quarta-feira, 29 de maio de 2013

o dia, as fontes, o jardim e a casa





O dia

Passa o dia contigo 
Não deixes que te desviem 
Um poema emerge tão jovem tão antigo 
Que nem sabes desde quando em ti vivia 


As fontes

Um dia quebrarei todas as pontes
Que ligam o meu ser, vivo e total,
À agitação do mundo do irreal,
E calma subirei até às fontes.


Irei até às fontes onde mora
A plenitude, o límpido esplendor
Que me foi prometido em cada hora,
E na face incompleta do amor.



Irei beber a luz e o amanhecer,
Irei beber a voz dessa promessa
Que às vezes como um voo me atravessa,
E nela cumprirei todo o meu ser.



O jardim e a casa

Não se perdeu nenhuma coisa em mim.
Continuam as noites e os poentes
Que escorreram na casa e no jardim,
Continuam as vozes diferentes
Que intactas no meu ser estão suspensas.
Trago o terror e trago a claridade,
E através de todas as presenças
Caminho para a única unidade.


Sophia de Mello Breyner Andresen

Banco de Poesia F.Pessoa





Em 09/06/2013

Um mimo de Canto da Boca. 
Tens razão, Sophia e Maria Bethânia, duas grandes mulheres, e elas se completam.

Muito obrigada, minha amiga.

Beijinhos

Olinda

14 comentários:

  1. Adoro a Sophia e a sua poesia, às vezes mansa como mar calmo outras forte como mar embravecido.
    Se puder, dê um saltinho ao Sexta, que em dia de aniversário gostaria de receber todos os amigos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Também eu tenho essa percepção. Estas duas facetas da sua escrita se completam.
      Já fui ao Sexta e regozijei-me com a menção honrosa ao meu Xaile.
      E parabéns pelo aniversário. :)

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  2. Olá Olinda,
    Mais um belo "pedaço" dessa grande Sophia.

    Também nós precisamos quebrar ou atravessar as pontes, por vezes, para chegar onde queremos.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Bem visto, JP. E,talvez, seguir depois por veredas...

      Abç

      Olinda

      Eliminar
  3. É um presente especial sua postagem. As palavras dela tem um encantamento que nos faz ler e reler seus poemas, com admiração. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. De um lado este encantamento, falando de coisas que nos são caras. Numa outra faceta exibindo uma força imensa na sua intervenção na sociedade.

      Obrigada, Marilene.

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  4. Muitas vezes quando perdemos a esperança e pensamos que é o fim,
    Deus sorri lá de cima e diz:
    Acalme-se confia em mim... é apenas uma curva não é o fim!
    Se Deus encheu tua vida de obstáculos,
    é porque ele acredita na tua capacidade de passar por cada um!
    Se não podemos mover a terra com nossas palavras,
    podemos mover o céu com as nossas orações!
    Nossa amizade é como um diamante lapidado...
    Seja feliz, DEUS estará sempre ao seu lado!
    Um carinhoso abraço beijos no coração.
    Carinhos na Alma.
    Sempre sua amiga..Evanir..

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Querida Evanir

      Uma mensagem que nos enche de paz. A amizade um diamante e, acima de tudo, uma plantinha frágil que necessita de cuidados. E a minha amiga não a descura. Nas suas visitas e com as suas palavras confere-lhe sempre essa magnitude que faz dela um dos melhores sentimentos.

      Obrigada

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  5. A senhora era poetisa mesmo!
    Beijinho para si!

    ResponderEliminar
  6. A encantadora, inspirada e inspiradora Sophia!!!
    Beijinhos, boa sexta!

    ResponderEliminar
  7. É sempre , sempre bom reler os belos textos de Sophia.

    Gostei especialmente do primeiro.

    Um bom fim de tarde, amiga

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga

    Muito bonitos
    os poemas.
    Prova que o belo
    nasce do simples,
    basta que no simples
    se encontre o sentimento.


    A vida é feita
    dos sonhos que nos habitam.

    ResponderEliminar
  9. ... E a Sophia, a grandeza, a sensibilidade e todo o sentimento em Sophia! A voz que mais me emociona ao ler Sophia, é a da Maria Bethania, emociono-me, sobremaneira, com essa participação.

    Essas duas mulheres (Sophia e Bethania), são tão necessárias na minha vida, como a água que tenho que beber, como o ar que devo respirar para viver.

    Um beijo, Olinda e obrigada pela partilha!


    E um mimo para ti: https://www.youtube.com/watch?v=Wz2n3Yam6po

    ResponderEliminar