domingo, 19 de junho de 2022

SAUDADES

Saudades! Sim.. talvez.. e por que não?...
Se o sonho foi tão alto e forte
Que pensara vê-lo até à morte
Deslumbrar-me de luz o coração!

Esquecer! Para quê?... Ah, como é vão!
Que tudo isso, Amor, nos não importe.
Se ele deixou beleza que conforte
Deve-nos ser sagrado como o pão.

Quantas vezes, Amor, já te esqueci,
Para mais doidamente me lembrar
Mais decididamente me lembrar de ti!

E quem dera que fosse sempre assim:
Quanto menos quisesse recordar
Mais saudade andasse presa a mim!

Florbela Espanca
    (1894-1930)






Saudades Trago Comigo
Camané



====
Poema - Citador
in "Livro de Sóror Saudade"

14 comentários:

  1. Bom dia de domingo, querida amiga Olinda!
    Que bom ter retornando! Estava com saudade da amiga. Espero ter aproveitado bem o descanso na praia
    Se ele deixou beleza que conforte
    Deve-nos ser sagrado como o pão.

    Que lindo!
    Todo Amor é Sagrado, uma vez que vindo de um puro coração.
    A saudade só habita no ser amante. Sim, aquele que ama traz o "jugo" da saudade embutido no peito só lado esquerdo.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima
    😘🕊️💙

    ResponderEliminar
  2. Florbela, uma das minhas preferidas, top!!
    Que bom ler 'Saudades' aqui!
    Um feliz domingo, querida Olinda,
    voltou com o que há de melhor na poesia, grata!
    Beijinho, amiga.

    ResponderEliminar
  3. A Florbela Espanca escreveu tanto daquilo que nós sentimos. Por isso os seus sonetos se tornaram eternos.
    Também tivemos saudades suas. Desejo que esteja bem.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Tenho vários livros de poemas de Florbela Espanca. Sem dúvida uma poetisa de eleição
    .
    Um domingo feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Bom te ver de volta,Olinda!
    E trazendo SAUDADES!
    Tão linda e bem escolhida poesia! Adorei!
    Lindo domingo e nova semana! beijos, chica

    ResponderEliminar
  6. Sou fã da Florbela Espanca. Muito obrigada pela partilha!!
    -
    Coisas de uma vida | ATENÇÃO... SISTEMA|

    Bom Domingo
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. No conocía esta poeta, gracias y que pases un buen domingo .

    ResponderEliminar
  8. Uma mulher sem tempo, ou fora do seu tempo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito do poeta e a escolha foi ótima . Grata pela bela partilha. bjsss

    ResponderEliminar
  10. Maravilhosa Florbela Espanca! Amei a escolha! Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Olinda,
    Um soneto belíssimo, como só Florbela Espanca sabia conceber.
    Gostei imenso desta partilha.
    Um beijinho e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Florbela Espanca, com este belo poema, atinge-me como um raio...a minha mãe que partiu há tão pouco tempo, o meu filho, nora, neta distantes...
    Beijo amigo.

    ResponderEliminar
  13. Esse poema da Florbela Espanca é lindissimo. Uma excelente escolha Olinda. Gostei do vídeo, não conhecia.
    Votos de uma ótima semana!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  14. Florbela, fantástica e genial, sempre me emociona, Olinda. Obrigada por partilhar. Beijos ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

    ResponderEliminar