais para a compreensão da nossa própria realidade.
O que me interessa frisar aqui, neste momento, é a tradução da Bíblia em línguas vernáculas e a sua difusão a que a imprensa de Guttenberg viria a dar o maior impulso. Promover o acesso à leitura da Bíblia era fundamental para os reformadores. Só assim seria possível implementar os princípios fundamentais de uma nova forma de estar no mundo e de alcançar a salvação: sola fide, sola scriptura, solus Christus, sola gratia, soli Deo gratia. Sem intermediários.
Desejo-vos uma boa semana.
=====
Imagem:
Muito interessante
ResponderEliminarUm abraço e bom feriado
Excelente artigo.
ResponderEliminarBeijinhos
Maria
Nao conheço bem a doutrina de Lutero, mas eu acho que não adianta nada te fé sem que a ela aliemos as obras e o mérito humano. Tem que se " aplicar a fé em acções que contribuam para o bem da humanidade. Para mim não interessa correr para a igreja e rezar se não nos preocuparmos com os outros. Foi isso que Jesuas pregou. Muito obrigada por mais este post interessante e muito elucidativo; fiquei a saber mais um pouco sobre este assunto. Amiga, tudo de bom para ti e os teus. Beijinhos
ResponderEliminarEmilia
Lembro-me de o meu pai comentar comigo sobre um livro - creio que de João Grave - que narrava a vida de um santo que, antes de o ser, tinha cometido as piores atrocidades, mas que, um dia, se arrependeu, tornando-se assim, santo...
ResponderEliminarBeijinhos, bom feriado!
Li atentamente este seu texto.
ResponderEliminarMerece uma reflexão.
Desejo que a amiga se encontre bem.
Bjs.
Irene Alves
É muito interessante recordar este facto histórico, um dos mais relevantes da história europeia, da Idade Média.
ResponderEliminarA partir de então, as nações foram libertando-se do jugo prepotente
da Igreja de Roma e esta foi obrigada a introduzir reformas que ainda
estão processando-se.
O título está interessante: As Cinco «Solas» da Reforma.
Gostei muito, estimada Olinda.
Grande abraço.
~~~~~~~~~
Tanta e tanta coisa perdida no tempo e irrecuperável pela interpretação hermética de textos tão belos, metáforas tão inegualáveis só para o Homem ser mais escravo. Porque o DEUS criador e criado é um só. E nos quer com o AMOR com que veio dar exemplo. Não costumo expressar-me desta forma, Olinda, sobre tema tão delicado. Mas posso pelo menos, que se os líderes ensinassem o amor, em vez de vender armas, seria tudo tão mais lindo!
ResponderEliminarMas não é urgente o Amor. É urgente o dinheiro.
Obrigada, Olinda, vou indo...não totalmente. Tudo passa!
Beijinho
As passagens bíblica necessita de uma boa interpretação e muita reflexão. Simplesmente não se pode pegar um texto bíblico e traduzir de qualquer maneira. É necessário sabedoria para tal fato.Tudo tem uma ligação, fé, obras e mérito humano.
ResponderEliminarMais é necessário Olinda, que se entenda que a salvação é nos dada de graça apenas pelo ato de nós crermos que Jesus é o filho de Deus, morreu pelos nossos pecados e depois Deus o ressuscitou dos mortos.
Agora herdar o Reino de Deus é necessário esforçar-se negando a si mesmo, não fazendo mais a própria vontade, mais a vontade de Deus.
Gostei muito do texto.
Ótima semana!
Abraço grande!
Blog da Smareis
Tanta oportunidade perdida pela Humanidade...excelente edição!
ResponderEliminarBeijinho
Olinda passei para desejar um excelente fim de semana.
ResponderEliminarBeijinhos
Maria
Cara Maria
EliminarPor aqui a gripe não perdoa. Há quase oito dias que vivo numa nebulosa.
Também lhe desejo um bom fim de semana.
Beijinhos
Olinda
Boa noite! Tenho andado afastado da blogosfera, desde Agosto.
ResponderEliminarAproveito o ensejo para enviar-lhe as minhas melhores saudações poéticas!
Desejo-lhe sucesso Vieira Calado.
EliminarNão tenho podido comentar no seu blog.
Obrigada pela visita.
Abraço
Olinda
Há que aproveitar todas as oportunidades.....!!
ResponderEliminarUm bom domingo e rápidas melhoras..
Obrigado pela visita.
Beijo
Olá, Olinda. Penso que comentei esta partilha, mas verifico que não ficou.
ResponderEliminarGostei imenso. Digo sempre, para mim mesmo, que ainda me hei de dedicar a leituras sobre as religiões. Depois, há sempre tanta coisa!
Nesta altura já deves estar bem de saúde. Assim o desejo.
BJ☺