domingo, 3 de fevereiro de 2013

Domingo De Sol


Eu hoje estou muito contente. Perguntem-me porquê. Pois. A roupa que lavei ontem secou todinha e já está toda dobradinha e tudo. Muito diferente de há dois dias que tive de andar a mudar a roupa de uma varanda para a outra à procura do almejado raio de Sol. No fim não deu em nada: a roupa ficou toda mofa e a cheirar mal. Não estou aqui a metaforar, não senhor, em relação a alguma roupa suja que anda por aí a ser lavada e mal. E hoje como está um Sol maravilhoso, tomei a grande decisão de lavar outra máquina de roupa que já está estendida. 

O Sol quando nasce é para todos e eu resolvi tomar a minha parte. E mais, vou estender-me um pouco na varanda da cozinha, que é onde o astro-rei me dá os bons dias, antes de começar a lufa-lufa do almoço. 

Bem que gostaria de fugir a estas lides, mas noblesse oblige, e aí tenho que dar o meu melhor que não é muito. Mas antes vou fazer umas panquecas para a minha filhota que há muitos dias me diz assim: Ó mãe quando é que me fazes panquecas? 

Lembram-se da panqueca barrada com doce de pêssego que vos apresentei em tempos? Pela obra se vê que não sou grande artista. Ainda por cima, foi num post em que aproveitava para dar uns conselhos sobre manter a forma e outros conselhos que tais... Voltando à roupa, há pouco enquanto a estendia era acompanhada por um coro de lindos trinados que vinham do quintal de um dos vizinhos. Chilreados que me fizeram sorrir com muito agrado.


Imagem:tela de Eliseu d'Angelo Visconti in:peregrinacultural.wordpress.com

8 comentários:

  1. Também queria aproveitar o sol, mas apenas o posso contemplar através da janela deste escritório :(

    **Não quero estar a trabalhar***

    Bom Domingo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá, Ana

      Também hoje, 2ª feira, está um dia muito bonito. Será que o bom temo veio para ficar? Bem, pelo sim pelo não aproveitemo-lo da melhor maneira, quanto mais não seja num passeiozinho na hora do almoço. :)

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  2. É verdade. A roupa nunca cheira tão bem como quando é sêca ao ar livre, ao sol. Infelizmente, vivo num país em que durante quase metade do ano isso não é possível. Mesmo o sol de Inverno não serve, porque a temperatura mantém-se negativa e a roupa congela!
    Vivendo num país como a Alemanha, é-se "obrigado" a ter um secador de roupa. Mas o cheirinho... Esse não se compara!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá, Cristina

      Já é muito difícil recuperar aquele cheirinho da roupa lavada do tempo das nossas avós, não é? Um verdadeiro ritual que se fazia com tempo e competência.

      Hoje, os apartamentos não nos dão espaço e além disso, há o resto, o corre-corre do nosso quotidiano. Por cá ainda se pode andar atrás de um raio de Sol, pois o nosso clima o permite, mas aí não há como fazer, senão, realmente, optar por máquina de secar roupa que é uma ajuda indispensável.

      Mas há uma coisa interessante em relação ao nosso clima: é a falta de climatização da maior parte das casas. E quando faz frio é frio e humidade ao mesmo tempo, que até dói. Um dos meus irmãos que viveu alguns anos em Amsterdam, quando cá vinha queixava-se sempre: 'Que frio, é preciso cá vir para morrer enregelado.Lá é assim, quase que não se sente o frio. Temos aquecimento central em casa, saímos de casa entramos no carro e liga-se o aquecimento, saímos do carro entramos no local de trabalho que já está mais que aquecido...'

      :))

      Beijos

      Olinda

      Eliminar
  3. Olá Olinda,

    Como acabei de escrever, lá no meu canto, sobre como são as coisas simples que trazem a felicidade, cheguei aqui e acabo a sorrir. É isso mesmo, revejo-me nas suas palavras. Um sol que seca a roupa, uma aragem que sabe bem, um sorriso. Coisas deste género. Chegam.

    Um beijinho e uma bela semana para si, Olinda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida UJM

      São coisas a que muitas vezes não ligamos e que, no entanto, sabem tão bem, se tivermos dentro nós a disponibilidade necessária para as apreciar.

      Irei ler o seu post e sei que vou gostar imenso. Vi daqui que se passa em 'in heaven', ainda no rescaldo do temporal mas que está a ser ultrapassado, pelo pouco que consegui ler daqui. Rebuliço dos pequenos, Sol e ar livre, tudo perfeito para um dia ou fim de semana muito bem passado.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  4. Que delícia de sol!!! Eu, é raro ir à varanda, que aqui fica na sala, mas estive lá na semana passada a mudar de vaso uma planta que tem crescido bastante ;)
    Beijinhos, boa terça!

    ResponderEliminar
  5. Que engraçado, encontrar aqui a sua faceta de mãe e dona de casa mas sempre a poesia nas palavras.O sol é o melhor antidepressivo e também fico contente quando consigo secar a roupa na varanda (só tenho uma).
    Bom fim de semana


    ResponderEliminar