quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Bordados Poéticos






Vem, senta-te aqui, minha querida,
Vamos bordar mais um dia no pano da vida.

O desenho tem flores de amor e carinho,
E o tecido é aveludado como o teu beijinho.

Escolhi as linhas nos tons dos afectos
mas a agulha trespassa meu medos secretos.

Sabes, às vezes é preciso "bordar a vida" para
                     não desistir...

Vem, aconchega-te a mim,
nao bordes com "ponto atrás" as horas sem fim.

A primavera não tarda, hoje é outro dia,
vamos debruá-lo com o "ponto matiz" da alegria.

E nas noites solitárias e frias,
não esqueças de debruar em "ponto cheio" as horas
                      vazias.

Sabes, às vezes é preciso "bordar a vida" para
                      não desistir...


Fernanda Maria
pg20






Bordo meus pensamentos,

em cores dos meus afetos.

Minha agulha é delicadeza,

minha textura é gentileza.


Os temas são meu cenário,

montanhas, campanário.

O inverno insiste em ornar

minha guarnição no tear.


Assentada, eu componho,

não sinto medo, eu sonho.

Com um recamar singelo,

versos florais, poema belo.


Rosélia Bezerra
pg 21







Queridas amigas, 

Fernanda Maria e Rosélia


"Bordados Poéticos" entusiasmou-me. Fala da Vida, de como se vai dando um ponto de cada vez, passo a passo, pensamento a pensamento, construindo-a, pois ela está sempre em construção, como bem o demonstram.

Para vós, esta pequena homenagem pelo vosso último livro de parceria, "ENTRE NÓS II".

Desejo-vos sucesso.

Beijinhos
Olinda





====
Nota: 
Os poemas foram inseridos segundo a ordem no Livro, "ENTRE NÓS II", bem como os "bolds" constantes do primeiro poema.

Imagens: pixabay

38 comentários:

  1. Que lindo carinho e homenagem bem merecida às queridas Fê e Roselia! Os bordados poéticos lindos!

    beijos praianos às três! Linda tarde! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, querida amiga Chica.
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️💐

      Eliminar
  2. Querida amiga Olinda, boa tarde de paz!
    Alegrou e muito minha tarde...
    Começo pela música que amo ouvir e o ritmo tem tudo a ver comigo. Adorei o suingue baiano na veia, como minha avó tinha e que,noite sorte, eu herdei.
    Ah? Como você me alegrou, minha amiga, em meio às dores do pezinho dodói.
    Tudo tão elegantemente colocado por você...
    É uma prioresa da postagem artisticamente bem postada.
    Sua escolha de um dos muitos poemas do nosso segundo livro foi muito bem escolhida e justificou magnanimamente.
    Vou lhe retribuir na proxima semana.
    Estou emocionada, além de encantada.
    Como você sabe valorizar o que escrevemos com o coração nas mãos.
    Ah! Minha querida. Já doamos livros e nenhum amigo ainda postou nada deles. Sua gentileza é extraordinária. Você, além de comprar, ainda teve este cuidado tão fraterno. Também gosto de fazer assim com todos os que recebo. É o mínimo da ética, apesar de não ser obrigação.
    Só mesmo Deus a lhe retribuir tal delicadeza.
    Muito nos honrou em prefaciar nosso segundo livro. Ficou muito lindo seu prefácio. Sua competência encanta a todos, minha amiga do 💙.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com gratidão e estima
    😘🕊️🌻🌸🏵️💮💐






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. * por sorte, euherdei
      **Ah!
      Estou no celular e o corretor nos trai muito.
      😘

      Eliminar
  3. Querida, voltei para lhe dizer que seu incentivo em nos mostrar como foi tocada em seu âmago pelos nossos poemas só nos dá forças para prosseguirmos escrevendo.
    Por outro lado, a catástrofe aqui recente me enche de compaixão.
    Só fica o desejo de ser grata a Deus por tantas bênçãos que temos e, através do seu post, mais uma nos chega, ameniza um pouco as tristezas pelas catástrofes mundiais e nacioniais
    A mana Fê é um presente em minha vida. Fico até sem palavras. A esta altura da minha vida, ganhar um irmã de alma é um bálsamo e Você não fica atrás.
    Gratidão mil às duas s.
    💙💙😘😘💐💐

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosélia
      Emocionada pela sua grata presença e pelas palavras belas com
      agracia esta publicação. Eu é que me sinto privilegiada por ter a
      oportunidade de ler e apreciar os vossos belos poemas, como o
      que publiquei. Escolhi-o de entre muitos, belíssimos, tendo em conta a perspectiva de construção e reconstrução desta vereda chamada vida, umas vezes espinhosa e outras cheia de compensações.
      Tem razão ao referir as catástrofes que acontecem um pouco por todo o lado, aí no Brasil, e agora em Marrocos com o sismo que já ceifou muitas vidas. A nossa compaixão e solidariedade, outra forma
      de amor ao nosso próximo.
      A querida Fê é uma pessoa belíssima, valorosa, com uma coragem
      imensa. As duas fazem uma dupla preciosa.
      Tudo de bom é o que vos desejo.
      Com saúde.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  4. Belos poemas e bela música!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, querida Rosa dos Ventos.
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️💐

      Eliminar
  5. Que publicação encantadora!
    Durante um período vou divulgar Blogs
    que aprecio.
    Se desejar visitar deixo aqui o link:
    https://ressurgidodascinzas.blogspot.com/
    Desejo um ótimo fim de semana e
    e deixo Bjins de gratidão
    por essa convivência literária.
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, querida amiga Cátia.
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️💐

      Eliminar
    2. Olá Catiaho
      Não deixarei de ir visitar o blog.
      Muito obrigada.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  6. Fiquei encantada com o primeiro poema, nem imaginando que era da querida Amiga Fê e logo de seguida aparece um outro da querida Rosélia. Os dois belissimos. A vida é isso mesmo, um pano em branco que vamos bordando a cada dia que nos for dado; não sabemos o tamanho do pano, mas temos a certeza que é para bordar usando todos os pontos que conhecermos, menos o ponto atrás, pois a agulha não " correrá nessa direcção; usemos o ponto pé de flor, o ponto cheio nas horas vazias e, sempre que possivel com cores coloridas, matizando de alegria as bordas do pano; neste mundo conturbado, com tanta miséria humana, tanta desgraças, guerras e destruição, dá-nos vontade de usar linha preta e de tentar que a agulha nos deixe usar o ponto atrás, mas, não adianta....só para a frente nos é permitida e portanto, esqueçamos um pouco os problemas para conseguirmos bordar os nossos dias, não esquecendo a linha verde para debruar o nosso pano de esperança, esperança de que ele seja longo, colorido com alegria, saúde e paz, pelo menos á nossa volta, já que a do mundo me parece impossivel. Querida Olinda, obrigada pelo belo video da Bethania ( já tive o prazer de a ver ao vivo, no Porto) que muito apreciei. Às minhas duas Amigas, Fê e Rosélia, parabéns pelos belos poemas e pela linda Amizade que construiram apesar do imenso oceano que as separa. Para as três Amigas, mil beijinhos e um abraço apertadinho, de Amizade carregadinho. Saúde para todas!
    Emilia 🙏 👏 🌻 🌻 🌻 🇵🇹 🇧🇷

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, querida amiga Emília.
      Seu comentário é poético dando seu contorno em vários pontos de bordados conhecidos que sempre encantam no ponto final do arremate do trabalho
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️💐

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, amigo Luiz.
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️💐

      Eliminar
  8. Uma maravilha Olinda a dupla inspiração neste bordar a vida com arte e ciência e o amor em cada ponto bem delineado.
    Show de partilha aos que amam poesia.
    Aplausos às poetisas Fê e Roselia.
    Abraços e feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, querido amigo Toninho.
      Mais um comentário de poeta nato. Com arte e ciência temos feito o nosso melhor.
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️💐

      Eliminar
  9. Bellos poemas. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, Alexander.
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️💐

      Eliminar
  10. Também li o primeiro poema e me emocionei, belíssimo, e sem pensar que era da querida Fê , ao descer vi o da querida Rosélia, também belíssimo, e liguei as duas!!!
    Duas meninas que me emocionaram, quanta criatividade, já achando lindo a imagem do bordado.
    Obrigada, querida Olinda, deixo um beijo e meu carinho para as três amigas queridas. Essa 'dupla' Fê e Roselia' vai longe...
    Um feliz fim de semana! 🌹 💚 🌷 🧡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, querida amiga Taís.
      Vamos longe Olinda, Você e nós... blogar nos faz voar... galgar alturas.
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️💐

      Eliminar
  11. Olinda, querida, dá uma olhadinha no spam!
    Beijinho, um lindo fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taís
      Muito obrigada por avisar.
      Parece que é uma moda os comentários
      irem para o spam. É um trabalho diário
      ir lá resgatá-los :))
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  12. Poemas bordados a ouro. Divinais!
    Construções Poéticas plenas e a pontuar os desenhos que crescem no mais profundo dos nobres sentimentos.
    Parabéns pelo doce saber de construir Vida.
    A melhor saudação e os maior beijo de felicitações.


    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, amigo Sol da Esteva.
      Mais um comentário de poeta nato.
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️💐

      Eliminar
  13. Dois poemas cheios de ternura....A vida é feita de hesitações, recomeços, mas continuamos a caminhar com esperança, com fé...
    Adorei...
    Parabéns a todas...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, amiga Marta.
      A amante das palavras percebe as insinuações delas com esmero.
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️💐

      Eliminar
  14. Belos bordado poéticos.
    Gostei de ler, obrigado pela partilha.
    Boa semana.
    Um abraço.

    PS: tinha ideia que já havia usado bordados nos meus poemas. E confirmei-o, encontrei 4 poemas de bordados. Não sendo eu bordador... aqui vai um excerto:
    Deles e das tuas linhas
    de cetim e de veludo em feitio violeta,
    aconchegantes e côncavas,
    ficam-me no corpo, durante o sono,
    o bordado das formas
    e o quebranto dos perfumes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, amigo Jaime.
      Seu bordado sensual elegante cai bem à leitura.
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️🙏

      Eliminar
  15. Que bem que fizeram a Fê e a Rosélia. Os poemas são muito belos. Obrigada, minha Amiga Olinda por partilhar. Beijos às três.
    Uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, amiga Graça.
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️💐

      Eliminar
  16. Poemas maravilhosos! Ao lê-los, a cada verso borda-se contentamento e ternura na alma. Fê e Roselia sabem como bordar encantamentos em nossa alma, parabéns para todos!
    Beijos no coração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, amiga Lúcia.
      Feliz quem, como a amiga poetisa disse, percebe os encantos dos bordados poéticos.
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️💐

      Eliminar
  17. Un conjunto de poesías que conforman todas ellas este bordado poético sumamente bello.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, amigo J.S.
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️💐

      Eliminar
  18. Linda homenagem lindos bordados das amigas poetas que nos encantam por lá no Entre vozes e no livro a quatro mãos. Bordados de afetos , Bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu carinho fraterno, amiga Norma.
      No Entre Nós, seja sempre bem-vinda também!
      A Fê e eu agradecemos sua atenção.
      😘🕊️💐

      Eliminar
  19. Que poemas deliciosos... e que fantástica homenagem, à Fê e à Rosélia, assinalando o seu mais recente projecto!
    Adorei estes poéticos bordados, da mais pura excelência!
    Beijinhos para as três! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar