quarta-feira, 15 de maio de 2019

Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu é composto por deputados eleitos, por sufrágio directo, pelos cidadãos dos países que integram a União Europeia, para uma legislatura de cinco anos. O número de parlamentares  é proporcional ao número de habitantes de cada estado-membro. Desse cômputo cabe a Portugal 21 lugares, os quais serão preenchidos de conformidade com os resultados das eleições que decorrerão a 26 de Maio.

Principais funções

- Criar e modificar as leis da União Europeia.

- Em conjunto com a Comissão Europeia e o Conselho Europeu, possui a função de definir e aprovar o orçamento anual da União Europeia.

- Desenvolvimento de políticas comunitárias.

- No aspecto político, possui as funções de controlar e fiscalizar o funcionamento de outros órgãos da União Europeia.

Comissões

Os deputados do Europarlamento estão divididos em 20 comissões permanentes. Estas comissões tratam de assuntos específicos como, por exemplo, comércio internacional, assuntos externos, desenvolvimento, orçamento, emprego, assuntos ambientais, transporte, indústria, agricultura, direitos humanos entre outros. Cabe a estas comissões criar leis, fiscalizar a legislação sobre os temas, além de fazer estudos e discussões para melhorar estes aspectos dentro da União Europeia. aqui

Como sabemos, a campanha eleitoral para o próximo mandato, no que diz respeito aos candidatos nacionais, começou na segunda-feira. Para além dos seis partidos já com assento no Parlamento apresentaram-se a concurso mais onze, totalizando 17.* 

O nosso papel nesse processo é fundamental. Nos dias que ainda faltam, procuremos coligir Informação e tentar vislumbrar para onde queremos direccionar as nossas escolhas no dia das eleições europeias. E votar.

=====
*Novos Partidos - aqui.
Bem-vindo ao Parlamento Europeu - aqui
O Parlamento Europeu: organização e funcionamento - aqui

10 comentários:

  1. Lá estaremos na fenda da urna

    ResponderEliminar
  2. Espero que ganhe o melhor :))

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira

    ResponderEliminar
  3. É uma pena andarem a misturar Europeias com Legislativas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Sabes, Olinda, acho uma perda de tempo e uma inutilidade andarem pelas ruas, feiras e mercados a falarem unicamente mal uns dos outros. As campanhas deveriam ser feitas com debates, no horário dito " nobre " a explicar ao povo aquilo que aqui estás a explicar. A maioria das pessoas não tem noção do que é o parlamento europeu e, da maneira como estão a fazer a campanha, confundem-se com as legislativas. Por mim, Olinda, agradeço as informações aqui deixadas e é pena que os nossos candidatos não se lembrem de que é preciso informar as
    pessoas. Um beijinho, querida amiga e espero que a serenidade tenha voltado à vossa familia. Boa noite!
    Emilia

    ResponderEliminar
  5. Por aqui já passa informação essencial.
    Procuremos esclarecer-nos para votar em consciência.

    Beijinhos, querida Olinda.

    ResponderEliminar
  6. Um post muito oportuno, com o essencial que devemos saber e ter em conta nestas eleições.
    Olinda, um bom fim de semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. verdadeiro serviço cívico, Olinda
    um texto sereno e informado,logo convincente.

    abraço

    ResponderEliminar
  8. O que é essencial conhecer/saber está todo aqui. O veramente importante seria um espírito de serviço do bem público que (sempre) fica arredado dos interesses pessoais e de grupo político.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  9. Muito didático o teu texto. O pior é que os partidos em vez de falarem do que deviam falar, aproveitam a campanha para se agredires verbalmente uns aos outros… E quem tem paciência para os ouvir?
    Uma boa semana, minha Amiga Olinda.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Já tinha lido o post, mas não tinha comentado, simplesmente porque muitos disseram aquilo que eu penso sobre o modo como se desenrolou a campanha e sobre a má forma como somos esclarecidos sobre o papel do parlamento europeu.
    Agora venho simplesmente comentar como é assustador ver chegar Marine Le Pen e os partidários de Matteo Salvini ao Parlamento.

    ResponderEliminar