quinta-feira, 30 de maio de 2024

Busque amor novas artes...



Busque amor novas artes, novo engenho,
para matar-me, e novas esquivanças;
que não tirar-me as esperanças,
que mal me tirará o que eu não tenho.

Olhai de que esperanças me mantenho!
Vede que perigosas seguranças:
que não temo contastes nem mudanças,
andando em bravo mar, perdido o lenho.

Mas, conquanto não pode haver desgosto
onde esperança falta, lá me esconde
amor um mal, que mata e não se vê;

Que dias há que na alma me tem posto
um não sei quê, que nasce não sei onde,
vem não sei como, e dói e não sei porquê.




Dizia com razão Faria e Sousa que os 11 primeiros versos deste soneto eram dignos do seu mestre, Camões, mas que o último terceto era digníssimo de Apolo, o deus que presidia à inspiração poética.
 
Efectivamente, o soneto versa de modo engenhoso e subtil as vicissitudes do amor e o papel da esperança nesse jogo arriscado, que o poeta compara ao naufrágio dum mar temprestuoso. Às esquivanças do amor o namorado opunha, ou fingia opor, um certo desprendimento, vizinho da indiferença. 

Pura ilusão: era uma "perigosa segurança", que o amor, avesso à indiferença, se encarregava de desfazer, instilando-lhe na alma os germes do sofrimento.

In Líricas, Selecção prefácio e notas de Rodrigues Lapa
Pg.46




- Miragem -



===
Lembro-me desta canção numa telenovela brasileira...Gosto muito dela.

. Comemoração, neste ano, dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões

14 comentários:

  1. Bom dia de Paz, querida amiga Olinda!
    Música linda.
    O soneto é belo e os últimos versos são verdadeiros...
    Vamos buscando "um não sei o quê" que tanto nos contempla.
    "O amor, avesso à indiferença".
    Hoje assisti uma roda de debate cujo tema era "vínculo fantasma". Pessoas que criam vínculos e desaparecem do nada deixando uma dor eterna no coração do outro.
    A indiferença fere demasiadamente.
    Boa comemoração aos 500 anos de Camões.
    Boas férias, Amiga!
    Tenha dias abençoados e felizes!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosélia
      Aqui temos o nosso Camões com os seus males de amor
      que ele sabe versejar tão bem.
      Nestes dias de Junho, durante a minha ausência, resolvi
      manter o "Xaile de Seda" activo com Sonetos do grande Luís
      de Camões entre as publicações do desafio que nos propôs:
      Os Duetos Amorosos. E pelo que vejo correu tudo muito bem,
      pelos comentários que encontrei. Os meus amigos, corajosamente,
      vieram aqui e deixaram as suas palavras. Adorei.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  2. Olá, querida querida Olinda,
    não tem como confundir um soneto de Camões,
    quando comecei a ler, não tinha visto seu nome embaixo,
    mas não tive dúvida e pensei logo...
    "é do grande Camões!"
    O vídeo é lindo, sim.
    Uma partilha e tanto, querida amiga, obrigadíssima!
    Uma feliz semana,
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taís
      Tem razão. Não há confusão possível.
      A sua forma de escrever é única.
      Desde o primeiro verso já sabemos de
      quem se trata.
      Muito obrigada pela sua presença, minha
      amiga.
      Estive de férias e agora estou a actualizar
      os comentários.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  3. Melancólico poema. Me gusto el video.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, J.P. Alexander.
      Melancólico mesmo.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  4. O tempo passa, os tempos tornam-se diferentes mas os sentimentos mantêm-se iguais.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é assim. Os sentimentos são sempre os mesmos.
      Um abraço
      Olinda

      Eliminar
  5. A Lírica de Camões é inesgotável e maravilhosa!
    A canção é linda mas não me lembro dela.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Rosa dos Ventos.
      Não nos cansamos de a ler.
      Soa sempre nova.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  6. Um. Belo soneto de Camões. Quiçá, a pensar nos amores que passaram por ele. Ou mera imaginação poética, que é apanágio de todos os poetas.
    Seja qual for a realidade que está por traz destes belos poemas, Camões, era um génio!
    Igualmente muito bonito este vídeo. Não conhecia, mas gostei muito.
    Excelente partilha, amiga Olinda.

    Continuação de ótima semana e boas férias!

    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, poderá ser imaginação e inspiração poética. :)
      Cada um de nós toma-o para si conforme os nossos
      desaires, os nossos desenganos ou decepções...
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  7. Um "post" sério e bem fundamentado...como é o seu timbre!
    Linda, a música.
    Beijinho e continuação de boas férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida Ana, pelo comentário.
      Já estou por cá. Gostei muito da tua
      presença aqui no Xaile.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar