quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Não quero possuir ou dominar porque quero ser: esta é a necessidade






Dai-me a casa vazia e simples onde a luz é preciosa. Dai-me a beleza intensa e nua do que é frugal. Quero comer devagar e gravemente como aquele que sabe o contorno carnudo e o peso grave das coisas.
 
Não quero possuir a terra mas ser um com ela. Não quero possuir nem dominar porque quero ser: esta é a necessidade.


Com veemência e fúria defendo a fidelidade ao estar terrestre. O mundo do ter perturba e paralisa e desvia em seus circuitos o estar, o viver, o ser. Dai-me a claridade daquilo que é exactamente o necessário. 


Dai-me a limpeza de que não haja lucro. Que a vida seja limpa de todo o luxo e de todo o lixo. Chegou o tempo da nova aliança com a vida. 

                                                                                                                                            Inédito sem data

A Casa

A casa que eu amei foi destroçada
A morte caminha no sossego do jardim
A vida sussurrada na folhagem
Subitamente quebrou-se não é minha

In Dual - 1972


Sophia de Mello Breyner Andresen
           (1919-2004)

****

Recolha textos: aqui
Ver Análise Obra Poética da autora
Imagem: Internet

15 comentários:

  1. Bom dia
    Esta claridade é igual à de São Francisco e de outras almas brilhantes que se deixaram fundir na Luz de Deus e da natureza.
    Viveram como se não nada tivessem e amaram mais do que sonharam.

    ResponderEliminar
  2. `´E sempre bom encontrar escrita de qualidade: obrigada por no-la oferecer!

    Bom dia, querida Olinda, rrss

    ResponderEliminar
  3. E são as rosas...os rios...os mares; são as pessoas na sua simplicidade...no seu sorriso....nos seus gestos, enfim...na sua humanidade que formam a" nossa casa" ; as paredes desmoram-se um dia, mas o que se viveu dentro delas ficará para sempre. Belas mensagens, amiga, para este início de ano, pois está na hora de começarmos a dar valor ao essencial e deixarmos para trás o supérfulo; é urgente que treinemos a cada dia o encantamento...o espanto por cada beleza que encontramos a cada passo do novo dia. Obrigada por este belo momento de reflexão. Saio daqui sempre mais rica, podes acreditar.
    Um beijinho, querida Olinda.
    Emília

    ResponderEliminar
  4. O "ter" tem sido equivocada prioridade humana, em detrimento do cultivo da essência e da simplicidade. Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Olinda, Querida

    A ambição humana é o facto de ter. Ter, possuir, subjugar, mas não resta nada espiritual. Os valores assim se perdem.
    Mas quando desejamos o Amor, aí sentimos que somos gente igual e de igual merecimento.
    Belíssimo para meditar.


    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  6. Ah, Olinda, é tudo tão límpido. A clareza e a luz da simplicidade não nos impede de ver o essencial, ainda somos vítimas de um sistema que nos oprime e diz que ser feliz é ter, ter muito, ter tudo, e desconsiderar a suavidade e a leveza do ser, o respeito à natureza e à toda gente.

    Um texto reflexivo, simples e ao mesmo tempo profundo como são todos os que tu nos proporcionas.

    Beijo!

    ;))

    ResponderEliminar
  7. Em tempo: Sophia está para mim o mesmo que Clarice Lispector.

    Beijo!

    ;))

    ResponderEliminar
  8. Olinda, já vejo que tenho de ler Sophia: desconhecia estes tesouros!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá, descobri hoje este Blog ;)
    Lindissimo texto......

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  10. Querida amiga
    Venho agradecer a sua presença lá no meu cantinho, obrigada pelo seu carinho.
    Feliz 2014! Que este ano venha coberto de muita paz e amor!
    Perdoe-me pelo meu silencio.
    Tudo do melhor para você.
    Abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  11. Oi Olinda vim conhecer seu blog e desejar a vc um maravilhoso fim de semana,bjs.
    http://crismandarini.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Magníficas escolhas.
    Não conhecia nenhum dos textos.
    Agradeço a partilha, por isso.
    Olinda, minha amiga, tem um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. Querida amiga

    Hoje faço um exercício de
    "DESPOSSUIR".
    Nada me pertence,
    embora tudo faça parte de mim...

    Desejo aos que amo, não bens materiais,
    mas alegria...
    A mais plena alegria...

    ResponderEliminar
  14. Minha querida

    Que o essencial seja o principal em todos nós. Um texto maravilhoso e tão verdadeiro.
    votos de um Feliz 2014, pleno de amor e paz.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar