quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Voo desfeito no berço





Revolta


(Ao Evandro Matos)*

Revolta dentro do peito
 Por aquilo que não fiz
 E que eu devia ter feito.

Revolta dentro de mim
Por tropeçar em mim mesmo,
Por não saber onde estou...
Por caminhar tanto a esmo
Que trago os passos perdidos
Nos próprios passos que dou.

Revolta desde menino
Por tantas horas perdidas
A procurar o Destino
Nas sombras doutros destinos.

Revolta crua e sem fim...
Tantos pedaços de mim
Que destrocei sem saber!...
Revolta, sempre revolta,
Por um pedaço de céu
Que não me dão... e era meu...

Revolta, funda revolta,
Dentes rangendo na sombra.

No fundo de um corredor
Crescem gemidos de dor
Dos escravos meus avós...
Grilhetas prendendo os pés,
Prendendo também a voz...
E o sangue formou um rio
E o rio correu para o mar
E foi chorar, noite e dia,
Nas praias de todo o mundo.

Revolta dentro de nós,
Revolta arrastando os passos...
Vozes mancharam-me a voz,
Braços prenderam os braços...
Voo desfeito no berço...

Revolta crua e sem fim,
Revolta triste e infeliz,
Por trazer esta revolta
Fechada dentro de mim,
Num verso que nunca fiz.

Aguinaldo Fonseca
   (1922-2004)

(Linha do Horizonte, 1951)

In: No Reino de Caliban, pgs 160/161



* Sobre Evandro Matos: Esquina do Tempo


Imagem: 
Batik de Anselmo José Godinho
Guineense

7 comentários:

  1. Uma revolta que cabe perfeitamente em todas as dimensões, especialmente quando ela é fruto de uma certa impotência, consequência de decisões e atitudes de outrem.

    Mais uma vez nos dás os sabores e o saberes da excelente poesia caboverdiana, obrigada, Olinda. Beijos!

    ResponderEliminar
  2. ❀✻❀ ✰ ✰ ✰ ❀✻❀
    MERCI beaucoup Olinda pour ce partage !
    C'est très très beau !
    Je t'envoie de GROS BISOUS
    Bonne journée
    ❀✻❀ ✰ ✰ ✰ ❀✻❀

    ResponderEliminar
  3. Há em nós muitos motivos de revolta.
    Gostei imenso deste poema.
    Desejo que esteja bem.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  4. Nunca te arrependas
    tudo se move

    até as pontes

    ResponderEliminar
  5. Minha querida

    Um poema que é um grito de revolta, mas que infelizmente não tem eco em quem devia.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  6. Obrigada por me dar a conhecer este poema. Traduz tanto do que me passa pela cabeça por esta altura...
    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Uma revolta digna, em forma poética aplaudida. Muito belo. Bjs.

    ResponderEliminar