quinta-feira, 18 de abril de 2024

Ser livre





Eu não nasci com fome de ser livre. Eu nasci livre - livre em todos os aspectos que conhecia. Livre de correr pelos campos perto da palhota da minha mãe, livre de nadar num regato transparente que atravessava a minha aldeia, livre de assar maçarocas sob as estrelas e montar os largos dorsos de bois vagarosos. Contanto que obedecesse ao meu pai e observasse os costumes da minha tribo, eu não era incomodado pelas leis do homem nem de Deus. (...) 

Só quando comecei a aprender que a minha liberdade de menino era uma ilusão, quando descobri, em jovem, que a minha liberdade já me fora roubada, é que comecei a sentir fome dela. (...) Calcorreei esse longo caminho para a liberdade. Tentei não vacilar; dei maus passos durante o percurso.

Mas descobri o segredo: depois de subir uma alta montanha apenas se encontram outras montanhas para subir. Parei aqui um momento para descansar, para gozar a vista da gloriosa paisagem que me rodeia, para voltar os olhos para a distância percorrida. Mas só posso descansar um momento, porque, com a liberdade, vem a responsabilidade, e não me atrevo a demorar, pois a minha caminhada ainda não terminou. (...) 

Ser livre não é apenas livrar-se das próprias grilhetas, mas viver de uma forma que respeite e promova a liberdade dos outros. (...) Eu não tinha a menor dúvida de que o opressor tinha de ser libertado tanto quanto o oprimido. Um homem que tira a liberdade de outro homem está prisioneiro do ódio, está fechado atrás das grades do preconceito e da estreiteza de vistas.

Não sou verdadeiramente livre se estou a tirar a liberdade a alguém, tão certamente quanto não sou livre quando me é roubada a minha humanidade. Tanto o oprimido quanto o opressor são espoliados da sua humanidade.


Nelson Mandela,
in 'Long Walk to Freedom
(1994)'




Ser livre não é apenas livrar-se das próprias grilhetas, 
mas viver de uma forma que respeite e promova a liberdade dos outros. 

Se tivéssemos isso em atenção penso que seríamos mais felizes. Contudo, nem sempre atribuímos essa obrigação ou responsabilidade a nós próprios. 
Ficamos à espera que sejam os outros a tomar a dianteira ou a pensar que essoutros é que falham.

Nestes 50 Anos de Abril, Nelson Mandela não podia faltar aqui, no Xaile de Seda. E embora diga coisas que outros já terão dito, por outras palavras, nas publicações precedentes, tem um sabor especial a forma como as diz e ainda mais sabendo nós a sua história de vida.

 

NINA SIMONE



Feeling Good




***


Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 – Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Subsaariana, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou "Tata" ("Pai"). aqui





====
Texto-Citador

12 comentários:

  1. Olá, querida amiga Olinda!
    Há tanto elemento notável de reflexão no tema de hoje escrito por Mandela!
    Estou percebendo que tudo na vida é de mão dupla.
    Vivemos tentando não errar e erramos no alvo.
    Saciamos nossa sede de algumas coisas e pisamos em cima da liberdade alheia.
    Muito interessante a associação que ele faz de Liberdade e Humanidade.
    Seríamos sim muito mais felizes se a equidade reinasse na face da Terra.
    O egoísmo é tão sorrateiro que cerceia a nossa liberdade e a do semelhante.
    Bela sua comemoração ao 25 de Abril.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade, é preciso saber usar a liberdade.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Excelente escolha! Para além de tudo um homem que soube perdoar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Muito lindo e Mandela não poderia mesmo faltar. Ele diz tudo com seu jeitinho especial de falar...Gosto! Ótimo dia! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Olinda,
    Um texto genial sobre o conceito de Liberdade do Grande Nelson Mandela.
    Nenhum Homem pode ser livre se ao seu lado viver um povo oprimido.
    Há que deixar que as garras da opressão sejam libertas para que as ambas as partes possam gozar do sabor que a Liberdade oferece a todos os povos e que não tem preço.
    Um beijo.
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Que texto maravilhoso, querida Olinda!
    Quase uma oração...o sentido de liberdade está dado, tudo isso!
    Mandela, espetacular sempre - tudo que viermos a ler dele.
    Um bom restinho de semana, querida amiga!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Um texto de grande esclarecimento político escrito por um homem que provou a sua dimensão no percurso de uma vida.
    Uma homenagem a que me associo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. " O que é a liberdade? " pergunta o menino ao Pai e, neste texto, Nelson Mandela responde com exactidão a essa pergunta. E ele soube muito bem o significado dessa palavra. Não há liberdade sem responsabilidade e, infelizmente, muitos não sabem respeitar essa liberdade por nós conquistada a 25 de Abril, achando que esse bem adquirido lhes dá o direito de fazerem o que lhes apetece, sem o mínimo de consideração pelos outros: vão para as ruas e destroem os bens que encontram pela frente, roubam, destratam seres frágeis como idosos e crianças, matam por nada. No meu último post falei da " FOME " e no actual ABRIL é o tema, Abril, mês em que conquistamos a liberdade e parecendo que não há ligação entre os dois, vem Mandela que escreve " Não sou livre quando me é roubada a minha humanidade..." Onde está a humanidade de quem deixa o seu povo morrer de fome? Como pode sentir-se livre aquele que não tem pão sobre a mesa? Onde está a dignidade que lhe foi prometida aquando da conquista da tão afamada liberdade? Tanta gente na miséria, querida Olinda....
    Como podem esses tantos sentirem-se livres? E tens razão, Amiga...se calhar também erramos muito quando nos abstemos, deixando a culpa dos males da nossa sociedade só para os outros. Façamos a nossa parte, então! Como sempre, uma publicação de excelência, homenageando um verdadeiro líder que, apesar do tanto que sofreu, nunca perdeu a sua HUMANIDADE
    Amiga, obrigada por teres trazido Nelson Mandela e tambem pelas lindas músicas. Fica bem, com saúde para todos vós, sempre. Beijinhos mil
    Emilia


    ResponderEliminar
  9. Falar de Liberdade nunca é repetitivo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Olinda, minha amiga,
    as palavras de Mandela são de uma sabedoria que todos deveríamos levar em conta. Talvez outros o tenham dito, mas quando os testemunhos de vida não correspondem aos belos discursos...de pouco valem as palavras. Ao contrário, Mandela foi fiel ao que disse.
    Nina Simone é espantosa.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, amiga Olinda
    Nelson Mandela, foi o grande exemplo para toda a humanidade.
    Um homem de coragem sem igual, que lutou contra um regime cruel contra a descriminação racial e pela liberdade do seu povo.

    Gostei muito desta postagem!
    Deixo os meus votos de feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar