sábado, 13 de abril de 2024

A Verdadeira Liberdade do Homem





Nunca acreditei que a liberdade do homem consiste em fazer o que quer, mas sim em nunca fazer o que não quer, e foi essa liberdade que sempre reclamei, que muitas vezes conservei, e me tornou mais escandaloso aos olhos dos meus contemporâneos. Porque eles, activos, inquietos, ambiciosos, detestando a liberdade nos outros e não a querendo para si próprios, desde que por vezes façam a sua vontade, ou melhor, desde que dominem a de outrem, obrigam-se durante toda a sua vida a fazer o que lhes repugna, e não descuram todo e qualquer servilismo que lhes permita dominar.

Jean-Jacques Rousseau
in 'Os Devaneios do Caminhante 
Solitário'


***
 
 
A pedra angular da teoria de Rousseau é a volonté générale, vontade colectiva da comunidade, diz-nos Christiane Zschirnt*, conceito que pode levar um líder delirante a transformá-lo num regime totalitário. 

Por exemplo, Robespierre, o líder dos jacobinos na Revolução Francesa soube levá-lo ao limite, instituindo o seu reinado de terror (La Grande Terreur), sem nada a ver, rigorosamente, com o pensamento deste grande teórico.



Ma Liberté


Serge Reggiani
(Autor: Georges Moustaki)


***



Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo social, teórico político e escritor suíço. Foi considerado um dos principais filósofos do Iluminismo e um precursor do Romantismo. Em sua obra mais importante "O Contrato Social" desenvolveu sua concepção de que a soberania reside no povo. Ver mais




===
Citador - texto
O título do post,"A verdadeira liberdade do Homem" encima o excerto, na fonte.
*Obra citada:Tudo o que é preciso ler..

12 comentários:

  1. Muito interessante, como sempre são as suas publicações.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite de Paz, querida amiga Olinda!
    Adoro ouvir músicas em francês, são doces.
    "Nunca fazer o que não quer".
    Dizer não, em certas circunstâncias, é um ato de coragem grandioso. Como custa "desagradar"...
    Por outro lado, o fazer o que não se quer pode até causar sofrimento gigante no semelhante.
    Temos que ter certeza e consciência se o que fazemos por obrigação não vai ferir o outro.
    Haja prudência e determinação!
    Servilismo e dominação não são liberdade, muito pelo contrário, é escravidão.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno.

    ResponderEliminar
  3. Profundo poema. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  4. Falar sobre liberdade é sempre interessante! Gostei de ler ! Ótimo fim de semana! beijos, chica

    ResponderEliminar
  5. Estive a ler sobre Rousseau e concordo...." o homem nasce sempre bom", mas, à medida que cresce vai sofrendo influência do meio onde está inserido e mudando a sua maneira de ser. Muitos, por ganância pelo dinheiro e poder tornam-se verdadeiros déspotas, massacrando o seu povo não lhes dando sequer a liberdade de escolher o que vestir; em pleno século XXI vemos, infelizmente, muitos casos desses. Costumo dizer que a criança, quando nasce, será aquilo que receber, em casa, pela educação que lhe for dada pelos pais e principalmente pelo exemplo que deles receber; na maioria dos casos, um ambiente saudável, em casa, fará dela um adulto responsável e respeitador, mas há casos em que isso não acontece, porque depois, outros factores a modificam; não é forte o suficiente para dizer um Não áquilo que sabe estar errado. O mal do mundo, querida Olinda, é não saber o verdadeiro significado da palavra Liberdade, pensando que ela nos dá o direito de fazermos o que bem quisermos; hoje, nos países considerados livres, reclama-se por tudo e por nada, as greves são constantes, tantas vezes não respeitando " os serviços mínimos " e, não contentes com isso, fecham estradas, destroem bens públicos , provocam tamanhas desordens que as forças de segurança têm de agir. Não sou contra as greves, mas há que ter consciência dos transtorno que causam aos que precisam de trabalhar; eles também são pessoas livres e portanto os protesto têm de ser feitos de modo civilizado, com sensatez e equilibrio, " A nossa liberdade termina onde começa a do outro " e, infelizmente não é isso que acontece; depois, ficamos admirados quando certos partidos conseguem um tão grande número de votos...se vivessemos em ditadura, não teríamos tanta violência, tantos desmandos, tantas pessoas agredindo outras num simples jogo de futebol. Não penso assim, mas aceito que muita gente esteja cansada da dita Democracia. Querida Amiga, desculpando-me pela minha ausência, dou-te os parabéns pelo post tão pertinente; estamos perto do 25 de Abril, data importantíssima para o povo português que conquistou a tão desejada LIBERDADE e o fim da guerra colonial que tantos jovens matou. Um beijinho e um bom fim de semana, com tranquilidade e saúde, sempre
    Emilia 🌻 🙏



    ResponderEliminar
  6. É necessário acrescentar aos Dez Mandamentos a crença de Jean-Jacques Rousseau. A justeza das "coisas" deve ser tornada realidade para que a "tal" liberdade seja atitude válida. Não é bem o que por cá se sente, mas seria óptimo que se ensinassem as crianças grandes que o que vale é o respeito pelo próximo.
    Grato pela partilha, Olinda.

    Beijo,
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  7. Sábia e interessante reflexão de Jean jacques-Rousseau.
    Efetivamente, termos liberdade é não sermos obrigados a fazer aquilo que não queremos.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Gostei de ler. Obrigada pela partilha!!
    .
    "A esperança no meio do caos"
    Beijo, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Postagem interessante, Olinda
    Gostei imensamente
    Te desejo uma abençoada semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderEliminar
  10. Também acho que nunca fazer o que não se quer é que é a verdadeira liberdade.
    Uma boa reflexão, gostei de ler.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Claro que estou de acordo com Jean-Jacques Rousseau. Foi um filósofo sempre cheio de lucidez e preocupado com o lado social daquilo que observava. Sempre excelente aquilo que publica, minha Amiga Olinda.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  12. Música bonita, compondo a ótima reflexão. "Conhecereis a verdade e verdadeiramente sereis livres." João 8.32
    Grande abraço

    ResponderEliminar