quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O Xaile de Seda faz anos hoje

Pois é verdade, este Xaile faz hoje três aninhos. A querida Mariazita já aqui veio dar-me os parabéns, o que muito me emocionou.

Meus amigos, agradeço-vos a presença, os comentários e a vossa companhia no decurso destes três anos. 

Festejemos ouvindo este lindo fado, na voz de Lenita Gentil, com letra de Vasco Lima Couto e  música de Verónica.


Preciso de espaço
Para ser feliz

                                          

Preciso de espaço
Para ser feliz
Preciso de espaço
Para ser raiz

Ter a rede pronta
Para o mar de sempre
Ter aves e sonho
Quando a terra escuta
E falar de amor
Aos tambores da luta

Ter palavras certas no sol do caminho
E beber a rir o doirado vinho
Misturar a vida, misturar o vento
E nas madrugadas
Quando o povo abraço
Para estar contigo, preciso de espaço
Preciso de espaço
Para ser feliz
Preciso de espaço
Para ser raiz

Caminhar sem ódio
Falar sem mentira
Ter meus olhos longe
Na luz de uma estrela
E ser como um rio
Que se agita ao vê-la

Ter palavras certas no sol do caminho
E beber a rir o doirado vinho
Misturar a vida, misturar o vento
E nas madrugadas
Quando o povo abraço
Para estar contigo, preciso de espaço

Ter palavras certas no sol do caminho
E beber a rir o doirado vinho
Misturar a vida, misturar o vento
E nas madrugadas
Quando o povo abraço
Para estar contigo, preciso de espaço

***

Um poema maravilhoso que, aliado à música e à voz da intérprete, nos leva numa viagem encantada ao fundo de nós mesmos, à essência das nossas raízes.


Grande abraço.

Olinda


Letra e video:Internet     


 

31 comentários:

  1. Posso então vir aqui dar um beijinho ao menino dos anos? E desejar à sua vaidosa mãe - que tem um filho lindo, meigo, inteligente - que por aqui continue a tratar dele por muito e muito tempo porque nós agradecemos.

    Muitos parabéns!

    PS: E a que horas é que se sopram as velas que já me apetece uma fatiazinha de bolo...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanta bondade, querida UJM. :) ,Eu é que agradeço o privilégio de a ter como uma das minhas visitas mais assíduas.
      E já que festa sem bolo não é festa, convido-a para uma chávena de chá bem quentinho e uma fatia de bolo aqui da minha lavra, tudo condimentado com umas boas gargalhadas. :)))

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  2. E a Mariazita voltou!
    Para te dar mais um abraço, querida amiga, e beijinhos com muita ternura.
    Já tinha passado por cá duas vezes mas não havia nada de novo. Agora tive sorte :)

    Há tanto tempo que eu não ouvia a Lenita Gentil! Gostei de a recordar.

    Mais uma vez parabéns, e uma noite feliz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Amiga

      Muito obrigada pelo teu carinho.
      Demorei um pouco porque a 'minha' net não anda famosa. Quando menos espero não funciona, o que me tem feito passar por alguns percalços.

      Estás linda nesta foto!


      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  3. Viva Olinda. Não quis deixar de congratular o Xaile de Seda pela excelência que nos proporcionou nos seus poucos anos de existência. Apesar de eu ser seguidora de primeiro comentário e não ter tido conhecimento do espaço senão há pouco tempo, do que me venho informanto, têm todo o motivo para festejar. Parabéns !!

    Abraço. D


    http://acontarvindoceu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara MDRoque

      Muito apreciei a sua vinda neste dia de aniversário e com palavras tão calorosas.
      Também sigo o seu blog, com muito interesse. Os seus posts levam-nos a sair um pouco da nossa cómoda esfera quotidiana, obrigando-nos a lançar um olhar para além do óbvio.

      Muito obrigada. :)

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  4. Respostas
    1. :)

      'Venham mais cinco, duma assentada que eu pago já'- saudoso Zeca.

      Muito obrigada, Mar Arável.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  5. Grande abraço de parabéns , agradecendo tudo quanto nos tem oferecido e esperando que aqui prossiga por muito tempo par a nosso gosto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu agradeço-lhe, cara São, os contributos que me tem trazido, aumentando assim o meu leque de conhecimentos.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  6. Parabéns ao Xaile e à sua autora. Que seja um aniversário a comemorar por muitos anos para nossa alegria.
    Tudo de bom.
    Um abraço e Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Elvira

      Tudo de bom também para si e que continue a proporcionar-nos belas histórias carregadas de calor humano, bem como a trazer ao nosso conhecimento trabalhos de poetisas dos mais variados quadrantes. Ah! e também os seus lindos trabalhos manuais. :)

      Obrigada.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  7. E muito me deu, este Xaile, nestes 3 aninhos, Olinda. Parabéns e muito obrigada Tenho orgulho em sentir-me parte deste circulo de amigos que ele tão bem soube conquistar. Um beijinho muito especial, amiga!
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília

      E eu mais orgulhosa ainda por te ter aqui sempre com palavras a apontar o farol da esperança, embora não esquecendo toda a envolvência negativa que nos assola.
      Aliás, o teu blog é o sítio onde se vai recarregar energias, onde se encontram temas que nos conduzem à reflexão sobre o sentido da vida.

      Muito obrigada, amiga.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
    2. Um Xaile que nos enche de cultura, afeto, amizade; um lugar de emocionar, espaço que está sempre valorizando o que de mais belo o humano já construiu e se constrói, porque "a vida só não basta, é necessário muita poesia", e aqui a encontramos, entre outros valores citados acima.

      O Xaile não é apenas mais um blogue nesse mundão virtual, é uma sala de encontros, onde tudo se debate, onde podemos nos aprofundar naquilo que constitui do ponto de vista informativo e reflexivo: o ser humano. Obrigada por tudo, minha amiga, aqui somos felizes, sem dúvida. Vida longo ao Xaile, tim! Tim!

      Um beijão imenso!!

      ;))

      Eliminar
    3. À nossa Saúde, querida amiga!
      Ergamos as nossas taças pelos momentos partilhados aqui e no Canto da Boca, lugar onde nos presenteias com a tua escrita que toca os mais altos valores da vida, umas vezes de forma quase subtil, outras vezes provocando-nos um turbilhão de sentimentos. É quando temos de parar e retraçar o nosso rumo, repesar os nossos actos e escolher melhor o nosso caminho. Veredas que sejam, ultrapassando escolhos, mas não deixando pelo chão coisas por fazer.

      Aqui, no Xaile de Seda, privilegio, normalmente, a Palavra dos outros, em forma de poesia ou de prosa e, sim, é uma honra que o consideres um ponto de encontro, onde poderemos ler, reler em conjunto, e trocar impressões. E nos comentários, aqui gentilmente deixados, há um mundo de sabedoria que vou aproveitando e aplicando no meu crescimento como ser humano.

      Muito obrigada pelas belas palavras que me trazes, são música para os meus sentidos, pelo apreço e carinho que me transmites.

      :)

      Beijinhos.

      Olinda

      Eliminar
  8. Nunca gostei de Lenita Gentil,nunca gostei de fado. No entanto,mesmo assim,quero desejar os parabens do teu blogue!! Que continues feliz o resto da tua vida,minha querida amiga. Bom fim-de-semana!! Muitos beijinhos,fica com deus e até breve!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá lá, Joaninha, vamos cantarolar um pouco, esquecendo os trinados do fado, sem os requebros que o caracterizam. Aliás, só os escolhidos, esses privilegiados, conseguem interpretá-lo. Assim passaria a ser apenas uma bela canção, mas ainda e sem dúvida alguma, com letra e música lindíssimos.
      Mas, como se costuma dizer, algures en Afrique, 'o gosto é o regalo da vida'. E por cá, 'se os gostos fossem iguais o que seria do amarelo'? :))) Presentemente, esta questão já nem se põe. Usa-se tudo e mais alguma coisa. É a massificação dos 'gostos'. Mas nada tenho contra o amarelo. Devo dizer, em abono da verdade, que gosto muito do amarelo. :))

      Caríssima, muito obrigada pela tua presença

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  9. Querida amiga

    E nós que recebemos
    tanto carinho de suas palavras,
    desejamos até de certa forma egoísta,
    que este aniversário se repita
    por muitos
    e muitos anos...

    Parabéns as centenas.

    Cada dia, um sonho.
    É o que desejo
    aos que ocupam o meu coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Professor

      E que estejamos todos de boa saúde, confraternizando e recebendo os seus ensinamentos. Cada post seu encaminha-nos para um novo patamar no que se
      refere aos exigentes valores que devem pautar a nossa passagem por este mundo.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  10. Parabéns querida pelos sonhos partilhados e espalhados pelos corações que te visitam e são amigos de verdade!!!

    Beijosssssssssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Carla

      Desejo que esteja tudo bem.
      Como diz o poeta: O sonho comanda a vida.
      Vamos lá sonhar e projectar esses sonhos nos nossos passos.
      Bj

      Olinda

      Eliminar
  11. Boa noite, Olinda
    Desculpe a intromissão... mas sou grande amigo da "querida Mariazita" :) que me falou de si.
    Aproveitei o facto de haver festa para vir até cá.
    Permita que lhe dê um abraço de parabéns pelo seu blog, a que dei uma vista de olhos e me agradou muito.
    E vai permitir-me também fazer-me seu seguidor. É o que farei já de seguida.

    Um beijo deste novo amigo
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Miguel

      Seja bem-vindo.
      Amigo da Mariazita meu amigo é. :)
      Fez muito bem em aparecer.
      E muito obrigada por se estabelecer por aqui.
      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  12. Minha querida amiga muitos parabéns pelo aniversário do seu blogue.
    Deveria vir muito mais vezes, mas a falta de tempo é que mo impede,
    porque gosto muito do seu blogue.
    Desejo-lhe um bom fim de semana.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Irene

      Muito obrigada pela sua presença.
      A vida é mesmo assim, impõe-nos compromissos e há que atendê-los, não é?
      E vem ao Xaile de Seda quando pode, o que muito lhe agradeço.

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  13. Parabéns, Olinda pelo aniversário de seu blog em primeiro lugar
    Depois, pela letra desta poesia em que misturando coisas simples com a vida, será o segredo para se viver de acordo com as nossas raízes.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Manuela

      Muito obrigada pela sua presença e pelo seu comentário.
      Tem razão. As coisas simples da vida estão cheias de magia a que muitas vezes não damos grande importância...

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  14. Minha amiga muitos e muitos parabéns pelo aniversário do seu cantinho.
    Hoje venho numa fugidinha especialmente para pedir desculpa da minha ausência, mas tem sido um inicio de ano muito dificil com vários problemas de saúde na familia, encontrando-se agora, a minha mãe internada no hospital.
    AGRADEÇO do coração as mensagens deixadas no meu cantinho, logo que seja possível, irei começar a fazer as minhas visitas habituais.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria

      Desejo melhoras à sua Mãe e que se recupere depressa.
      Saúde para si e para a sua Família.
      Não se preocupe, venha só quando puder,sim?

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  15. Hoje Dia Do Blogueiro..
    Venho te deixar meu abraço
    carinho e agradecimento
    por caminhar comigo .
    Que durante muitos anos ainda possamos
    caminhar juntos levando paz e amor.
    Beijos no coração .
    Evanir.

    ResponderEliminar