quinta-feira, 21 de junho de 2012

Alô, Alô, Terra

Lembram-se da canção 'Alô, Alô Marciano', interpretada por Elis Regina? Pois, agora ocorrerá ao marciano dizer-nos 'Alô, Alô, Terra', a recomendar-nos juízo. Está a decorrer a Conferência Rio-20 sobre o Desenvolvimento Sustentável onde estão ou estarão presentes 193 países. Temos os 20 grandes (entre eles os BRIC's ou países emergentes, uma nova força no mundo económico-financeiro) e os outros. O ideal para todos nós é que saia daquelas cabeças um consenso visto que somos todos parte interessada em tudo o que acontece neste planeta. Se cada um começar a puxar para o seu lado, procurando vantagens, já se sabe, o Ambiente sairá a perder.  

Ouçamos, entretanto, a grande Elis Regina:

  


Alô, Alô Marciano
Aqui quem fala é da Terra
Pra variar, estamos em guerra
Você não imagina a loucura
O ser humano está na maior fissura, porque...

Tá cada vez mais down no high society
Down, down, down no high society

Alô, Alô marciano
A crise esta virando zona
Cada um por si, todo o mundo na lona
E lá se foi a mordomia
Tem muito rei aí pedindo alforria, porque...

Tá cada vez mais down no high society
Down, down, down no high society


Alô, Alô marciano
A coisa está ficando ruça
Muita patrulha, muita bagunça
O muro começou a pixar
Tem sempre um aiatolá  pra atolar Alá

Ta cada vez mais down no high society
Down, down, down no high society

Letra: aqui 


Resultados da RIO-20


São Paulo - O documento final da Rio+20 foi aprovado hoje (22) sem alterações pelos chefes de estado e será oficialmente adotado por mais de 190 países. O texto foi finalizado na terça-feira (19) e, em tese, poderia sofrer mudanças nesta fase, o que não ocorreu.
(...)
No início da conferência, houve grande expectativa de que seria possível levantar recursos para financiar ações práticas de combate à poluição e desmatamento. Líderes de nações pobres, notadamente da África, expressaram grande descontentamento com o texto final. 
O documento traz ainda compromissos como o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a criação de um Fórum Político de Alto Nível Internacional e o desenvolvimento sustentável com erradicação da pobreza, entre outros.
Para a média dos analistas, a conferência apresentou resultados muito modestos, com poucos avanços. Ambientalistas de todo o mundo criticaram o documento final, argumentando que as nações reunidas não conseguiram fechar consenso mínimo sobre políticas efetivas para preservar o meio ambiente. 


29 comentários:

  1. Adorava que saísse algo de jeito desse tipo de Conferências, cara Olinda. Mas lamento dizer que já perdi as esperanças. É bom que elas se façam para que, pelo menos, nessas alturas, o planeta se lembre da proteção do meio-ambiente. Já é alguma coisa, essa "lembrança". Mas daí à produção de resultados que se vejam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cristina

      Tem razão, a 'lembrança' de que temos de fazer algo, cada um de nós, qualquer que seja o recanto onde nos encontremos, no sentido de preservarmos o nosso planeta e as suas maravilhas.

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  2. Há tanto tempo nos deixou a Elis Reginha e há muito mais ela cantou esta música que nos alerta para a situação do mundo. Mas...tudo continua igual e, infelizmente, não estou nada optimista com este acontecimento no Rio de Janeiro. Já vários aconteceram e poucos resultados vimos. Os grandes interesses falam mais alto e, enquanto isso, o nosso planeta continua a pedir socorro. Obrigada, Olinda, por me fazeres recordar a grande Elis Regina. Um beijinho e espero que tenhas uns dias iluminados.
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Emília

      Sim, há tanto tempo, a Elis Regina com o seu talento vocal a lembrar-nos de que somos apenas hóspedes deste planeta, que estamos aqui de passagem e por isso mesmo deveríamos deixá-lo em bom estado para os vindouros.
      Mas é como dizes, há interesses que nos ultrapassam...cabendo-nos a nós não deixar esquecer este tema que nos é tão caro pois está em causa a nossa própria sobrevivência.

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  3. Nem sei o que dizer. Fiquei sem palavras... É apenas a verdade, suavizada até demais. Mas nós cá, que sabemos, sentimos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paulo

      Sim, há ainda tanta coisa para dizer e outras tantas que ficam por dizer... Apenas podemos sentir com intensidade tal é a gravidade de muitas situações visando o meio ambiente, e que escapam ao nosso controlo.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  4. vamos ver se todos temos juízo...
    é complicado voltar a ter juízo...
    e quem sofre... todos...

    abrazo serrano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)

      É isso, mixtu, voltar às origens, ao lento escoar dos dias e das noites, a um banho na cachoeira, ao gorgeio dos passarinhos, enfim, nem tanto, seria voltar a ter juízo mas muuuito complicado...já não estamos a habituados. :)

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  5. Minha amiga o grande problema é que os interesses financeiros se sobrepoem muitas vezes ao que na realidade deveria ser feito, para cuidar e preservar o nosso planeta.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, Maria, e enquanto de não conseguirmos separar as coisas, o que é essencial do que é supérfluo, caminhamos para o abismo, poluindo o ar que respiramos e delapidando os recursos naturais.

      Uma boa semana.

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  6. Olá Olinda,
    ...e fiquei a sorrir com a opotunidade deste genial post. Por outro, a "bagunça" continua. Incrível. Nem dá para a hitória se repetir...não dão tempo...
    Lá como cá. Ontem como hoje!
    Grande abraço.

    "merci" ,"...il faut cultiver..."
    Algo que me é familiar!
    bji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manuela

      :)

      É verdade, ontem como hoje, até parece uma cópia só que com outras pessoas e maior degradação do planeta que desespera por medidas de protecção das suas florestas, dos seus rios,dos mares, de tudo o que o compõe e o faz tão lindo, o nosso planeta azul -'notre jardin'.

      bjs

      Olinda

      Eliminar
  7. Lembro-me muito bem dessa interessante música, cantada pela "Pimentinha", Elis Regina. Muito bom, você fazer essa alusão: inverter o processo: agora, o alô, alô há de ser de Marte.

    Agora mesmo, 20:30 da noite, estou assistindo ao Jornal Nacional e ouço os últimos discursos, da Rio-20. Está havendo muitas críticas, sobre o "Rascunho Final". Vamos aguardar os resultados que, esperamos e desejamos sejam promissores.

    Beijinhos, minha querida amiga.
    Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lúcia

      'Pimentinha'... Desconhecia-lhe este apelido :)

      Parece que os resultados da Rio-20 não agradaram a toda a gente, muito modestos em relação àquilo que era esperado e pouco consensual.
      Esperemos para ver o que o futuro nos reserva...

      Beijinhos, amiga Lúcia.

      Olinda

      Eliminar
  8. OI OLINDA!
    BOM MENCIONARES ESTE EVENTO, RIO-20, ESTÁ TOMANDO TODOS OS HORÁRIOS TELEVISIVOS, TOMARA QUE SURJA DAÍ, ALGO VERDADEIRAMENTE EM PROL DO MEIO AMBIENTE, E NÃO DE INTERESSE DE ALGUNS.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Zilani

      Eis aí uma grande verdade: o que deveria prevalecer era o interesse comum.

      Obrigada pelas suas palavras, minha amiga.

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  9. Parabéns pela lembrança deste evento!
    Pena que não passe de mais "um evento"! Perdemos todos.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Álvaro Lins

      Na verdade, não sei quais foram as medidas concretas que foram tomadas para minimizar os estragos já existentes e prevenir outros no futuro.
      Daqui a cinco anos o evento se repetirá, esperemos, realmente, que não seja apenas mais um 'evento'.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  10. Querida Olinda:
    O que dá cabo de tudo é a intransigência e a teimosia de tantos.
    Obrigada pela sua carinhosa visita e pelas suas palavras. Apareça sempre. Tomamos um chá?
    Um abraço muito, muito, muito grande para si e, naturalmente, sempre, para a sua Filhotinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Isabel

      Tem razão, a intolerância e a falta de compreensão faz com que as coisas não se resolvam pelo melhor.

      Um chá é sempre bem-vindo,minha amiga, hora de conversas amenas e de muita ternura. :) Obrigada

      A Filhotinha está bem e manda muitos beijinhos.

      Bjs

      Olinda

      Eliminar
  11. Nós meros terrestres esperamos realmente uma ação em torno dos melhoramentos do ar que respiramos, da água que bebemos e do alimento que ingerimos, pois está é sobrando sujeiras e agrotóxico neles.
    Realmente o título foi bem sugestivo, "Alô Alô Terra" que eu diria Terraquios. Como acho que seria chamado pelos Marcianos, risadas.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))

      Bem lembrado, Lucidreira. Realmente estive na dúvida se poria Terrestres, até cheguei a escrever a palavra, optando no final por Terra, não sei bem porquê. Não me lembrei de Terraquios, que seria bem ao jeito dos Marcianos, se nos lembrarmos das histórias de extraterrestres em que eles entravam. :))

      Quanto aos elementos que refere e seu melhoramento, imprescindíveis para a nossa manutenção neste planeta, é bom que quem tem poder de decisão tome consciência de que é neles (boa água,bom ar, alimentos sem produtos tóxicos) que reside todo o nosso bem-estar e isso diz respeito a todos.

      Obrigada.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  12. É um bom esforço, mas basta os EUA e os emergentes para darem cabo de tudo!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  13. Boa noite Olinda!
    Gostei muito de ouvir novamente a nossa querida Elis Regina.
    Beijo carinhoso,
    Mara

    ResponderEliminar
  14. Olá Olinda,

    Eu adoro essa música da grande Elis Regina.
    Que delicia o video, muito bacana mesmo...
    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  15. Muitas vezes achamos que não temos mais o que fazer, que desistir de tudo é mais fácil,
    que continuar a lutar seria exaustivo, um fardo por vezes insuportável.
    infinitos problemas que atravessam nossa vida quando menos esperamos, nos levam ao desânimo e ao medo,
    à noites em claro o cansaço. Acontece com todo mundo, mas às vezes parece que só acontece conosco.
    Muitas pessoas acreditam que sou muito forte e que tiro tudo de letra mesmo vivenciando experiências difíceis.
    Verdade que sou forte, que luto, que acho forças aonde não existe mais nada.
    Verdade também que não desisto fácil, que sou determinada e que sou teimosa
    Eu fico triste sim, eu choro, eu me desespero, eu me irrito, mas hoje muito menos que antes.
    As dores me ensinaram a respeitar a vida,
    Sei que hoje que a passagem pela Terra é curta.
    E resolvi fazer o melhor uso possível dos meus dias.
    Não me rendo ao pensamento que a vida é só uma sequência de problemas, a vida é também uma sequência de soluções.
    Mas, elas existem e podem demorar, mas vêm.
    Luto muito, mas nada disso seria completo se eu não tivesse fé.
    E se sou forte, é porque sou uma mulher de fé, e minha força vem de Deus.
    Minha tarefa ou minha missão esta quase completa.
    Fico imensamente feliz em ter você fazendo parte da minha vida.
    tudo que mais desejo é ter sempre a sua amizade
    para mim tão preciosa.
    Sempre vou te agradecer pelo carinho e amor
    que recebo de você.
    Hoje vim te deixar um carinhoso beijo
    também matar as saudades.
    Carinhosamente.
    Evanir..
    Tem um pedido na minha postagem ficarei feliz se puder me ajudar.

    ResponderEliminar
  16. Estou nessa "onda"!

    Um beijo em azul-mar-céu
    BShell

    ResponderEliminar
  17. Claro que cada um puxa aos seus interesses......Melhor é ouvir
    a voz sempre eterna de Elis Regina...
    Beijo

    ResponderEliminar
  18. Olá Olinda

    É de lamentar que essas conferências, que afinal seriam uma oportunidade a não perder para de uma vez por todas nos entendermos quanto à preservação da "nossa casa", nunca passem de simples conclusões/resoluções/resultados que apenas ficam no papel.

    Após esses dias em que centenas de pessoas, representando quase todos os países do mundo, comem e bebem à custa não sei de quem (à de todos nós...), acenam com a cabeça, pavoneiam-se e passeiam... o que acontece?

    Cada qual vai para o seu país, para as suas cadeiras do poder e tudo ficou no esquecimento, voluntário ou não.

    Desculpa mas sou muito crítica, tenho fases em que estou mais, desta vez talvez devido a estar um pouco fragilizada, mas o que mais adorei do teu post foi o vídeo da Elis Regina.

    Mas valeu a pena o alerta, convém que estejamos a par e atentos ao que se passa à nossa volta.

    Beijinhos

    ResponderEliminar