terça-feira, 21 de agosto de 2012

Um sorriso por um livro

Caríssimos: 

Submersa em alguns afazeres inadiáveis, estive, nestes últimos dias, um pouco ausente do blog. Assim, não respondi ainda aos interessantes comentários que o meu último post mereceu da vossa parte, o que farei em breve. A vossa companhia é-me preciosa neste meu divagar, tão necessária ao espírito como o mais fino manjar.

E, neste nosso encontro com as palavras verificamos que, na sua viagem através dos tempos, elas vão tomando roupagens, enfeites e coloração diferentes, de conformidade com as transformações sociais e mentais. É o que nos mantém atentos nas línguas vivas, que recebem contributos diários, quase imperceptíveis, e que vão burilando novas competências, novas formas de encarar a vida e o mundo.

Há dias assim, dias em que encontramos as palavras jogando um jogo autêntico, simples e revitalizador. Um sorriso por um livro é uma expressão, que, por si só, nos faz antever caras felizes, momentos de solidariedade, de construção e reconstrução de conceitos que andam um pouco esquecidos. Um sorriso tem a força e a magia de abrir portas, de motivar, de escalar montanhas. Acompanhado de um livro, então, voa para lá da nossa imaginação...    

A feliz expressão e respectiva imagem, dizem respeito à campanha de recolha e distribuição de livros escolares usados, levada a cabo pelo município de Loures, nestes termos:

Bolsa de Manuais Escolares  

“Um Sorriso por Um Livro” é o nome da Campanha Municipal de Recolha e Distribuição de Manuais Escolares da Câmara Municipal de Loures. Se tiver livros escolares que já não sirvam, poderá cedê-los à Bolsa de Manuais Escolares para que outros estudantes possam vir a beneficiar dos mesmos.
Esta campanha destina-se aos estudantes residentes no Município de Loures, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade, e filhos dos trabalhadores da Autarquia e dos Serviços Municipalizados.
Em cada regresso às aulas, os livros escolares consomem uma pesada fatia do orçamento doméstico, atingindo valores elevados para muitas famílias. O projeto “Um Sorriso por Um Livro” abarca as vertentes económica, ecológica e solidária, estimulando a partilha e a solidariedade social.

No ano passado falei aqui da campanha de entrega de livros escolares, da iniciativa de alguns municípios, nomeadamente do de Seixal. Gesto meritório pelo aproveitamento de material em bom estado que, assim não sendo, iria para o lixo como, aliás, vinha acontecendo a nível nacional.


Meus amigos, a seguir, rumarei aos vossos blogs para actualizar as minhas leituras...


38 comentários:

  1. Reutilizar devia ser lema de sempre, mas torna-se mais importante neste momento de crise. Infelizmente já não tenho ninguém a estudar.
    Um abraço e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Tem razão,minha amiga. Deitar tudo fora já vem sendo hábito nesta nossa sociedade consumista. Penso que entretanto, aos poucos, vamos tomando consciência de que este não é o melhor caminho.

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  2. Bela Campanha...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Muito obrigada, amigo Chana, pela sua visita e comentário.

      Abraço e bom fim de semana.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  3. Se toda a gente assim fizesse, minha amiga, a solidariedade seria um facto!

    Um abraço de matar saudades

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Nem mais, querida São.

      Bom fim de semana.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  4. Olinda uma atitude realmente importante. Lembro-me que antes um livro servia para toda a família. Passava dos irmãos mais velhos até os novos e o estudo era mais eficiente do que hoje.

    Saudades tuas. Venha mesmo para um café comigo!!!

    No Facebook: http://www.facebook.com/AmorAcordadoBlog?ref=hl

    Passa lá.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. É verdade, querida Carla Fernanda, os livros passavam por todos e nem por isso deixavam de aprender, não é?

      Um cafézinho? Que bom! Obrigada pelo convite. :) Passarei por lá.

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  5. Atitude que deveria ser multiplicada por todo o mundo!

    Beijo, Olinda!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Minha querida amiga

      Tens razão. Uma espécie de 'multiplicação dos pães' de que já ouvimos falar há mais de dois mil anos. Mas neste caso a multiplicação de uma outra espécie de alimento. Alimento cultural, destinado à aquisição de conhecimento e de saber. E há tantos lugares por esse mundo fora onde as pessoas anseiam por um livro, por livros, ferramentas indispensáveis à alfabetização.

      Cantinho, desejo-te um bom fim de semana e tudo de bom.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  6. Realmente é de se deixar muitos Aplausos para esta iniciativa. Parabéns a todos que envolvem-se nesta gincana.
    Abrço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Caro Lu Cidreira

      Eis uma palavra, gincana, que define muito bem esta iniciativa, pois, requer a boa vontade e o esforço de todos.

      Obrigada.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  7. Uma bela campanha. Os livros deveriam passar de mão em mão e todos os estudantes teriam oportunidade de uma renovação, além da economia. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marielene

      Representa, realmente, uma poupança enorme e que levou demasiado tempo a ser compreendido por quem de direito. Imagine-se, o livro nem passava de irmão para irmão...Uma despesa inconcebível para os pais e também para o Estado que subsidia as famílias mais carenciadas.

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  8. Olinda:
    É madrugada. Já apanhei ar, um ar fresco, já vi passar gente para apanhar o 1º autocarro do dia, a luz começa a aparecer.
    A ideia dos livros é boa. Assim a cumpram. É um belo gesto de solidariedade, que me dá um pouco de esperança num mundo feio e egoísta.
    São estes pequenos gestos, que fazem a vida menos difícil.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Querida Maria

      É isso, muitas vezes as coisas não funcionam verdadeiramente porque as pessoas não aderem. Tenho visto na televisão pais a queixarem-se do preço dos livros e outros materiais. A ideia da troca de livros deveria implantar-se a nível nacional,no nosso espírito, quase como uma 'obrigação', isto é, que partisse de nós mesmos...

      Maria, muito obrigada pela sua visita matinal, ainda pela alvorada, hora do dia em que tudo parece mais leve e diferente. Ainda que a noite tenha sido de alguma insónia, sabe bem descobrir os primeiros movimentos que anunciam o dia.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  9. Olá Olinda! Tenho um desafio para si no meu blog ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Obrigada, Gata. :)

      Ainda vou a tempo? Vou passar por aí, hoje, sem falta.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  10. Que legal, essa campanha Olinda.
    A leitura é um grande tesouro.]

    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá, Fernanda

      Andar na escola, aprender a ler e depois ler tudo o que nos apeteça é, na verdade, um grande tesouro. As vezes nem damos conta da nossa sorte quando pegamos num livro ou numa outra ferramenta (presentemente está tudo muito diversificado) e interpretamos todos aqueles caracteres e, através deles, ficamos a saber de coisas extraordinárias, adquirimos conhecimento em todas as áreas, de conformidade com os nossos interesses.

      Bjinhos

      Olinda

      Eliminar
  11. Olá, Olinda, já descobri o seu interessantíssimo blogue.Tenho pena de não ter lido mais cedo este artigo porque há duas semanas deitei na reciclagem todos os manuais do 1º e 2º ciclo do meu filho.Precisava do espaço e não sabia que mais lhes podia fazer...Agora já sei e vou guardar os do 3ºciclo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá, Célia

      Não sei se todos os Concelhos aderiram a este conceito de troca de livros. Se assim não for, acho uma pena porque é uma grande oportunidade para irmos passando aos outros material escolar, o que é de grande utilidade para muitas famílias.

      Obrigada pela simpática visita. Gostei muito do seu blog, pelo bom gosto e pelas sugestões relacionadas com a moda, que nos transmite.

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  12. Olá Olinda

    Uma campanha que é um exemplo a seguir para muitas e outras coisas.

    Reutilizar, não desperdiçar aquilo de que já não precisamos mas que muita falta fará àqueles que nada têm ou têm muito pouco.

    “Um Sorriso por Um Livro” - um slogan lindo, feliz e que decerto fará sorrir muitas crianças.

    Beijinhos

    Tétis

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Querida Tétis

      Sim. Muitas e muitas outras coisas que despachamos sem pestanejar e que poderia servir a outras pessoas. Mesmo para nós, reciclar, transformar um móvel, roupas, não entra muito nos nossos hábitos, em comparação com o tempo dos nossos avós em que tudo era aproveitado. Contudo, penso que começa a haver uma renovação de mentalidades, embora ainda como uma 'curiosidade'... Mas já é um princípio.

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  13. Boa noite Olinda!
    É uma bela iniciativa que deveria ser seguida por demais escolas e comunidades.
    "Um sorriso por um livro", gostei do slogan.
    Um beijo carinhoso,
    Mara

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá, Mara

      E que se tornasse numa coisa normal, no final do ano lectivo meter os livros num saco ou mochila e ir com a criança pela mão, para ela se habituar a estas lides, e entregar os livros para serem reutilizados... Seria bom, mesmo bom! :)

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  14. Como este mundo seria diferente se soubéssemos dar um sorriso e reaproveitar as coisas que já não precisamos e que estão em bom estado.
    Existem países onde isto é uma regra. Os livros são recolhidos no final do ano e depois encaminhados para novos alunos.

    Esta campanha merece um prémio.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Caro Luís

      Aprender com os outros, indo buscar lá fora coisas positivas seria um grande avanço na nossa forma de ver o mundo, com todas as suas nuances. Neste caso concreto, seria excelente se se generalizasse e se tomasse como regra uma situação que nos beneficia a todos.

      Obrigada pelo contributo.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  15. Olinda parabéns ,dou te os meus sinceros parabéns

    Um beijo bem merecido

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá, Anita

      A sua presença aqui, apoiando o tema deste post, é-me muito cara.

      Obrigada.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  16. Campanha muito louvável.Parabéns a você, Olinda,
    e a todos que nela estão engajados, digno de ser imitado
    por outros municípios. Que bonito, o nome da campanha! Bravo!

    Beijos, amiga,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Minha amiga

      Admiro as pessoas que se envolvem em campanhas de solidariedade, em trabalho de voluntariado, sacrificando muitas vezes as suas horas de descanso. São, na verdade, dignas do nosso maior apreço. E então penso que, nós que temos este espaço com um alcance global, poderemos dar o nosso contributo divulgando o mais possível a sua acção e as suas iniciativas.

      Obrigada, querida Lúcia.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  17. ola vim ver o seu magnifico blog, estão lindos os posts como sempre, tive afastado da blogosfera mas voltei. vem ver os meus novos poemas por favor http://assombrado-mc.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Interessante este nickname - 'migalhas'...

      Quando era pequena ouvia dizer a alguém (já não me lembro a quem, minha mãe, talvez) que 'migalhas também é pão'. Segui a sua sugestão, fui dar uma olhadela, uma lista de propostas e optei por 'melhores poemas, se não me engano. Gostei muito. Hei-de lá ir mais vezes. :)

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  18. Minha querida

    Uma boa iniciativa e o que é preciso é que muitos colaboram.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá, querida RosaMaria

      Pelo menos podemos acarinhar este sonho...Lá dizia Fernando Pessoa:'Deus quer, o homem sonha e a obra nasce'. E isto, referindo-se ele a um empreendimento do tamanho do mundo.(Mensagem)

      :)

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  19. Querida Olinda:
    Extraordinária iniciativa esta que desenha sorrisos nos nossos corações.
    Um abraço enorme.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Minha querida amiga

      Não há dúvida. E fazem-nos crer que existe uma bondade inata que leva o ser humano a preocupar-se com os seus semelhantes.

      Grande abraço.

      Olinda

      Eliminar