terça-feira, 28 de setembro de 2021

Bailinho da Madeira



A Madeira é um jardim,
seu encanto não tem fim - canta Max,
e atesta-o as suas paisagens com montanhas abruptas, vales verdejantes e floridos, o panorama do mar e das escarpas do litoral, não esquecendo a Floresta Laurissilva (comum aos arquipélagos da Macaronésia) declarada Património da Humanidade, em 1999, pela Unesco.

É um destino turístico de excelência, sendo notória a ênfase posta nas diversas actividades que servem os visitantes para além do que é considerado tradicional. Uma das festas que mais me encanta é a Festa da Flor, explosão de cores e odores celestiais. 

A Madeira trabalha afincadamente para que o cerne da sua economia, o turismo, dê os frutos desejados. De há uns tempos a esta parte a atenção também se voltou para um outro tipo de turistas, os nómadas digitais. Trabalham e vivem os encantos dessa linda terra.



Cenários deslumbrantes da 
Floresta Laurissilva (aqui)
 
O Destino Madeira lançou um projecto único no mundo intitulado "Digital Nomads - Madeira Islands", visando atrair nómadas digitais profissionais do setor empresarial e empreendedores de todo o mundo para virem trabalhar a partir da Madeira, por períodos entre um a seis meses, dando a conhecer a ilha como um dos melhores locais para trabalhar remotamente, onde poderão desfrutar de uma infraestrutura criada especialmente para o efeito, desde espaços de trabalho, atividades e comunidade, num projeto piloto que tem como "palco" o município da Ponta do Sol, que reúne as condições perfeitas para nómadas que procuram o sol e um estilo de vida tranquilo rodeados de natureza e será a primeira vila nómada do mundo. Veja mais aqui

Esse nomadismo digital tem sido adoptado um pouco por todo o mundo. O progresso assim o exige, as tecnologias aí estão para dar cobertura a essa forma de teletrabalho. Onde quer que se esteja, trabalha-se e aproveita-se o melhor que cada terra tem para oferecer. O planeta é a nossa casa, li algures.


Max

Deixem passar
Esta linda brincadeira
Que a gente vamos bailar
P'ra gentinha da madeira



Linda de Suza

Eu venho de lá tão longe
Eu venho de lá tão longe
Venho sempre à beira-mar
Venho sempre à beira-mar...


O admirável mundo novo aliado ao velho mundo das tradições, fazendo história. É o que nos dá estabilidade e sentimento de pertença.


Boa semana, meus amigos.

Abraços 


=====

Veja projecto aqui

Imagens - Net

18 comentários:

  1. Na certa um belo programa e muito de lindo pra assistir por lá! beijos, ótimo dia! chica

    ResponderEliminar
  2. A Madeira é sem dúvida uma ilha deslumbrante. Adoro.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  3. Uma publicação fantástica. Não conheço, mas gostava!:)

    .
    A ousadia dos sonhos...
    .
    Beijos, e uma boa noite! :)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns à bela ilha da Madeira!
    Que bom que as festas regressem!!!!

    ResponderEliminar
  5. Querida Olinda, hoje vou começar por dizer aquilo que, geralmente digo no fim; sim, é isso mesmo...sempre que visito este xaile acolhedor, saio muito enriquecida e desta vez não foi excepção. Já visitei a Madeira e fiquei fascinada com tudo o que vi, mas, olhando com atenção este post, cheguei à conclusão que muito me falta para dizer que conheço a Madeira. Não digo que voltarei lá, porque ainda há outras paragens que gostaria de visitar, por exemplo, os Açores, e portanto, por enquando, não posso repetir as viagens o " bailinho da Madeira, penso que todos conhecem, mas essa floresta Laurissilva, sinceramente, nem sabia que existia e, seguindo a tua indicação, fui pesquisar e fiquei deveras encantada, um autêntico paraiso no nosso lindo Portugal. Outra novidade foi saber do projecto do Nomadismo digital lá na Madeira; conheço dois jovens de origem portuguesa que nasceram e creceram na Africa do Sul, mas que, cansados dos problemas desse pais, resolveram vir para Portugal: estão em Portimão, mas pensam vir morar para o Porto; têm a sorte de trabalharem, remotamente para uma empresa e portanto podem viver onde melhor lhes convier; são dois irmãos e um deles resolveu escolher o Canadá, mas, depressa se arrependeu por causa do clima e, portanto vai juntar-se ao irmão. Como dizes, " o planeta é a nossa csa " e as novas tecnologias permitem que , " onde quer que se esteja, se trabalhe e aproveite o melhor que cada terra tem a oferecer" e o nosso pais tem segurança, bom clima, boa gastronomia, além de belas paisagens e tradições. Às vezes sentimos um certo complexo de inferioridade, mas, isso não passa daquela mania disparatada de dizer mal do que é
    nosso ; somos pequenos em tamanho, mas temos muito a oferecer a quem nos visita. Amiga Olinda, muito obrigada pelo belo post, por tantas informações importantissimas que me deram mais conhecimentos sobre uma ilha que eu julgava conhecer; só tinha uma " idéia ", nada mais! Fica bem, Olinda, com SAÚDE para ti e para os teus. Que a semana decorra de feição, sim? Um beijinho e até...
    Emilia

    ResponderEliminar
  6. A Madeira é um lugar onde apetece estar e ficar. Nunca assisti à Festa da Flor que deve ser lindíssima. A flora da ilha é muito rica. Os trajes são bem coloridos. Gostei de relembrar o saudoso Max.
    Cuide-se bem minha Amiga Olinda.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Segui o link. Parece-me uma iniciativa muito interessante.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  8. Querida Olinda,
    como já disse, no comentário que fiz na sua publicação anterior, aqui aprendo sempre mais e mais.
    Infelizmente não conheço a Madeira, embora seja um destino que tenho agendado para breve. Ao ver as imagens magníficas, da Floresta Laurissilva, seguindo o link que indicou, fiquei extasiada.
    Desconhecia também, esse projeto piloto, no município da Ponta do Sol. O que prova uma vez mais, e felizmente, a nossa grande capacidade inovadora.
    Quanto ao Max, lembro-me bem dele, das suas passagens pela televisão, com o seu humor muito particular, da bem disposta "A Mula da Cooperativa " até à famosa canção " Pomba Branca".
    Mias um publicação a merecer o meu aplauso!

    Beijinho grato e continuação de feliz semana !

    ResponderEliminar
  9. Olá, Olinda!

    Ninguém elogiou e enalteceu tanto as belezas da Ilha da Madeira como Max o fez. Nunca o vi actuar ao vivo, mas vi-o muitas vezes na televisão. Gosto muito de todas as suas canções, desde as mais brejeiras às mais saudosas, como a que dedicou à Ilha de Porto Santo.
    Infelizmente, não conheço pessoalmente nenhuma das ilhas dos nossos arquipélagos da Madeira e Açores. Porém, enquanto há vida...

    Grata pela visita ao meu humilde cantinho, Olinda.
    Também pela partilha de tão interessantes informações.

    Um beijinho e o meu muito obrigada.

    ResponderEliminar
  10. Olinda, minha querida, a primeira foto, festa das flores, achei maravilhosa, claro, dei o zoom. Adorei, e com a construção linda no fundo ficou mais bela ainda. Essas festas populares, são feitas com o coração, com orgulho de ser portuguesa, da Ilha da Madeira. E tem mais o bailinho, muito lindo. Portugal é belíssimo, não vi quem o conhece que não queira voltar. Tem uma alegria própria, misturada com simpatia.
    Gostei muito da postagem, como sempre.
    Uma boa continuação de semana - que está passando muito rápido.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Olá, amiga Olinda, esta sua postagem, sobre a Ilha da Madeira, fez-me lembrar de um documentário que vi há alguns anos sobre esse belíssimo lugar, que me deixou fascinado e até com vontade de morar na Ilha, em meio à alegria de seu povo alegre e cordial. Também, vi, as festas tradicionais da Ilha da Madeira, com muita música alegre, pessoas e vestimentas alegres, tudo cheio de vida. Lugar fascinante, sem dúvida.
    Das fotos e vídeos gostei muito.
    Uma ótima 5ª feira, com saúde e paz.
    Fraterno abraço, minha amiga.

    ResponderEliminar
  12. Post marcantemente belo e real da "nossa"fascinante Ilha da Madeira. Escutar Max trouxe-me a nostalgia do tempo.
    Adorei e te agradeço do coração, Olinda.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  13. um belo olhar sobre Madeira, Amiga Olinda...
    que apreciei percorrer por sua mão

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. A Madeira é uma pérola do Atlântico.
    Magnífico post.
    Bom domingo e uma ótima semana, amiga Olinda.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  15. Bom dia de domingo, querida amiga Olinda!
    Em primeiro lugar, muito obrigada pelo seu carinho no e-mail.
    Não consegui ver o segundo vídeo, roda, roda...
    Tentarei mais tarde, amiga.
    Gosto das modinhas antigas como a do primeiro vídeo e me reportam à adolescência onde fazíamos representação cultural na Escola Normal.
    Gostaria de conhecer Madeira e ainda mais no período da Festa da Flor.
    Fui a uma em SP, Festa de Holambra e adorei. Que dia perfumado vivi!
    Inesquecível a chuva de pétalas no final das apresentações.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite de sábado, querida amiga Olinda!
      Consegui ouvir agora é uma modinha muito conhecida minha pois meu pai gostava de ouvir e, em infanto adolescente, a conheci muito.
      Que bom recordar aqui pelo seu vídeo!
      Bom retorno por aqui, amiga!
      Tenha um final de semana abençoado!
      Beijinhos com carinho de gratidão e estima
      😘🕊️💙

      Eliminar
  16. É sempre bom voltar à ilha da Madeira, e de forma privilegiada pelo olhar da amiga Olinda.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  17. A beleza da ilha da Madeira fica gravada na memória. O bailinho também. É bom que haja projetos de promoção.
    E o Xaile de Seda vai divulgando.
    Agradeço.

    Beijinhos, querida amiga Olinda.

    ResponderEliminar