sábado, 1 de junho de 2013

Luis Carlos de Bourbon

Encontrei este menino nas minhas andanças pela França do Século XVIII. Um menino como qualquer outro que só precisava de colo. Chamava-se Luís Carlos. Preso juntamente com os pais, Luis XVI e Maria Antonieta, ambos guilhotinados, permaneceria na Prisão do Templo onde viria a falecer com apenas 10 anos, vítima de maus tratos.


Louis Charles of France5.jpg


Após a morte do pai seria proclamado rei pelos monárquicos exilados e reconhecido como tal pelos governantes das potências europeias de então. Nas suas costas carregaria todos os pecados do seu mundo, pagaria de uma forma quase anónima por tudo aquilo que a Revolução Francesa de 1789 reclamava, maltratado física e psicologicamente pelo seu carcereiro, um homem chamado Antoine Simon.

A este respeito pode ler-se aqui:

En la prisión sufrió un intento de reeducación republicana por parte de Antoine Simon. Entre palizas y torturas, Simon lo forzaba a beber grandes cantidades de alcohol y lo obligó a cantar La Marsellesa portando un bonete de sans-culotte. Era amenazado repetidas veces con la guillotina, lo que le causaba desmayos. Le dijeron que sus padres aún vivían, pero que ya no le amaban. Después de la partida de Simon, fue aislado en una celda secreta durante seis meses sin contacto humano alguno y con unas nefastas condiciones higiénicas. Probablemente murió de peritonitis tuberculósica o de escrófula, el 8 de junio de 1795 en el Temple. Durante la autopsia se observó que su cuerpo estaba consumido por tumores y sarna y que había sufrido una total desnutrición, manifestada en una extrema delgadez. El cuerpo fue inhumado en una fosa del cementerio de Santa Margarita de París, sin indicativo alguno de que allí reposaba, salvo una gran "D" de Delfín pintada en el ataúd.




Luís Carlos de Bourbon - Luís XVII, Rei de França e de Navarra, co-príncipe de Andorra,Conde da Provença, Conde de Valentinois, Conde de Diois, Conde de Barcelona, Conde de Cerdagne, Conde de Rousillon, Conde de Forcalquier e das ilhas adjacentes e Delfim do Viennois,



Afinal, uma pobre criança abandonada à sua sorte e que só pedia um pouco de amor...



Imagens:Internet
títulos retirados de aqui

7 comentários:

  1. Uma história triste. Todos os meninos do mundo precisam acima de tudo de amor.


    A margem. A técnica é segura eu já lavei as blusinhas. E é muito simples de fazer. Já fiz 4 para ela, e uma para o neto de uma amiga.
    Um abraço e bom Domingo.

    ResponderEliminar
  2. Como tantas outras não é?

    Tempos da Revolução que mudou o mundo.....mas deixou algumas coisas iguais, no fundo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Como disse a Elvira uma história de vida bem triste. Ontem, hoje e sempre o que uma criança necessita e devia ter sempre era carinho, amor e respeito.
    Peço desculpa da minha ausência, mas atravesso um momento menos bom que me deixa sem tempo e sem vontade de divagar. Os meus posts estão agendados e vão saindo, hoje passo especialmente para agradecer a sua presença e desejar um Bom domingo.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Olá Olinda!
    Esta foi mais uma criança para quem a vida foi "madrasta"...no entanto estaria destinado a ter um futuro brilhante...
    As revoluções têm destas coisas tristes!
    Um abraço e bom Domingo!
    M. Emília

    ResponderEliminar
  5. Realmente...e comoveu-me como comovem sempre as injustiças contra quem nada pode.

    Abraço-te com força e carinho
    BShell

    ResponderEliminar
  6. A isso é que eu chamo de miséria humana, o que sofreu ele; e o seu algoz que lhe deu esse destino...



    Beijos, Olinda, ótima semana, querida!

    ;))

    ResponderEliminar
  7. Que horror, pobre menino :(
    A maior maldade é a que se faz a uma criança!
    Beijinhos

    ResponderEliminar