quinta-feira, 28 de julho de 2022

Se me esqueceres / Si tú me olvidas






Quero que saibas
uma coisa.

Sabes como é:
se olho
a lua de cristal, o ramo vermelho
do lento outono à minha janela,
se toco
junto do lume
a impalpável cinza
ou o enrugado corpo da lenha,
tudo me leva para ti,
como se tudo o que existe,
aromas, luz, metais,
fosse pequenos barcos que navegam
até às tuas ilhas que me esperam.

Mas agora,
se pouco a pouco me deixas de amar
deixarei de te amar pouco a pouco.

Se de súbito
me esqueceres
não me procures,
porque já te terei esquecido.

Se julgas que é vasto e louco
o vento de bandeiras
que passa pela minha vida
e te resolves
a deixar-me na margem
do coração em que tenho raízes,
pensa
que nesse dia,
a essa hora
levantarei os braços
e as minhas raízes sairão
em busca de outra terra.

Porém
se todos os dias,
a toda a hora,
te sentes destinada a mim
com doçura implacável,
se todos os dias uma flor
uma flor te sobe aos lábios à minha procura,
ai meu amor, ai minha amada,
em mim todo esse fogo se repete,
em mim nada se apaga nem se esquece,
o meu amor alimenta-se do teu amor,
e enquanto viveres estará nos teus braços
sem sair dos meus.

 


Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto (1904–1973), aliás, Pablo Neruda,  o poeta do amor, aqui sem meias medidas. Se me esqueceres também te esqueço... Mas a chama continuará sempre pronta a reacender-se, ao mais pequeno sinal. 

Uma colecção com "Vinte Poemas de amor e uma Canção Desesperada", 1924. Também escreveu poemas surrealistas, épicas históricas, manifestos abertamente políticos e uma autobiografia em prosa. 
Veja mais 





Boa quinta-feira, amigos.

Abraços

Olinda


====

Poema : citador
Poema em espanhol aqui

14 comentários:

  1. Olá, querida amiga Olinda!
    "Tudo me leva para ti"...
    Lindo é viver um Amor assim onde a vida se interliga como uma teia no emaranhado do coração.
    "... enquanto viveres estará nos teus braços
    sem sair dos meus."
    Perfeito!
    Assim se dá e é o céu cá na Terra.
    Uma música linda nós brinda.
    Gosto muito do Amor intenso como o aqui partilhado.
    Sinceramente, não tem como esquecer o Amor vivo no coração.
    As metáforas que ele usa dão intensas. Dão uma linda performance ao poema.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos 😘🕊️💙💐

    ResponderEliminar
  2. Maravilhoso Neruda! Gostei muito e tu sabes bem escolher o que compartilhas! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Um grande poeta que vale muito a pena ler.
    Este poema foi uma excelente escolha.
    Continuação de boa semana, amiga Olinda.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. ¿Qué mujer se le podría resistir a Neruda ante un poema como 'Si tú me olvidas'?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fachel
      Gostei tanto do título em espanhol que vou juntá-lo ao título do post.
      Além disso, fui ler o poema nesse idioma. Deixo um excerto aos meus leitores:
      (...)
      "Pero
      si cada día,
      cada hora
      sientes que a mí estás destinada
      con dulzura implacable.
      Si cada día sube
      una flor a tus labios a buscarme,
      ay amor mío, ay mía,
      en mí todo ese fuego se repite,
      en mí nada se apaga ni se olvida,
      mi amor se nutre de tu amor, amada,
      y mientras vivas estará en tus brazos
      sin salir de los míos."

      Abraço
      Olinda

      Eliminar
    2. Corrigindo:
      Olá, Fackel
      :)

      Eliminar
  5. Pablo Neruda um poeta brilhante.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. A essência do amor, que precisa ser bem cuidada para que não feneça sob o sopro frio do tempo. Neruda é Neruda.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
  7. Neruda, o que escreve, vale sempre a pena e envolve-nos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Que coisa bonita Olinda, Neruda e Nat numa linda apresentação.
    Gosto muito ler as verdades de Neruda.
    Excelente escolha amiga.
    Carinhoso abraço e feliz fim de semana iluminado.

    ResponderEliminar
  9. Magnífica elección, alguien que cuando escribe te envuelve, te abraza y te llena de vida. Besos

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Olinda,
    Talvez o poema de amor mais belo que li até hoje!
    Neruda é Grande!
    Muito grata por compartilhá-lo.
    Um grande beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  11. Olinda, o poema é magnífico. O caminho que o grande Neruda traçou merece aplausos. Aliás, querida, que música escolheu!!!! Momento de prazer me proporcionou. Bjs.

    ResponderEliminar