segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Vida Adiada



Uma vida adiada.

Uma estrada batida.

Um pedaço de nada.

Uma sorte bandida.

Uma sorte arrastada.

Uma lágrima caída.

Uma alma algemada.

Uma prece perdida.

Uma porta fechada.

Uma luz escondida.

Uma sombra vergada.

Uma jura esquecida.

Uma crença frustrada.

Uma essência perdida.

Uma pergunta entalada.

-Qual será a saída?

Fernanda Maria

-FÊ-


Só escrevo o que me dita o coração, diz-nos a Fê
no seu livro recentemente editado e intitulado "Só te peço 5 minutos". E é com o coração que vemos desenvolver-se este poema e todos os outros em que, nas suas 113 páginas, nos dá conta dos vários momentos que decidiu partilhar connosco.

Neste poema, perante as vicissitudes da vida, a autora destaca esta pergunta: "Qual será a saída?".
A resposta estará dentro de cada um de nós, de conformidade com as próprias vivências.

Vou adiantando que, a meu ver, talvez o Amor nos possa salvar.
E quando acontece a sensação de que o amor nem sempre é suficiente?



Entretanto, fiquemos com mais este pensamento da nossa amiga poetisa:

Num mundo cada vez mais problemático são as palavras
que me dão a força necessária para continuar seguindo em frente.
 

O blog: Só te peço 5 minutos



Carlos Marín
 - E a fragilidade da vida -


=====

Meus amigos, desejo-vos uma boa semana.

Abraços 



=====
O Poema: in "Só te peço 5 minutos"
pg. 35

Imagem: pixabay

23 comentários:

  1. Poema lindíssimo que me fascinou ler
    .
    Uma semana feliz … Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Adoro as escritas todas da querida Fê! Escolheste muito bem essa!Adorei! beijos às duas, linda semana,chica

    ResponderEliminar
  3. Um poema da nossa Querida e grande Poetisa de quem tenho uma certa estima! Lindo gesto o seu pela partilha! Amei :))
    -
    Geada, em fino manto ...

    Beijos e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  4. Como fico feliz ao ver o livro da nossa querida amiga Fê sendo divulgado pelos amigos que o adquiriram.
    Sei o quanto ela está contente pela realização de seu sonho acalentado no coração há anos e realizado no final do ano recém passado.
    Sua generosidade, querida amiga Olinda, me faz sentir orgulho sadio das amigas tão fraternas e unidas que nos visitam e apoiam.
    Parabéns às duas!
    Sejam ambas muito felizes e abençoadas!
    Ressaltou um excelente poema e eu creio que só o Amor pode nos salvar.
    Cada página, um poema maravilhoso a amiga nos partilhou.
    Beijinhos carinhosos para ambas

    ResponderEliminar
  5. Um belíssimo poema da nossa amiga Fê.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Este poema lembra-me uma canção do Abrunhosa.
    Se as palavras nos dão forças confesso que me faltam.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Gosto daquilo que a Fê escreve. Este poema é uma reflexão sobre a vida de muita gente, tantas vezes da nossa também. A saída? Cada um terá que encontrar o caminho certo dentro de si mesmo. Obrigada por partilhar, minha Amiga Olinda.
    Muita saúde.
    Uma boa semana. Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Querida Olinda, estou muito emocionada!
    Sabe que gosto muito de todas as suas cuidadas publicações, e ver que hoje sou eu a privilegiada, me deixa sem palavras.

    Escolheu um poema revelador de tantas emoções familiares.
    E tem razão quando escreve: "E quando acontece a sensação de que o amor nem sempre é suficiente?"
    Ah, minha amiga, se o amor tudo resolvesse, tenho a certeza que nenhum filho sofria e nenhuma mãe ou pai, chorava.

    Depois a escolha da música, Carlos Marin, desculpe não consigo conter as lágrimas…

    Envio-lhe um beijinho e um abraço muito apertado de gratidão.
    Bem-haja!

    ResponderEliminar
  9. Querida Olinda, não sou frequentadora do blog da Fê, embora já há muito a conheça pelas nossas " andanças " neste mundo maravilhoso dos blogues e, apesar da pouca maravilha das nossas sociedades, em todo o globo terrestre, há pequeninas coisas, pequenos gestos, pequenos escritos, que conseguem dar brilho aos dias escuros de nossas vidas e é isso que acontece com o que a Fernanda escreve. Ninguem saberá responder à pergunta que ela faz e muito menos as pessoas que têm a sua vida adiada, com caminhos sempre de terra batida, portas que se fecham, preces não ouvidas, promessas não cumpridas, lágrimas, muitas lágrimas caídas; nunca encontrarão resposta, mesmo sabendo elas que o amor seria solução para uma vida com mais sentido. Sim, mas onde anda o amor pelos mais defavorecidos? Onde andam as " palavras que os ajudariam a ter a força necessária para seguirem em frente com mais dignidade? Falta o Amor, faltam palavras, falte solidariedade e humanidade ao ser humano e, acabada que está a época natalicia, a luz que tanto iluminou o nosso coração, como por magia escondeu-se e ficaram todos, como sempre com " um pouco de nda com a vida adiada." Qual será a saida?" Não sei Amiga, mas " cinco minutos " de atenção e de cuidados de cada habitante deste planeta, talvez fosse uma saida para, pelo menos,não haver crianças com fome. Obrigada, Olinda , pelo post tão apropriado à situação em que 9 mundo se encontra e desejo que estejam todos bem de saúde. Obrigada também à Fernanda e um beijinho muito especial às duas.
    Emilia
    🙏 🌻 🌻

    ResponderEliminar
  10. Oi Ol
    Também gosto muito dos '5 Minutos' que a Fê nos presenteia com publicações lindas e sua homenagem é um carinho ao qual muito agradeço porque aos poucos vamos conhecendo um pouquinho do livro recente da amiga.
    Entendo que a resposta do poema está mesmo dentro de cada um _ é criando reservas como empatia e o coração se encherá de amor que é o maior fundamento para um viver em paz.
    Abraço, Olinda e boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Corrigir...
    Desfavorecidos...falta...um pouco de nada, com a..
    Que o mundo
    Beijinhos, Amiga!
    Emilia

    ResponderEliminar
  12. A saída é olhar para dentro de si próprio, silenciar a mente para ouvir tantas respostas...

    Um beijinho 😘

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Olinda,
    Uma bela e gratificante apresentação e homenagem pela publicação do livro da Fê.
    Confesso que não conheço a sua obra, mas pelo que já li e que muito me agradou vou tentar estar atenta às suas publicações.
    Muito obrigada pela sua atenção ao que de melhor se vai fazendo na Net e nos Blogues dando-nos do facto conhecimento.
    Um beijinho e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  14. Um belo poema e uma bela e merecida homenagem!

    Abraços gratos pela partilha, Olinda.
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  15. Há muitos anos que sigo a Fê e a aprecio.

    Lembrando o saudoso José Mário Branco : "e acaso haverá uma saída"? Concordo consigo, querida Olinda, talvez o Amor em todas as suas forma seja mesmo a única via!

    Gosto muito da canção e que Carlos esteja em Paz !

    Beijinho e continuação de boa semana :)

    ResponderEliminar
  16. amor salvívico ou amor de perdição?
    perdememo-nos na vida e na vida nos salvamos
    o amor é apenas uma coreografia!

    gostei do texto. e do tema.
    abraço. minha amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "mimha amiga", entenda-se-
      com as minhas desculpas

      Eliminar
  17. Ai, que maravilha!!!
    Olinda querida, estou tão contente de ver a Fê aqui no seu blog, gosto imensamente de sua poesia! E que linda homenagem, querida amiga!
    Esse seu poema eu não conhecia, Fê, muito lindo.
    Deixo todo meu carinho aqui às duas amigas!!

    Beijinhos, uma feliz semana para vocês duas!

    ResponderEliminar
  18. Gostei muito do poema, que não conhecia.
    Obrigado pela partilha.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  19. Este poema da nossa amiga Fê toca-me o coração. Para mim a única coisa a que me agarro nos momentos mais difíceis, é ter esperança que o dia de amanhã seja melhor do que o de hoje.
    Todos os poemas do seu livro tocam-nos a alma, pela sua sensibilidade e beleza.
    Linda homenagem.
    Beijinhos às duas.

    ResponderEliminar
  20. Olá, Olinda, muito bom encontrar aqui, nesse espaço de cultura, "Xaile de Seda", esse belo poema da nossa amiga Fê, poema esse que nos leva à reflexão.
    Agradeço a partilha, minha amiga,
    um bom final de semana, com saúde e paz.
    Forte abraço para minhas duas amigas.

    ResponderEliminar
  21. A Fê é uma boa poetisa, a sua poesia é sempre marcada pelo rigor das ideias, das palavras e pela excelência poética. Este poema, brilhante, é um exemplo disso.
    Bom fim de semana, amiga Olinda.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  22. Que beleza de poema querida!!! Para mim o amor é o que fica e o que ainda me salva! O resto... Tem horas que nem sei!

    Vejo amor em postagens como esta que nos trazes! Lindíssima demais! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar