quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sol da Terra

Uma Revista lançou esta pergunta a António Manuel Ribeiro, vocalista e músico dos UHF: O que vê nesta imagem? A imagem, lindíssima, retrata uma indiana a trabalhar num campo de girassóis, em Kunwarpur. Eis o que o artista viu perante a imagem e que também nós veremos com a luz da nossa imaginação, visto eu não ter podido capturá-la. Penso que vale a pena lermos estas palavras, tão simples, tão naturais e tão...poéticas: 


Olhar o Sol

Podia ser poeta e tocar-te as mãos
Segurar-me em teus dedos esguios
Que tocam o Sol da Terra
Ser lápis ou pincel e deixar-me na
Aguarela que a manhã desperta
Desvendar o teu rosto, soprar o véu,
Deixar-me ser teu
A correr sem me perder pelo manto
Doirado de pétalas


António Manuel Ribeiro

    Vocalista e músico dos UHF



Revista Única, p.8, de 18/06/2011
A imagem está referenciada
como:Fotografia Rajesh Kumar/AP

26 comentários:

  1. Oi, Olinda
    Na minha opinião, talvez tenha sido
    melhor voce não ter capturado a imagem
    do campo de girassóis. Possivelmente,
    eu não teria me encantado tanto, só com
    o belo poema de Antônio Manuel Ribeiro.
    Minha atenção se voltaria mais para os
    girassóis e a indiana...

    Já vi a beleza de um campo de girassóis
    na India, não em Kunawarpur, vi em Goa...
    Tenho fotos, eu à frente, claro...

    Boa noite,
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, Olinda querida!
    Que belas palavras...de um sensibilidade infinita!
    Obrigada por compartilhar.
    beijo,
    mara

    ResponderEliminar
  3. Também achei uma maravilha e me impressionou a beleza da fotografia na «Única».

    Ainda bem que destacou.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Querida Olinda:
    Como os poetas sabem dizer aquilo que nós, simples mortais, nem ousamos pensar!
    As suas escolhas são sempre belíssimas e muito suaves.
    Um abraço cheio da paz que este poema me ofertou.

    ResponderEliminar
  5. Olinda, como artista sensível que é, ele vê um quadro que nossas mentes talvez não entenda num primeiro momento...
    Mas a alma, essa sim, recolhe para si, as mais esplendidas traduções do seu olhar...
    Penso que seja isso, pois vislumbrei uma imagem das mais belas.
    Um fraterno abraço e muita luz em teus caminhos.

    ResponderEliminar
  6. :)
    Quando a poesia nos vem tocar na alma!
    Lindo!

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Bartolomeujunho 24, 2011

    E poder ser esse girassol que colhes
    com a doce gentileza do teu gesto.
    Ser o motivo, a razão porque te dobras
    E me estendes as tuas mãos, os teus dedos.
    Viver sempre, na morada dos teus olhos
    Mesmo que guardadado no fundo do teu cesto
    Mas, estar ao teu lado quando acordas
    E espantar durante a noite, os teus medos.
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Um toque de alma em poesia
    na imaginação de uma bela fotografia...
    girassóis com a cor da luz
    que o teu delicado ser seduz
    ao dedilhar na partilha
    tornando o coração a maravilha
    em que o amor canta
    teu sol, que a todos encanta

    Bjitos com carinho ó Linda :))

    ResponderEliminar
  9. Olá, Lúcia

    Tem razão, por vezes a nossa imaginação nos leva mais além...
    Lindo, ter andado por lá, em Goa, e ter sido fotografada junto a um campo de girassóis. Sei da sua ligação a Goa, mais um motivo para o seu comentário ser muito especial quando se trata de 'retratar' pessoas e coisas que dizem respeito àquelas paragens.

    Beijos e bom fim de semana.

    Olinda

    ResponderEliminar
  10. Olá, Mara

    Obrigada pela visita e pelo comentário.
    Todos os dias nos encantamos com os lindos poemas com que somos presenteados...

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  11. Olá, Ana

    Engraçado, pois então viu a Única!
    Exortei os nossos amigos a usarem a imaginação, o que quer dizer que a Ana e eu estamos em vantagem... :))

    Beijos e um bom sábado.

    Olinda

    ResponderEliminar
  12. Olá, Isabel

    Com palavras sempre lindas a prestigiar este meu espaço!
    Os poetas têm sempre um jeito especial para exprimirem os sentimentos e aquilo que visualizam, compassados com as batidas do coração.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  13. Olá, Antônio

    Com a mente aberta e os olhos da alma conseguimos alcançar outras dimensões...Então quando se é poeta, tudo se conjuga para um quadro perfeito.

    Abraços

    Olinda

    ResponderEliminar
  14. Querida Fa

    É sim, 'quando a poesia nos vem tocar a alma' tudo se torna mais luminoso.

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  15. Bartolomeu
    Baile sem peso

    Meus queridos e talentosos amigos,

    Não sei que vos diga! Fiquei muito emocionada com as vossas réplicas.Dá a ideia que escreveram esses dois poemas com uma facilidade imensa ( com rimas e tudo). E que grande sensibilidade sai de cada palavra!

    Meus amigos, vou ter que postar, um dia destes, estes vossos lindos poemas. Importam-se?

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  16. Amiga Olinda, excelente escolha como sempre. Um poema como este não necessita imagem, pois sente-se e vê-se com o coração.
    "Poesia é quando uma emoção encontra o seu pensamento e o pensamento encontra palavras." (Robert Frost)
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  17. Olinda, figurar num post teu, ao lado da minha estimada amiga, poetiza "Bailarina-Sem-Peso", é para mim um duplo prazer!
    ;)

    ResponderEliminar
  18. Olá, como está?

    Para responder à sua perguntar socorri-me deste meio, já não tenho o seu mail.

    Os meus livros mais antigos estão todos esgotados, excepto “Poemas Primeiros” que é uma reedição/selecção dos meus primeiros livros, de 61 e 62. Dos mais recentes, tenho exemplares de “Transparências”, “Terrachã”, e o livro/catálogo “as cores do poema”, da minha exposição (que tem as miniaturas dos quadros e a integral dos textos originais, e é todo em papel couché). Custam 5 euros cada. Eu pago sempre os portes de correio.
    O meu livro recentemente publicado no Brasil “Por detrás das Palavras”, é uma 2ª edição. A portuguesa está esgotada. Tal como “Viagem atravez da Luz”, ed. Papiro, custam 10 euros cada. Claro que seguem dedicados e assinados para quem assim o deseje.
    Também ainda tenho exemplares do meu best seller, “Merdock, um cão em Faro, nos anos 50”, um conto, que está em 3ª edição. Mas só tenho exemplares da 2ª! Custa 5 euros.

    * Para aquisições de dez ou mais euros, envio um livro outro, a título de gostosa oferta.

    Desejo-lhe um bom resto de fim de semana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Amiga,

    São tantas, e tantas, e tantas as interpretações, de acordo com nosso estado de espírito. Para senttir o belo, entretanto, há que se ter sensibilidade.

    Bjs!!

    ResponderEliminar
  20. Lindos versos com muita sensibilidade, gostei muito. Beijos e ótimo começo de semana.

    ResponderEliminar
  21. Querida Maria

    Gosto das suas visitas e comentários que trazem sempre uma nota de paz e optimismo.

    Uma boa semana.

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  22. Olá, Bartolomeu

    O prazer é meu.

    :)

    Olinda

    ResponderEliminar
  23. Caro Vieira Calado

    Agradeço-lhe imenso o ter vindo 'trazer-me' as informações que eu lhe pedi. :)

    Irei ao seu blog em breve.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  24. Querida Daniele

    Tem toda a razão.Se no momento da criação o poeta tem determinados propósitos, depois o resto é connosco...cada um lê o poema conforme a sua própria sensibilidade.

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  25. Olá, Álvaro Lins

    Não há dúvida.O poeta vê sempre mais que o comum dos mortais...

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar