quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

'E se, de repente', um helicóptero lhe pousasse no quintal, trazendo-lhe o Livro dos seus sonhos?

Eu não tenho quintal, por isso, infelizmente, não terei esse prazer. Por baixo de mim há quem tenha uns quintalinhos, mas não dão para tanto. Talvez o Quintal do Vizinho de Dª Maria desse para isso, desde que arrancaram de lá as árvores.

Isto vem a propósito de um artigo que li na Revista Ler, Arte de Antecipação*, sobre a Amazon, distribuidora gigantesca, que, não tarda nada, começa a ler os nossos pensamentos mais resguardados.

Segundo o autor, José Mário Silva, foi anunciado, há meses, o projecto, num futuro próximo, da utilização de drones para fazer entregas em qualquer ponto dos EUA num intervalo inferior 30 minutos. Depois de escolhermos o que pretendemos, um veículo do tamanho de um helicóptero telecomandado pousa no quintal das traseiras com a encomenda.

Mas, há mais.

Na ânsia de ser sempre mais rápida que a concorrência, a Amazon está a preparar-se para enviar as encomendas aos seus clientes ainda antes de eles as fazerem. Exato: é como se lhes adivinhassem os pensamentos e as intenções valendo-se das quantidades incalculáveis de informação armazenada sobre hábitos de consumo (das compras feitas no passado às wish list, passando pelo tempo que o cursor permanece a pairar em cima de um determinado item) um sistema informático calculará que produtos terão uma probabilidade elevada de serem encomendadas e acionará o respetivo "envio antecipado". Assim, quando o cliente clicar por fim no botão de compra, o produto já estará em trânsito ou em espera num armazém mais próximo da morada de destino.

O artigo termina com a ideia de que talvez um dia, não muito longínquo, a Amazon anunciará o algoritmo capaz de definir sem que tenhamos voto na matéria o que na verdade cada um de nós precisa de ler, ver ou ouvir.






Bem vistas as coisas, nada que o pombo-correio não tenha já feito, mas agora, com os requintes próprios dos tempos que correm e com o acrescento de que algo ou alguém far-nos-á o favor de pensar e agir por nós.

Então não é um descanso?











*Revista Ler - Fevereiro/2014
Fonte imagem

13 comentários:

  1. ✿•̃‿•̃✿

    Merci pour cette très belle publication chère Olinda ❤
    Je t'envoie plein de BISOUS de Thaïlande
    et je te souhaite une bonne continuation !

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante!

    ResponderEliminar
  3. Nesta Era das novas tecnologias, um dia destes (já) aparece quem coma por nós, que tome banho por nós, que se vista por nós, que...?
    Decerto já há quem faça estas coisas e ainda não nos havemos apercebido. Ou temos?
    As apatias e a submissão á comunicação, tomarão as decisões.
    Depois, nasceremos "formatados" e com um "chip" para nos guiar. Não são coisas da ficção! Já está a acontecer!
    Bela, a tua oportunidade neste texto, ante as estudadas previsões da Amazon. Vai ser uma selva maior que a Amazónia.



    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  4. Pombos aqui são aos bandos
    fiquei muito grato ao regresso das andorinhas
    olhos fixos nos melros que se preparam para as cerejas
    e as rolas que mamam no granulado dos cães
    sem falar nos pardais uma companhia imperdível

    nesta desordem de cores no jardim
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Já agora, podem depositar o respectivo montante na minha conta ;)
    Aqui, também só se pousarem a encomenda no pátio do condomínio!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Já tinha ouvido essa notícia, Olinda. As novas tecnologias vieram facilitar muito a nossa vida, mas chegamos a um ponto em que nada escapa aos " olhos " dessa mesma tecnologia. Ouvi também a noticia, li-a em algum ligar, que no facebook tudo fica registado sobre nós. Armazenam as informações todas que conseguem e sabem tudo sobre os utilizadores, usando depois essas informações para vários fins. Parece que já alguém colocou o facebook em tribunal por uso indevido de informações guardadas por eles. Não aderi e nem faço conta de o fazer. Estamos perdidos, Olinda, daqui a pouco até sabem o que sonhamos de noite.Um beijinho e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Big brother is definitely watching us!
    Beijinhos, querida Olinda, boa sexta!

    ResponderEliminar
  8. Também fiquei impressionada com essa notícia...mas se alguém me vier entregar o que devo ler...as coisas complicar-se-ão muito!

    Sempre um prazer ler-te, mesmo na minha corrida diária.
    Beijinho querida Olinda.

    ResponderEliminar
  9. Nada havia lido sobre o assunto. Creio que, por mais que conheçam nossas vontades, os sistemas não conseguirão acompanhar nossas contantes mudanças. Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Realmente não li mas vi uma matéria ( hoje termo tão banalizado...) sobre o assunto. Se por um lado há um sorriso furtivo só pelo fato da simplificação das coisas, por outro o que a Olinda diz a seguir já faz arrepiar um pouco! Até onde irão estas asas de ideias? Será que o sonho da nossa programação interior está comprometido?
    Dá muito que pensar esta postagem!
    beijinho meu!

    ResponderEliminar