Pouco tenho falado de Cesária Évora, grande intérprete cabo-verdiana. Quando canta o seu rosto quase que não mostra emoções. Talvez se veja nele a concentração do grande sentimento que a música e as palavras transmitem. Mas é na sua voz que se encontram todas as modulações, com uma simplicidade e intensidade que desarmam.
Hoje peço-lhe a sua companhia e a vossa para festejar o 11º aniversário do Xaile de Seda, blog criado sem pretensões, apenas com o intuito de nele inserir autores que admiro, com algumas palavras minhas de apreço, à mistura.
De quando em vez faço uma ou outra derivação e expresso opiniões sobre o que se passa na nossa sociedade. Ou do que vem de trás e que poderá influenciar-nos no presente. Mas não demasiadas. Muito se ouve e se lê por aí e nem sempre as pessoas têm tempo para se dedicarem a muitas leituras.
Com efeito, nunca se escreveu tanto ou se disse tanto. Penso que já expressei algures o meu espanto por tanto comentário na comunicação social, a tal ponto que, quando um ou outro assunto chega até nós estamos já completamente obliterados e sem capacidade para pensar ou optar. Os comentadores fazem as notícias, as fundamentações e as conclusões. E acabamos por, inconscientemente, aceitar aquele brouhaha todo...
Bom dia de festa, querida amiga Olinda!
ResponderEliminarAcabei de acordar e passo agora para lhe deixar um mimo pelos 11 anos do seu blog e meu carinho de gratidão por você partilhar um blog tão lindo em todos os aspectos e ainda nos brindar com sua preciosa amizade.
https://flordocampo3.blogspot.com/2022/01/o-adubo-divino.html
Voltarei para comentar seu post e agradeço também, desde já, as flores lilases cuja cor é a minha segunda preferida.
Tenha um dia abençoado!
Beijinhos carinhosos e festivos
🎁🎂🕊️💐😘
Um brunch miuito bem elaborado.
ResponderEliminarGostei da poesia para festejar os 11 anos desse lindo blog!
PARABÉNS e que venham muito mais!
beijos, chica
Olhando a mesa deixou-me a salivar. Gosto de ouvir a saudosa Cesária Évora.
ResponderEliminar.
Cumprimentos…Sábado feliz
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
" Por um triz " não chegava a tempo do brunch delicioso que preparaste para comemorar o 11o aniversário deste Xaile macio e aconchegante que sempre mima muito os que o vistam. A horas de lhe dar um abraço muito, muito especial, chegava de certeza, pois, não há um dia em que não passe por aqui, mas, a " festa " começa cedo e não gostaria de " perder pitada ", já que é muito bom encontrar os amigos à volta da mesa conversando animadamente. Antes de começar a minha " faina ", Olinda, passo por aqui, entro, mas nem sempre falo; como bem dizes, nem sempre a disposição e o tempo nos permitem uma conversinha, então, sento um pouquinho e limito-me a ouvir o que o xaile tem para me dizer, saindo mais enriquecida e reconfortada; sei que ele entende que, por vezes, estamos mais para escutar do que para falar e eu, apesar de gostar de conversar, também sei escutar com atenção o que as pessoas importantes para mim têm a dizer. Há muitos anos que nos conhecemos, querida Amiga e a Amizade que surgiu entre nós é grande e sincera, graças ao Xaile de seda e ao Começar de novo, blog que também criei sem grandes pretensões, mas que me te ajudado muito com a troca de experiências e amizades que me tem proporcionado. Aqui, nesta casa que também considero minha ( se me permites...) tenho sido muito bem recebida e acarinhada e só espero continuar a merecer toda a consideração e afecto que sinto, sempre que cá venho. Enquanto a vida me permitir, cá estarei, tentando retribuir tudo o que de bom este Xaile me tem dado. Obrigada, querida Amiga , pela pessoa linda que és, pela amizade que me dedicas, pelos desabafos que tão bem sabes escutar Além do abraço de parabéns, com muitos beijinhos a ele agarrados, deixo-te a certeza da minha sincera amizade, o melhor presente que posso dar-te em dia tão especial
ResponderEliminarEmilia 🙏 🥂 👏
Olá, querida amiga!
ResponderEliminarTomei o seu ofertado aqui e o meu café (pequeno almoço).
Ouvindo a música numa bonita interpretação com uma letra terna: lua, "companheira do espaço"...
Também criei meu blog sem pretensões e até hoje o vejo assim, para que pretensão ambiciosa?
Só assim, como você caminha na gratuidade, sem esperar recompensa, se pode experimentar a Doce Arte de Blogar.
Jamais prescindir de boas leituras que nos edifiquem, são salutares e só assim a inspiração flui sem delongas.
Boas eleições para vocês aí em breve!
Por aqui, já começou os burburinhos maliciosos que se resumem política atualmente.
Que música tão suave que embala minha manhã!
Tenha muitas alegrias com seu blog que muito merece a amiga!
Um final de semana abençoado lhe desejo.
Beijinhos carinhosos e festivos
😘🕊️💙💐🎂
O saborear de tão precioso café e companhia está nas palavras que adornam o Serviço prestado. LUA NHA TESTEMUNHA, deixa-nos a garantia que o Céu nos "vê"; paz á Cesária Évora.
ResponderEliminarNo remate, a preocupação natural na (des)orientação da escolha de (an)alfabetados doutores que se presume (des)governarem uma NAÇÃO, a nossa, PORTUGAL...
O XAILE DE SEDA, na sua Governação, está de Parabéns. Ainda restam muitos anos para terminar o Mandato proposto; é referência na análise, que faz falta em muitos outros lugares.
Duplos Parabéns, Olinda.
Beijo
SOL da Esteva
Digo, tomar assim um pequeno almoço ou lanche ao som desta Senhora (uma Deusa) é maravilhoso.. Amei!
ResponderEliminar-
Quem dera, que a vida não fosse a descrença!
Abraço. Bom fim de semana.
Que bela escolha musical e de brunch para festejar o 11º aniversário do seu blog tão simpático.
ResponderEliminarMuitos parabéns, Olinda.
Agora o que está a dar são as sondagens e é cada cabeça, sua sentença.
Abraço
´Não resisto ao cafezinho, às apetitosas compota admiadors (Marmelada?) e
ResponderEliminar`à voz da Casária.
e sou leitor atento e admirador da nossa amiga Olinda
que lamento ter apenas "conhecido" há relativamnte pouco tempo-
admirei a sua reflexáo sobre e "pacto soccial"
grande abrço
peço a gwntileza de não considerarem as gralhas rsss
EliminarMe deliciei com o seu brunch, querida Olinda
ResponderEliminarParabéns pelo 11º aniversário do seu blog.
Lindo vídeo e poesia.
Um carinhoso abraço
Verena.
Vai o cafezinho, vai um biscoitinho,
ResponderEliminarvai uma torradinha com geleia
e uma saladinha de frutas, comigo marcha tudo. :)
Se for ao som da voz cava de Cesária Évora, depois de ter cantado os Parabéns ao som de palmas ao "Xaile de Seda", até sou capaz de traçar o meu xaile negro e cantar um Fado. Festa é Festa!!
Parabéns ao blog e à sua autora.
Desejo que para o ano estejamos aqui a festejar o nº par.
Depois o nº ímpar e assim por diante, um ano de cada vez!
Um beijinho com votos de muita saúde e alegria.
Querida Olinda, estou chegando a tempo para desfrutar desse apetitoso café, dessa mesa linda para comemorar os 11 anos do Xaile, e que bom que nossa amiga Emília me avisou, perder a festinha? Nunca! Aqui estamos ainda no dia 22.
ResponderEliminarQue bom quando podemos conhecer gente querida através de nossos blogs, através de nossas criações! E quero deixar aqui pra você meu carinho, minha amizade, minha admiração!
Desejo muitos anos para o Xaile, que essa amizade, esse gosto de todos nós pela literatura e pela criação que nos une, continue por muitos e muitos anos!
Um beijinho, querida amiga, a mesa está linda!
A Cesária Évora teve um grande e merecido reconhecimento internacional. Foi uma boa escolha para a comemoração do 11º aniversário do seu blogue. Os meus parabéns pela data e pela qualidade do que tem publicado.
ResponderEliminarTambém sou da opinião que há comentários e comentadores a mais nas notícias, muitos deles suspeitos devido às suas tendências indisfarçáveis e, por isso, à total ausência de imparcialidade. Os factos, deste modo, ficam para segundo plano. Para além disso, destacam quase sempre os aspetos que acham caricatos das notícias, esquecendo-se, propositadamente, do contexto e das matérias de interesse para os espectadores/leitores/ouvintes.
Bom domingo e boa semana, amiga Olinda.
Beijo.
Minha querida amiga, sigo com muito prazer este sei interessante espaço , sempre com alta qualidade e temas que (me ) agradam muitissimo.
ResponderEliminarAprecio muito Cesária Évora e esta é uma das suas canções que mais me agradam e - finalmente! . fiquei a saber quem é B.Léza.
Caloroso abraço de parabéns e que se festejem muitos mais aniversários do "Xaile de Seda".
Querida Olinda,
ResponderEliminarnão resisto a um convite para um cafezinho e sei que me perdoa por só hoje lhe dar um beijinho de parabéns pelo aniversário deste seu Xaile tão acolhedor.
Não podia ter escolhido melhor e mais genuína interprete. Esta música, com a Lua como testemunha, onde ela fala das suas dores e dificuldades que foram muitas.
O seu blogue prima pela qualidade e elegância da sua escrita, nem demais nem de menos, na medida certa para nos cativar.
Estas eleições vão ser cruciais para determinar o nosso futuro nos próximos anos. Espero que os Portugueses saibam separar o trigo do joio.
Um enorme beijinho de parabéns, e para o ano cá estaremos de novo, combinado?
Meus queridos amigos
ResponderEliminarTenho a agradecer a vossa presença e comentários de apreço e amizade, não só hoje como durante os anos transcorridos desde a criação do "Xaile de Seda".
É certo que muitos se foram mas, em compensação, também muitos permaneceram e outros vieram, os melhores entre os melhores - excelentes leitores e apreciadores dos temas que tenho trazido a este espaço, incentivando-me a continuar.
Vida e Saúde vos desejo e tenhamos ainda muitos anos pela frente nesta sã convivência e intercâmbio de ideias e culturas.
Bem hajam!
Abraços
Olinda