domingo, 21 de junho de 2015

A vida não cabe numa teoria




A vida... e a gente põe-se a pensar em quantas maravilhosas teorias os filósofos arquitectaram na severidade das bibliotecas, em quantos belos poemas os poetas rimaram na pobreza das mansardas, ou em quantos fechados dogmas os teólogos não entenderam na solidão das celas. Nisto, ou então na conta do sapateiro, na degradação moral do século, ou na triste pequenez de tudo, a começar por nós. 

Mas a vida é uma coisa imensa, que não cabe numa teoria, num poema, num dogma, nem mesmo no desespero inteiro dum homem. 
A vida é o que eu estou a ver: uma manhã majestosa e nua sobre estes montes cobertos de neve e de sol, uma manta de panasco onde uma ovelha acabou de parir um cordeiro, e duas crianças — um rapaz e uma rapariga — silenciosas, pasmadas, a olhar o milagre ainda a fumegar. 

Miguel Torga, in "Diário (1941)"


====
Excerto-Citador
Imagem - daqui

4 comentários:

  1. ~~~
    ~~ Dar um viva à Vida para celebrar o Verão,
    ~~ foi uma excelente opção, Olinda amiga.

    ~~ Belo e verdadeiro, porém, sem poesia
    ~~ viver a Vida não tinha este encanto...

    ~~~ Um Verão iluminado e caloroso. ~~~

    ~~~~~~~ Beijinhos. ~~~~~~~~~~~~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  2. Essa visão linda que Miguel Torga descreveu mostra o bem estar que mora na simplicidade. Esse olhar e esse sentir são vida. Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Sim, é isso mesmo a vida!
    Beijinhos, bom dia :)

    ResponderEliminar
  4. Excelente reflexão, Olinda! A vida é o que eu estou a ver: luzes acesas nas janelas do prédio em frente, trânsito na rua, alguém que se encaminha para o carro, outros que seguem a pé. A vida e o tempo nunca param para pensar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar