sexta-feira, 3 de abril de 2015

No Jardim de Getsémani






Tinha eu treze anos quando li a Bíblia*. Tinha ido estudar para a casa de uns tios meus e um dia encontrei o livro de capa preta. Folheei-o e gostei do que diz João: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E toda aquela sequência que passava de um nome para o outro, quase uma lengalenga, uma história, maravilhava-me e procurava encontrar-lhe o sentido. E assim li-o todo, o Antigo e o Novo Testamentos, sem alarde, sem comentar nada com a minha tia a quem pertencia e que seguia a Religião Baptista, nem com ninguém. Durante esse ano lectivo foi o meu livro de cabeceira, imaginem. Nunca mais o li mas também nunca mais o esqueci.

Nesta semana, denominada de Semana Santa no mundo católico, chama-me especial atenção a Sexta-Feira da Paixão, mais precisamente os momentos que antecedem a detenção de Jesus. Depois de cear com os seus discípulos e de lhes comunicar que um deles iria traí-lo e entregá-lo, o Mestre recolhe-se em oração no jardim de Getsémani. Pede ao Pai que o poupe mostrando assim a sua fragilidade, a sua condição humana. Sofre de tal modo que, segundo Lucas, o suor lhe escorria em grandes gotas de sangue. Reconhecendo que o espírito está pronto mas a carne é fraca submete-se, contudo, à vontade do Pai e caminha para o sacrifício.

Embora sabendo-o de antemão, uma das situações que o terá ferido sobremaneira terá sido a rejeição dos seus discípulos na hora de maior aflição, encontrando-se sozinho no meio dos seus algozes. Nos últimos momentos sente a necessidade de exclamar: Meu Deus, meu Deus por que me abandonastes? É matéria de fé aceitar que Jesus Cristo se sujeitou à pior morte, morte na cruz, para a salvação dos pecadores. Mas, em termos humanos, não deixa de me comover a situação desse homem que num dia é aclamado e recebido em festa e poucos dias depois se vê sem apoio e executado como um criminoso. Um homem que anunciava o amor e a paz entre todos.

Matéria para reflexão, penso eu, sobre a efemeridade e fatuidade das coisas deste mundo se não as cimentarmos no amor e na solidariedade.

====

*Voltarei com este tema um dia destes, mas numa outra vertente.:)  

  

13 comentários:

  1. Interessante reflexão a sua, querida Olinda.

    Li a Bíblia toda de fio a pavio , mas muito mais velha. A primeira tentativa tinha-a feito com 18 anos.

    Que seja bem feliz esta sua época pascal .

    Abraço grande

    ResponderEliminar
  2. Também já li a Bíblia todinha. Agora já não a leio há algum tempo, mas tenho-a em casa e costumo pegar nela com alguma frequência. Especialmente, o Novo Testamento é fonte inesgotável de inspiração e ajuda.

    Adorei o seu texto. Comoveu-me.

    Boa Páscoa.

    Bjs

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga

    As lições bíblicas
    trazem em sua essência o amor.
    Amor tão necessário nos dias de hoje,
    envolvidos pelo egoísmo
    e intolerância
    de muitos que se dizem cristãos,
    mas não entenderam a real essência
    do amor de Cristo...

    Que a vida lhe traga a cada manhã,
    o maravilhoso perfume da alegria...

    ResponderEliminar
  4. É Páscoa! Cristo está vivo, o túmulo está vazio, Ele ressuscitou!!! A mais bela festa dos Cristãos.
    Crentes no Amor de Deus Pai que nos deu seu Filho Jesus Cristo que permanece conosco pela força do
    Espírito Santos, seguimos nossa caminhada na construção de um mundo mais justo, fraterno, humano,
    harmonioso e de doação.
    Todos somos promotores da Paz!
    Feliz, Santa e Abençoada Páscoa.
    Um doce abraço, Marie.

    ResponderEliminar
  5. Também li a Bíblia muito novinha. Era o único livro que havia lá em casa e eu não podia ver nada com letras. Confesso que a li toda, mas que não entendi quase nada. Mais tarde reli apenas o Novo Testamento. E há dois anos, fiz durante a Quaresma um estudo sobre a Paixão do Senhor, com um sacerdote.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Não sei quando li a Bíblia. Um dia comecei e só parei quando mais nada havia.
    Para lá da Bíblia, livro sagrado dos cristãos,existe a fé e o amor de Deus.
    Ler apenas não basta. É preciso compreender.
    Finalmente é preciso viver como a Cruz, sinal mais.Dirigidos para Deus - vertical. e voltados para todos os irmãos parte horizontal.
    Cristo é o Centro e a vida da Cruz. Ele veio para nos salvar e guiar para o Pai e nos ensinar o valor da nossa relação com todos os povos da terra. ELE é o amor .

    ResponderEliminar
  7. ~ ~
    ~ Concordo consigo, devia de ser um dia de poucas palavras
    e de muito silencio reflexivo, para todos os cristãos.

    Há muito por fazer no sentido de acabar com o obscurantismo
    e incentivar práticas de culto mais elevadas.

    ~ Abraço com votos de dias plácidos, harmoniosos e iluminados.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  8. Querida Olinda
    Estudei num colégio de freiras... Isto diz tudo, penso eu...

    Hoje a passagem é forçosamente rápida; mas não podia deixar de te vir desejar uma santa e feliz PÁSCOA, na companhia de todos que te são queridos.


    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  9. Ha sempre uma força maior que dobra o nosso caminho e uma vontade maior que nos conduz através dele. O mesmo se passou com Cristo e a missão que Superiormente lhe foi destinada. Talvez por perceber que essa missão ainda se achava longe de ser cumprida, na véspera da Sua prisão, da Sua condenação e crucificação, terá sido levado pela sua consciência a pensar que o Pai o teria abandonado. Contudo, na linha daquilo que era o objetivo do seu sacrifício, assim teria de ser.

    ResponderEliminar
  10. Excelente reflexão!
    Lembro-me de ver (já não sei se ainda era criança, se já ia nos doze ou treze) um filme sobre a vida de Cristo (também já não sei qual deles) e o que mais me impressionou foi precisamente isso: "hoje aclamado e recebido em festa"; passado uns dias, "executado como um criminoso".

    ResponderEliminar
  11. A Bíblia é um livro sagrado que contém grandes ensinamentos mas para compreendê-los é precisão mais do que uma leitura dinâmica. É preciso refletir!
    Que o sacrifício de Jesus por todos nós não tenha sido em vão
    Um beijo querida

    ResponderEliminar
  12. Independente da religião abraçada, não há como não nos sentirmos tocados com o aspecto que narrou. Todos nós, por vezes, percebemos nossa fragilidade e ficamos com a fé abalada. Mas é nesses momentos que temos a oportunidade de refletir sobre o sacrifício de Cristo e confiarmos em Deus. Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Sim, reflecte a solidão quando estamos nos piores momentos e a ingratidão humana!
    Já comecei a ler a Bíblia há uns anos, mas nunca mais retomei.
    Beijinhos, bom domingo :)

    ResponderEliminar