"Quem escreve constrói um castelo,
quem lê passa a habitá-lo."
Lembrando-me da Comemoração do Mês do Amor promovido pela amiga Rosélia, no Blogue AmorAzul, em que o primeiro tema era "Castelos", chamou-me a atenção a notícia de que ao Castelo de Neuschwanstein, na Baviera, que servira de modelo a Walt Disney, na Disneylândia, para o castelo da Bela Adormecida, tinha sido atribuído o galardão de Património Cultural Mundial, pela Unesco.
Castelo de Neuschwanstein
Aliás, essa honra coube a mais dois castelos da Baviera: o Linderhof, mais pequeno, mas o mais pessoal dos castelos reais; e o Herrenchiemsee, o projecto mais ambicioso do rei Luis II, sendo Versailles o modelo, com o intuito não de copiá-lo, mas de superá-lo.
Ludwig Otto Friedrich Wilhelm von Bayern, apelidado de "Rei de Conto de Fadas", subiu ao trono aos 18 anos, em 1864, e apesar da Baviera ser submetida pela Prússia e absorvida pelo Império Alemão, continuou sem se interessar pelos assuntos de Estado, concentrando-se em projectos artísticos e arquitectónicos.
Um outro motivo que me leva realmente a referir esse castelo é o facto de, numa mansão de luxo na região de Sintra (donde retirei o Palácio da Pena para o meu post de participação), existir uma réplica oficial do castelo da Disneyland Paris, projecto autorizado pelo próprio parque francês nos anos de 1980.
Consta que esta réplica se deve à vontade do proprietário, de então, de fazer um gentileza à filha, trazendo para a sua casa o icónico castelo.
Embora com um mês de atraso, penitencio-me com esta publicação mas, ao mesmo tempo, com um toque romântico como é óbvio, tendo em conta o mês em questão.
Abraços, caros amigos.
Olinda
====
Ver os 3 castelos- aqui
Castelo da Cinderela - no Walt Disney World Resort, Florida
Castelo da Bela Adormecida - Disneyland - Califórnia, Paris, Hong Kong
Sem comentários:
Enviar um comentário