segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Quase mil anos

Sinto que tenho mil anos. Será que os não fiz já? Há tanto tempo que trilho por caminhos com que não sonhava sequer. O meu nascimento foi bastante conturbado, reconheço, talvez uma indicação de que aquilo que acabei por conseguir não seria fácil. Por onde terei andado? Faço um esforço. Depois de ter consolidado o meu próprio espaço à custa de trabalhos e canseiras, resolvi expandir-me um pouco. Nunca me passou pela cabeça ir para tão longe. Viajei por todos os continentes, atravessei oceanos, fiz coisas de que nem sempre me orgulhei, deixei e recebi influências.Durante esse tempo todo fiz alguma fortuna...que desapareceu na voragem do tempo. Depois, por força das circunstâncias voltei para casa, pode dizer-se que me recolhi ao lar. Para sobreviver, fiz alianças.Tudo parecia bem encaminhado e o rumo certo a tomar: Pertencer a um grupo com nome sonante, com moeda própria, com muitas e muitas promessas de permeio... Perguntar-me-ão se, depois de tanto tempo vivido, não tive filhos. Claro que tive. Muitos. Alguns deles para meu bem ou para meu mal desafiam-se no governo da minha casa. Um desafio em cujos resultados nem quero pensar. Mas, de nada me vale esconder a cabeça na areia. Maus negócios, dívidas e mais dívidas acumulam-se há já algum tempo. A somar a isso tudo a falta de visão dos meus parceiros, que não atinam com o caminho a seguir. Fazer o quê? Sinto-me com mil anos, mas ainda me faltam cento e sessenta e oito anos para os perfazer, mais coisa menos coisa. É isso, fui registado como independente e livre em mil cento e setenta e nove. Há quem diga que sou um jardim à beira-mar plantado e que na minha casa há um cabo onde a terra acaba e o mar começa...Será esta a solução? Fazer-me ao mar de novo?...



52 comentários:

  1. Ai... Ser audaz é sempre bom, mas audácia sem noção dos limites próprios costuma resultar mal...
    Beijinhos, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  2. Pois é minha querida amiga, o seu texto está
    muito certo, como é que um país que tem quase
    mil anos se deixou chegar à atual situação?
    É horrível não sairmos deste triste fado...
    Um grande beijinho
    Irene

    ResponderEliminar
  3. A história pode ser destruída em poucos anos ou em até poucos dias dependendo do valor que é dado ao patrimônio e o respeito que se tem ou não pelo povo Olinda.
    Boa noite e feliz semana!!!
    CARLA

    ResponderEliminar
  4. Não é fácil comentar este teu texto, Olinda, sem ser forçado a fazer o "acto de contrição"; coisa que muito poucos se dispõem a fazer nestes tempos.
    O nosso é um país de imensa fé, o reduto do "Santo Graal" e o último onde o culto ao Espírito Santo se mantem vivo.
    A mesma religiosidade e o mesmo espírito ´missionário que nos levaram ha 500 anos, mar fora, numa diáspora que tal como dizes, deixou raízes espalhadas pelo mundo, pode à partir parecer-nos hoje obsuleta. No entanto, poderá muito bem ser, o nosso desígnio, aquilo para que nascemos. Agostinho da Silva escreveu que «Do século XXI por diante revelará Portugal ao mundo, sobretudo pelo ser de cada um, o que se vai atingir para além do mundo, com toda a física uma metafísica; todas as coisas várias e a mesma; todos os povos um só e diferentes; todas as características uma e diferentes; todos os ideais diferentes, e um só.»
    Aquilo que Agostinho da Silva nos está a dizer, em minha opinião, é que seremos nós, o povo Português que irá "descobrir" a quarta dimensão. Aquela que para além de para a frente e para trás, para cima e para baixo, revelará o "para fora e para dentro".
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Caramba escrevi um comentário e desapareceu. Vamos lá de novo.
    Penso que "fazer-se" ao mar pode de facto ser uma solução. Outra seria o turismo. Afinal Portugal tem um excelente clima, belas praias, e aldeias. Um turismo de qualidade virado para os reformados e aposentados da Europa, podia atrair uma larga faixa de gente que não vem habitualmente no Verão.
    Mas isso claro teria que ser muito bem estruturado e incentivado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Um texto pungente que sintetiza de forma brilhante isto que temos sido.

    Um beijo e obrigada (sempre) pelas suas palavras.

    ResponderEliminar
  7. Estou a refletir cada palavra.
    Porém posso dizer que está perfeito.
    Xeros

    ResponderEliminar
  8. Olinda, querida, que maravilhoso escrito; muitíssimo bacana mesmo, viu?
    Quanto a Portugal, os homens podem destruir toda a riqueza de um país; mas, sua história (?) jamais conseguirão. Portugal és grande de natureza. Nós, brasileiros, temos orgulho em fazer parte deste povo.

    Abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderEliminar
  9. Querida Olinda
    Gostei imenso do teu texto.
    Difícil é comentá-lo :)
    É muito vulgar dizer-se que "naquele tempo..." Pois, mas naquele tempo as coisas pouco diferiam das de hoje; vejamos, por exemplo, os escritos de Eça de Queiroz - o grande Eça que tanto admiro!
    Mas penso que não há ninguém que não concorde que chegamos a uns extremos tais que não ver ser nada fácil sair deles.
    Fazermo-nos ao mar seria uma solução... Já fomos grandes em pescas, conservas de peixe, secas de bacalhau... e agora o que temos? Importações e mais importaçõs.
    Fomos um país essencialmente agrícola (a par das pescas). O que nos resta da agricultura? Legumes e frutas importados, quase na totalidade...
    Eu tenho fé ( a esperança ainda não morreu, embora esteja agonizante)de que vamos dar a volta por cima. À custa de enormes sacrifícios -quanto a isso não há que ter dúvidas - mas o que importa é que consigamos vencer.

    Uma semana muito feliz. Beijinhos

    PS - Já sentia muito a tua falta, acredita!

    ResponderEliminar
  10. Reflexo de memórias e anseios.
    Muito bom!

    ResponderEliminar
  11. Olinda, essa odisseia me leva a imaginar quão gloriosa foi essa Alma Mater, que com todos os problemas, com todas as suas lutas, suas glórias e as inglórias, legou aos filhos do outro lado do mar algo tão precioso, mais precioso que todo o ouro da terra!
    Nosso sentimento, nossa vida, nossa alma, e
    -Nossas Palavras!
    Que o tempo, que ninguém, creio eu, jamais vai destruir.
    Longa vida, paz e prosperidade à Terra Lusitana.
    Um beijo a ti, um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Olinda
    Voltar ao mar? Se nem frota pesqueira nos deixaram!...
    Só se for nos submarinos do Portas.
    Pobre Portugal velhinho! Como deve sofrer, lembrando glórias passadas.
    Belo texto.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  13. Talvez os nossos governantes saibam agora a
    solução.....???? Será que vão a tempo???Nã.nã.nã..
    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Todos nos preocupamos com essa solução, mas uma coisa é certa: ela não chegará, por si só, numa manhã de nevoeiro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. OLinda sabe às vezes nós também nos sentimos assim: com muito mais idade do que temos....
    Beijos e boa tarde!!!

    ResponderEliminar
  16. Boa noite Olinda!
    Portugal velhinho....quase mil anos e tantos ensinamentos nos tem dado....
    Gostei do texto, bem reflexivo!
    Beijo,
    Mara

    ResponderEliminar
  17. Sim, Olinda!

    Em relação ao meu poema a casa tanto pode ser de paredes e telhas...

    como nós próprios!

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
  18. Sim, querida Madalena. É bom termos a noção dos nossos limites para sabermos se os conseguimos ultrapassar ou não.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  19. Olá, Irene

    Diz-se que a idade traz sabedoria e que vamos aprendendo com os erros mas cada vez mais estas noções vão sendo esquecidas, não é?

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  20. Uma grande verdade, Carla Fernanda. Ou respeitamos e valorizamos o que é nosso, o nosso património e os nossos valores, ou ninguém o fará por nós.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  21. Bartolomeu, meu amigo

    Obrigada por trazeres aqui este grande filósofo, Agostinho da Silva, com uma visão de futuro que ultrapassa a pequenez do nosso quotidiano.Um projecto colossal em que cada um contribuirá para um todo, respeitando as diferenças: 'todas as coisas várias e a mesma; todos os povos um só e diferentes; todas as características uma e diferentes; todos os ideais diferentes, e um só.» Talvez um pouco como o quinto império de Pe António Vieira e recuperado por F.Pessoa, agora já um império de vontades,cultural, baseado nos valores de todos e de cada um.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  22. Querida Elvira

    Concordo. Uma das vias seria o
    Turismo, bem direccionado, bem programado, procurando limar as arestas que existem, com profissionais competentes e infra-estruturas a condizer.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  23. Querida Ana

    Este seu comentário é deveras muito importante para mim.

    Obrigada por aqui vir.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  24. Obrigada, Ana Karla, por estas suas palavras tão amigas.

    Beijinho

    Olinda

    ResponderEliminar
  25. Lançarmo-nos ao mar de novo??? Temos que nos lançar para todos os lados, mar...terra...ar...Não podemos é desanimar e temos de continuar a luta; não podemos deixar só os governantes tratarem do assunto, pois eles só pensam em si próprios;cada um de nós tem de fazer a sua parte começando por viver de forma diferente, com os pés bem mais assentes na terra.Temos de concordar que temos feito muita asneira, temos vivido gastando acima das nossas possibilidades sem nos preocuparmos com o dia de amanhã; sem uma boa matéria prima não há governante que dê jeito. Também aqui os nossos políticos tiveram culpa; a matéria prima cada vez é de pior qualidade, pois a educação e a saúde, fundamentais para a formação de um cidadão de qualidade, tem sido muito desconsideradas. É triste vermos o nosso Portugal nesta situação, mas tenho esperança que consigamos sair dela. Belo texto Olinda! Muito obrigada pela partilha. Um beijinho, amiga e até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  26. Excelente texto. Teu país, perto do nosso, é já maduro. Ainda assim, o quanto ambos ainda têm a aprender... Acho que é como na nossa vida. Sempre há o que aprender no dia de hoje e no que seguirá.

    Bjs!!

    ResponderEliminar
  27. Olá, Rodrigo

    Palavras muito bonitas as suas. Tem razão, o que interessa realmente é a parte que não pode ser destruída. Esta parte conservamo-la em nós e nos ajudará a encarar todas as dificuldades.

    Grande abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  28. Querida Mariazita

    É esta fé realmente que nos levará,a todos nós, a não soçobrar perante o que temos pela frente. As actividades piscatória e agrícola estão reduzidíssimas em nome de quotas num sistema que já se revelou totalmente inadequado.As importações tomaram conta de toda a actividade comercial e há casos em que se tornaram quase corriqueiras.Ouvi alguém dizer que até importamos:salsa?!! Será verdade? Quanto ao peixe com uma plataforma continental do tamanho que temos seria mesmo necessário importarmos peixe? Teremos de arrepiar caminho e rever-nos talvez em tradições há muito abandonadas.

    Também eu já tinha saudades tuas.:)

    Beijinhos.

    Olinda

    ResponderEliminar
  29. É isso mesmo, George Sand, um misto de memórias e anseios.Lembrança do que foi e do que poderá ser, se assim o quisermos e a conjuntura também nos ajudar...

    Obrigada

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  30. Olá, Antônio

    Lindíssimas as suas palavras e votos preciosos para a Terra Lusitana.Paz, prosperidade e longa vida!É do que precisamos.Ajuizando alternativas e fazendo todos a sua parte, sem excepção, para ultrapassarmos este momento e defendermos o legado daqueles que, no passado, se sacrificaram na construção desta pátria.

    Grande abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  31. Pois, é verdade, Maria, nem frota pesqueira temos! Pescamos à linha? De agora em diante toda a nossa imaginação vai ser pouca para encontrar alternativas.Talvez com muito treino lá cheguemos...

    Obrigada.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  32. Minha querida

    Uma radiografia do nosso Portugal...enfermo mas que vai ultrapassar mais esta etapa.
    Como sempre as tuas palavras tocam profundamente o sentimento de quem ama este País.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  33. É este o grande dilema, Andradarte! Ainda vamos a tempo de evitar a derrocada? Esperemos bem que sim...

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  34. Olá, AC

    Ficarmos à espera que um salvador apareça numa manhã de nevoeiro, dando razão ao sebastianismo, não será solução pela certa...

    Obrigada pela visita.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  35. Olá, Carla

    Também nós,por vezes,nos sentimos assim, mais velhos do que somos quando os problemas se agigantam e não damos conta deles...

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  36. Olá, Mara

    É verdade, velhinho, com quase mil anos...Esperemos que viva muitos mais e que possamos contar aos vindouros que estes momentos de provação foram ultrapassados com valentia, conforme reza a História em relação a outros do passado.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  37. Olá, Vieira Calado

    Obrigada pela visita e pelas suas palavras.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  38. Querida Emília

    Adorei o seu comentário pleno de grandes verdades. Sim, todos nós teremos de arregaçar as mangas e deitar mãos à obra, qualquer que seja a actividade (mar,terra,ar),valorizando as várias áreas da sociedade, nomeadamente, a educação, a saúde, a justiça, aliadas às da economia, como um desígnio nacional.Só assim, com o esforço de todos, levaremos este barco a bom porto.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  39. Olá, Daniele

    É sim, minha amiga,vamos caminhando e aprendendo sempre, qualquer que seja a idade.O segredo estará em exercitarmos esta nossa capacidade, aproveitando os ensinamentos que a vida nos apresenta.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  40. Querida Sonhadora

    Temos de ter pensamentos positivos, sim. Ao mesmo tempo que nos esforçamos, dando o melhor de nós.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  41. Gosto sempretanto de a ler, deste seu tom com que desfia os nossos dias!!
    BJS

    ResponderEliminar
  42. Um auto-retrato dorido...de nós!!!
    Mas "fazer-se ao mar"...eeste povo...para desobrir o que já foi descoberto? Não...teremos de ter alternativss que não essa.

    Um texto sublime...parabéns.

    ResponderEliminar
  43. Bem visto, querida BlueShell. Alternativas precisam-se...

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  44. Olá, Histórias de Nós

    Tantas histórias para desfiar temos nós, não é? Pode parecer um rosário de penas que vamos desfiando, mas há sempre uma esperança a luzir...

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  45. Minha estimada e querida amiga, agradeço as
    suas palavras através do seu comentário.
    Vou efetivamente refletir muito nelas e os
    seus conselhos me ajudarão.
    Às vezes preciso mesmo de sentir algum apoio,
    mesmo que virtual.
    Bem haja.
    Um beijinho e desejo de bom fim de semana.
    Irene

    ResponderEliminar
  46. Muito interessante e bem feito!

    Fez-me lembrar um livro que li, há vários anos, de um autor chamado Edward Rutherfurd, cujo título era "London", em que a cidade de Londres era mesmo a personagem principal. Cada capítulo era uma época, começando por tempos muito primitivos, passando pela era romana, a Idade Média e por aí fora.

    E também se podia fazer o mesmo com um país ;)

    ResponderEliminar
  47. Eu que sou "filha" dessa terra, que está prestes a completar mil anos; sou hoje um gigante desperto, economicamente estável, cheio de recursos, humanos, naturais, mas por muitas vezes sinto um certo desânimo, em função dos desmandos e descaminhos por quem deveria respeitar-nos, mas ao contrário, cospem-nos sobejos e desleixos, com as atitudes corruptas, brincando com a nossa esperança, com o futuro das gerações vindouras... Nós que torcemos tanto por vós, rogamos aos céus, a Deus, a Zeus, aos deuses e às deusas, olhai-por nós!

    Olinda, minha querida pérola d´além mar (na minha perspectiva), seu texto é corrosivo, e cingido de amor ao mesmo tempo; como soem ser os grandes escritos que atravessam os tempos e a nossa alma. Ao término da leitura, arrepiei-me, é um escrito reflexivo, e denota muito bem a apreensão que sentes (que todos os portugueses sentem, e nós de cá também sentimos), e a incerteza de hoje e do que está por vir... Mas temos que acreditar, temos que acreditar!

    Força e coragem!

    E deixo um beijo grande, cheio de carinho!
    smack!

    ResponderEliminar
  48. Olá, Irene

    Desejo-lhe toda a felicidade e paz.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  49. Olá, Cristina

    Que interessante esta informação que me trouxe. Fiquei curiosa e vou tentar saber mais sobre este autor e, eventualmente, encontrar o livro.

    Obrigada.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  50. Canto da Boca

    Minha amiga

    Que intenso e fiel retrato fazes dessa querida terra brasileira,imensa,jovem,forte, com grandes recursos naturais e humanos,... à procura do seu caminho onde impere a justiça social e os mais elevados valores a bem da prosperidade a todos os níveis.

    Palavras lindas, lindíssimas as que me dedicas, a mim e a todos os que vivemos aqui neste velho Portugal que, apesar dos séculos percorridos, se encontra um pouco à deriva, por força de incompetências várias e também de alguma contingência internacional.

    E tens razão, minha querida, temos que acreditar que melhores dias virão e que, com o contributo de todos, conseguiremos virar o vento a nosso favor... :)

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  51. Olinda, não sei se o livro estará traduzido em Português, eu li a versão inglesa. Na altura, fiquei com vontade de fazer o mesmo com a cidade de Lisboa, mas isso implicaria um trabalhão. Se já dá trabalho pesquisar para um romance histórico, para um, deste género, seria bem mais difícil, porque implicaria várias épocas. Mas, quem sabe, um dia... ;)

    ResponderEliminar
  52. Tem razão, Cristina, seria um trabalho de grande fôlego. Mas ver 'esta Lisboa que eu amo...' tratada nas suas mais variadas nuances ao longo dos tempos seria, na verdade,fantástico. Força!

    :)

    ResponderEliminar