quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Flamingos


Ontem*, logo de manhã, ouvi o apresentador de notícias da RTP1 dizer qualquer coisa como: ...uma grande concentração de flamingos na Tanzânia, e até disse o número que era na ordem dos milhares, salvo erro. A minha natural curiosidade ficou logo acesa mas tinha de sair, não podia fazer nada no momento. Aquilo ficou-me na ideia desde então, via mentalmente o espectáculo de cor e elegância destas aves pernaltas que pintam a natureza de rosa ou quase vermelho. Hoje**, encontrei a referida notícia que diz isto:




Na Tanzânia regista-se nesta altura do ano a maior migração de flamingos do planeta. Um espetáculo que já serviu de base a vários filmes. Mais de um milhão de flamingos reunidos num único local. 

(Clicando na notícia, em amarelo, poderá ver o vídeo que a complementa com imagens maravilhosas).





Mas, continuando. Também fiquei a saber, depois de pesquisar um pouco, que é no Lago Natron, um lugar quente e hostil, no norte de Tanzânia, que se dá a reprodução destes flamingos, flamingo-menor, pelas suas características salínicas.  






Quanto mais elevada for a salinidade, maior é a quantidade de cianobactérias que se desenvolvem no lago e, por conseguinte, maior é o número de ninhos de flamingos-pequenos.




Contudo, parece que estes flamingos estão em perigo, pois existe um projecto   de construção de uma fábrica de soda caústica no local, o que poderá pôr em causa a sobrevivência da espécie.





Reportando-me ao que li, consta que:

A Tanzânia é um dos países mais pobres do mundo e que não há desenvolvimento sem industrialização. Porém a exploração da soda traria um grande impacto sobre o lago, levando a um declínio populacional do flamingo. Além da perda sem precedentes (os ecólogos sabem que há uma relação muito íntima entre o ambiente e o organismo), tal ação poderia trazer prejuízos ao turismo, pois o espetáculo que ocorre na época reprodutiva atrai muitos observadores.

Espero e desejo que a solução do problema da Tanzânia se perspective noutra direcção e que este local tão importante para a nidificação destas aves seja preservado...

VER:
aquiaquiaqui
Imagens retiradas da Internet
*anteontem **ontem (Entretanto não acabei logo o post. Isto por aqui está assim... au ralenti. Falta de teeempo...)

20 comentários:

  1. A eterna dicotomia: progresso x devastação!
    Tomara eu também que se encontrem soluções menos impactantes possíveis, porque é pouco provável que os flamingos "ganhem" para o progresso...

    A imagem é muito linda sim, Olinda. E eu fiquei lendo a notícia, vendo o espetáculo e lembrando o livro do Mia Couto (com quem tive o prazer de estar, na FLIPORTO, no último sábado, aqui em Olinda), O Último Voo dos Flamingos, um dos meus preferidos dele.

    Beijos, querida, à noite eu volto para embarcar na vigem de Cabral, e na carta de achamento do Brasil.

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante o tema deste post.
    O Homem na sua ânsia pelo "desenvolvimento" não olha a meios para atingir o que quer. Prejudica o meio ambiente, os animais em que nele habitam e, por consequência, prejudica-se a si próprio.

    Beijinhos,

    Carina

    ResponderEliminar
  3. Querida Olinda:
    Gosto muito de flamingos. Estes, assim juntos, fazem lembrar, um roseiral de rosas cor de rosa, todo em flor.
    Lindo, este poste.
    Abraço grande
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Pelo menos respeitem

    a nidificação

    ResponderEliminar
  5. E tudo se da em nome do progresso para a sobrevivência dos povos, porém fica em cheque a questão das áreas turísticas e ecológicas, pena os poderosos só sabem bem é explorar o povo e a natureza.
    Postagem muito interessante e contundente com relação a sobrevivência dos flamingos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Vou ver se descubro o vídeo....Deve ser
    um belo espectáculo...
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. OI OLINDA!
    LI A REPORTAGEM E VI O VÍDEO, AO VER ESTAS AVES VOANDO NOS ENLEVAMOS A PONTO DE AGRADECER A DEUS POR AS TERMOS NO MUNDO EMBORA EM LUGAR TÃO DISTANTE,MAS, MESMO ASSIM TENDO O PRIVILÉGIO DE VÊ-LA MESMO POR IMAGEM.
    TOMARA QUE NÃO COLOQUEM ESTA FÁBRICA DE SODA, OU SERÁ O FIM DELES NAQUELA REGIÃO.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderEliminar
  8. Sabia da existência desse santuário (não o sabia era tão ameaçado!...). Há longos anos atrás, estive quase um ano em Cabinda. Voava todos os dias ao longo da costa do enclave e todos esses dias, sempre foi um prazer irrepetível vê-los (não milhares, mas eram, com certeza, largas centenas!...), um pouco acima de Landana, no lago Massabi. É pena que as fotografias que guardo sejam a preto-e-branco!...
    Ah! O 'Coisas do Arco-da-Velha', não tem comentários, não.
    Mas sempre pode 'comentar' directamente usando o link para o 'autor'.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Boa noite!

    parabens pelo belo trabalho, amei.

    um abraço sincero
    vera portella

    ResponderEliminar
  10. Também espero, sinceramente, que não construam lá a fábrica, pobres dos flamingos e pobres de nós porque o equilíbrio ambiental não é uma questão estética, é a nossa sobrevivência também...

    Magnífico este artigo:belo e interessante :)


    another blog in the sky

    ResponderEliminar
  11. Olinda, às vezes é muito difícil conciliar os interesses do povo com os da natureza. Neste caso, o povo é pobre e precisa de indústrias para geração de empregos. Mas ao mesmo tempo é difícil acabar ou prejudicar tão grande beleza. Espero que o governo do país encontre uma solução que não prejudique muito nem o povo e nem os flamingos. Obrigada pela partilha; não conhecia este fenómeno magnífico. Linda a paisagem colorida que os flamingos juntos proporcionam. Um beijinho, amiga e fica bem! Até breve!
    Emília

    ResponderEliminar
  12. Olá

    Há sempre
    um progresso
    destruindo
    o belo...
    Até quando?
    Até...

    Que haja sempre
    sonhos por sonhar.

    ResponderEliminar
  13. Olá Olinda,

    Tão lindo, tão lindo, que imagens lindas. Não sabia de nada do que aqui nos conta. Há mil mundos por descobrir, uns cor de rosa e outros nem tanto.

    Obrigada, uma vez mais.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Pois, quando se trata de um país tão pobre, não estou a ver outro desfecho... Resta-nos esperar que os flamingos migrem para outra área de características similares, mas não deixa de ser triste e nocivo para a população daquele país, inclusive pela poluição para quem lá vive (pessoas e outra fauna e flora).
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  15. Minha querida

    É realmente uma das mais belas imagens que se pode ver são os flamingos todos juntos, parece um manto de veludo.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  16. Se o país é assim tão pobre, os benefícios dessa fábrica não farão, decerto, grande diferença para o país, mas o mais certo é se decidirem pela sua construção. Onde há tanta pobreza e falta de emprego, as prioridades são outras!
    Beijinhos, boa quinta!

    ResponderEliminar
  17. Belas imagens! Tenho assistido reportagens, mostrando essas belas aves.
    O colorido, as nuances do rosa ao vermelho é belíssimo. Obrigada, É lamentável, saber que a fábrica afetará a vida dos flamingos, de toda a natureza.

    Obrigada, Olinda pela maravilhosa partilha.
    Um beijo,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  18. Querida Olinda:
    Interessantíssimo este artigo sobre os flamingos. Gosto muito dos flamingos de plumagem flamejante!
    Por favor não deixem morrer os flamingos! Não matem uma das joias de África!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  19. Olá,boa noite!
    Muito boa a sua reportagem sobre os flamingos rosa. São das aves mais lindas e elegantes do planeta. Será que vamos deixá-las morrer?! Isso é um crime, mas não haverá outro modo de dar melhores condições de vida aos tanzanianos? São gente, não é verdade? Um abraço.
    Maria Emília

    ResponderEliminar