sábado, 31 de dezembro de 2022

E lá vamos nós...




No ano passado fiz a pergunta "Damos o salto?", com a proposta de tratarmos o novo ano com paninhos quentes, procurando não fazer muito barulho, andando com pezinhos de lã, tendo em conta que estávamos a sair de uma pandemia. Mas vimos que não serviu de muito, de uma maneira geral. 

Pelo mundo fora, têm havido catástrofes com perdas de vida, a fome grassa por muitos sítios, a pobreza continua a castigar quem mais precisa, problemas sociais e de entre eles a situação da mulher que continua a ser escrava em algumas sociedades. 

Guerras que se eternizam em várias partes deste planeta, das quais já nem se fala, mas quem as vive sabe o que é o inferno. Aqui bem perto, a guerra na Ucrânia já vai no seu décimo mês, sofrimento atroz infligido a quem apenas quer ter o seu lar e viver em paz. E, claro, no mundo global em que nos encontramos sente-se a sua repercussão em várias áreas, e é de prever a carência de muitos recursos se quem de direito não tiver vistas largas. 

Por cá, obteve-se uma maioria absoluta que não nos veio resolver os problemas, pois eles vêm precisamente da classe política, nomeadamente de alguns membros do governo. Não se percebe bem porque é que, com tantas ferramentas existentes, nesta era tecnológica, não se consiga fazer uma triagem de modo a que sejam nomeadas pessoas para as instituições que nos tragam mais do que aquilo que nos tentam tirar. 




Portanto, agora é boa altura para nos desejarmos um ANO DE 2023 condicente com os tempos que correm. Que haja mais igualdade. Mais Ética e competência nos cargos públicos. Menos egoísmo.
Penso que a construção de um mundo melhor é possível, se o quisermos. 
Se é Utopia, lembremo-nos de que a utopia poderá servir de força motriz para a concretização daquilo que mais desejamos.

E, embora sobejamente conhecida a 9ª Sinfonia de Beethoven, trago o último movimento ou andamento adoptado como Hino da União Europeia, União que, segundo penso, anda às aranhas neste contexto levado da breca;

O título, "Ode à Alegria", não se coaduna, na íntegra, com o sofrimento que perpassa pelo mundo, mas o facto de referir os ideais de liberdade, de paz e de solidariedade releva-o um pouco:



ASSIM. 
NAS RUAS.
VENHAM OS CLÁSSICOS.
A CULTURA.




BOM ANO DE 2023


Abraços
Olinda




====

Nota: No video é referido que se trata da 5ª Sinfonia, um lapso, naturalmente.
Imagens: pixabay

8 comentários:

  1. Querida amiga Olinda, feliz e abençoado Ano Novo para você e seus amados!
    Sua sensibilidade traz empatia com os menos desprovidos de tudo. Que propício meditar sobre tal condução, para um final de ano onde muitos chorarão a solidão, a fome, a guerra, a violência e outros males do corpo e da alma enquanto outros, soltarão foguetes e se fartarão com as mais caras iguarias da época atual.
    Algo também abordado por você muito relevante foi o fato de que nem a Pandemia nos tornou menos egoístas. Uma lástima a contratação...
    E lá vamos nós... Capengando na fraternidade e na empatia com os menos favorecidos do planeta.
    Mesmo assim... Que o próximo lhe seja favorável em todos os sentidos, bondosa Amiga.
    Seja muito, mas muito feliz e abençoada!
    Beijinhos carinhosos e fraternos de gratidão e estima
    🍾🥂💐🕊️🙏😘

    ResponderEliminar
  2. Lindas tuas palavras,Olinda e como o mundo precisa cada veza mais de alegria para que nos impulsione a enfrentar cada dia e o que não sabemos pode nos chegar de repente! Tantas coisas pelo mundo, tantas divisões causadas por política e que nada valem ,pois eles, logo estão se abraçando e o povo que se rale em meio às brigas! Feliz 2023 e muitos momentos felizes nele pra curtir com saúde, alegria ,amor e paz! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. "ASSIM. NAS RUAS. VENHAM OS CLÁSSICOS.
    A CULTURA." Hajam gritos que clamem pela Paz e concórdia. Abraços que unam e cultivem o Amor real.
    A Política e os políticos, exclusivamente se tratam a si mesmos tornando a Paz em Guerra e fome.
    Que o 2023 seja o salto que todos queremos, para irmanar os Povos e as gentes. Feliz seja, Olinda.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  4. Passando a fim de ver, ler, elogiar, agradecer, e deixar votos de um:
    .
    Feliz Ano Novo para si e família
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Querida Olinda
    Que a paz, a saúde e o amor estejam presentes em todos os dias deste novo ano que se inicia. Feliz Ano Novo!
    Obrigada por sua amável companhia neste ano que chega ao fim
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Caríssima Olinda, que força se desentranha na sua mensagem e como me toca.
    Um bom Ano Novo para você e seus familiares.
    Forte abraço,
    José Carlos

    ResponderEliminar
  7. Uma publicação que subscrevo na integra! O novo ano sempre nos dá a ilusão de um começo... mas tudo sempre continua... já dizia o Pessoa!
    Em todo o caso... que se revele um pouco melhor... e que não nos falhe em saúde a nós e aos nossos!
    Um beijinho grande! E um 2023, sobretudo com saúde e paz... e menos broncas políticas... pois na actual conjuntura bem precisávamos de alguma estabilidade neste campo... mas cada ministro e secretário escolhidos, parece que já vêm artilhados com um processo jurídico pendente às costas... não está fácil, a remodelação governamental!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar