domingo, 9 de outubro de 2011

Contagiar almas

Inquietude é o que eu sinto quando a palavra desassossego me vem ao espírito. Também me atrai. Dá-me vontade de fazer coisas, saltar do sofá, ir à janela e espreitar o mundo, decidir coisas, isso, tomar decisões, fazer escolhas… O tempo é de decisões, qual delas a mais difícil. Por isso mesmo já decidi. Está na hora de ler “O Livro do Desassossego” e não confiar apenas em citações e passagens fora de contexto. Ver in loco o que Bernardo Soares teria querido dizer com:


 “Ah! Como eu desejaria lançar ao menos numa alma alguma coisa de veneno, de desassossego e de inquietação. Isso consolar-me-ia um pouco da nulidade de acção em que vivo. Perverter seria o fim da minha vida. Mas vibra alguma alma com as minhas palavras? Ouve-as alguém que não sou só eu?”


Foi com este post que eu iniciei este blog, em 22 de Janeiro. Hoje, o que tenho a dizer é que não li  ainda  o 'Livro do Desassossego', mas continuo com o mesmo desejo. Isto vem a propósito da notícia de que a peça Do Desassossego, inspirada na referida obra, estreada há 10 anos em Lisboa, só agora chegou ao Porto, onde será apresentada pela primeira vez. Estará em cena até domingo. Talvez vá vê-la. A seguir a leitura... Continuamos em época de grandes decisões.


Ver:
Notícia
AQUI

27 comentários:

  1. O Livro do Desassossego é daqueles livros a que se regressa, regressa. Abro-o ao acaso, leio um bocado, fico a pensar, mal consigo seguir em frente na leitura, fecho. Algum tempo depois, outra vez, ao acaso, abro, leio, penso, fico por ali. Fala sobre tudo, também ao acaso e é sempre inesperado, intemporal.

    O seu Xaile não poderia ter começado a ser feito de melhor forma, apelando ao desassossego e a Pessoa. Vai gostar certamente de o ler, acho que fará mesmo o seu género.

    ResponderEliminar
  2. Olinda, este trecho me cativou, embora não tenha lido o livro na íntegra.

    ***

    Possuímos a alma? Ouve-me em silêncio: Nós não a possuímos. Nem a nossa alma é nossa sequer. Como, de resto, possuir uma alma? Entre alma e alma há o abismo de serem almas.
    Que possuímos? que possuímos? Que nos leva a amar? A beleza? E nós possuímo-la amando? A mais feroz e dominadora posse de um corpo o que possui dele? Nem o corpo, nem a alma, nem a beleza sequer. A posse de um corpo lindo não abraça a beleza, abraça a carne celulada e gordurosa; o beijo não toca na beleza da boca, mas na carne úmida dos lábios perecíveis e mucosas; a própria cópula é um contato apenas, um contato esfregado e próximo, mas não uma penetração real, sequer de um corpo por outro corpo… Que possuímos nós? que possuímos?

    ***

    Gostaria de compartilhar um poema contigo, cujo título é "Monólogo da Psique".
    E ao ler teu poste, deu-me vontade em publicá-lo no Vozes. Talvez agora!
    Um fraterno e afetuoso abraço, e um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Isso é que é estrear em grande, não é Olinda?
    Pessoa e as pessoas do Pessoa, dispensam qualquer comentário. E não há uma só pessoa que eu conheça que nao conheça o Pessoa, e sempre cita algo, uma frase, um poema, sempre sabem algo do grande poeta, e se isso não for desassossegar, tocar almas, já nao sei mais então o que será?!

    Um beijão imenso, domingo feliz e vá sim, vá ver a peça, sei que vale a pena, porque a tua alma não é pequena, e nós, seus/suas leitores/as vamos nos deliciar com o que postarás aqui para nós após o espetáculo!

    P.S.
    Moras no Porto??

    ResponderEliminar
  4. Também ouvi a notícia da peça. E também ainda não li o livro. Que pena o tempo não ser elástico. Um abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
  5. Bom dia...estou assim, num desassossego só...preciso me acalmar e acalmar a minha alma tambem...Peço a DEUS graças por esse dia e acalme a alma minha...Bjin e bom domingo!

    ResponderEliminar
  6. Acho que vale mesmo a pena ler O Livro do Desassossego. Tudo o que é de fernando Pessoa vale a pena, penso eu...
    Querida amiga, tem um bom resto de Domingo e uma óptima semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Querida Olinda!
    O Desassossego é que nos tira do lugar e nso faz ir além.... ele é o que nos instiga mesmo... é sendo assim que sempre nos escolha como parceiros.
    Beijos e ótimo domingo!!
    Carla

    ResponderEliminar
  8. Olinda
    Leia "O Livro do Desassossego". Para almas desassossegadas, não há melhor. Pelo menos, sentimos que não estamos sós. O Desassossego faz-nos sentir vivos. Saber que, alguém tão grande também o sentiu, dá a sensação de termos boa companhia.
    Maria

    ResponderEliminar
  9. Oi Olinda, esse livro parece ótimo e estou precisando ler um livro assim. Ando num desassossego as vezes danado...Obrigada pela dica.Desejo um ótimo começo de semana cheio de muitas energias positivas, muita paz e muita luz. Bjs grande !
    Smareis

    ResponderEliminar
  10. Não li o Livro, Olinda, mas sei muito bem é o que é o desassossego...aquela inquietude da alma que não nos larga e que muitas vezes nem sabemos por que a temos.Às vezes essa inquietude nos faz avançar, mas outras vezes nos desassossega demais e ficamos inertes à espera que passe. É assim a vida...é assim o ser humano sempre inquieto, sempre insatisfeito. Um beijinho, amiga e uma semana o mais quieta e sossegada possível.
    Emília

    ResponderEliminar
  11. Bom dia.

    A nossa alma infinita é tão vulnerável...

    Um grande abraço.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    Estou lhe seguindo.

    ResponderEliminar
  12. Olinda estamos sempre contagiando ou sendo contagiados pelos outros...uma troca de energia rola o tempo todo no mundo entre as pessoas.
    Beijos,
    Carla

    ResponderEliminar
  13. Olinda,

    Não percas a oportunidade! É simplesmente fantástico! E como aqui no Porto a oferta cultural cada vez é mais escassa, aconselho vivamente que vás assistir a este grande espectáculo!

    Beijo!
    AL

    ResponderEliminar
  14. Cara Olinda, estou igual!! Já tenho o Livro do Desassossego todo desassossegado de viés na prateleira à espera que eu me decida a lê-lo, há mais de 2 anos!! Pego, abro, folheio, olho...e vai de volta para o seu lugar a espreitar-me!
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. É melhor ler.

    Mesmo antes de ver a peça.


    Bjsss

    ResponderEliminar
  16. Minha querida

    Como quase todos, tenho o livro,li alguns pedaços, mas não tudo.
    Mas a propósito de Pessoa, vai estrear em Lisboa no Cinema São Jorge dia 14 de Novembro, um filme sobre Fernando Pessoa...que por acaso o protagonista é o meu filho.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  17. Oi Olinda passei pra desejar um exelente resto de semana cheio de coisas boas. Bjs grande!

    PS.registrado pra ler o livro.

    ResponderEliminar
  18. Boa noite, Olinda
    Hoje venho convidar-te a participar numa brincadeira que me foi endossada pela minha amiga Carla Ceres.
    Vai AQUI
    para te inteirares.
    Espero que a ideia te agrade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Pessoa é imperdível, minha amiga. Vá e aproveite.

    beijo

    ResponderEliminar
  20. Obrigada por mecionar o facto da peça vir ao Porto.
    Julgo ser possível ir ver.

    Beijinho
    Ana Sofia

    ResponderEliminar
  21. É o desassossego que mais nos impele a avançar.
    :)

    Bjinhs

    ResponderEliminar
  22. Olinda, espero que já esteja a ler! Eu conto recomeçar a ler, para além da "Visão", ainda esta semana, tem de ser!
    Beijinhos, bom sábado!
    Madalena

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde, querida amiga Olinda.

    Eu também preciso ler esse livro.
    Sou uma pessoa tão sem ação...
    Devagar, quase parando!

    (Muito obrigada pela honra da sua visita, e pelas belas palavras).

    Tenha um lindo fim de semana, abençoado.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  24. Querida amiga tantas vezes o desassossego é tanto que o sono tarda a vir, mesmo o cansaço sendo muito.
    Hoje deixei no meu cantinho “SELINHOS – Presentes dos AMIGOS” - http://maria-selinhos-presentesdosamigos.blogspot.com/2011/10/selo-de-qualidade-este-blog-e.html - um miminho especial é o “Selo de Qualidade”, o seu cantinho merece pois é um espaço onde a qualidade e o bom gosto estão sempre presentes em todos os posts.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  25. Qurida Olinda um ótimo final de tarde!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  26. Querida amiga Olinda, desejo-te um bom domingo.
    Com muito sossego...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  27. Meus amigos

    Tenho andado um pouco afastada deste meu blog, por motivos que se prendem com avisos de vírus e bloqueios. Muitas vezes nem conseguia entrar. Outras, era o só tempo de publicar os vossos comentários e depois, pronto...desaparecia. Parece que esta situação já acalmou.

    Agradeço a vossa presença aqui, os vossos comentários sempre tão oportunos, as vossas sugestões...

    Irei aos vossos blogues deixar uma palavrinha..

    :)

    Olinda

    ResponderEliminar