quarta-feira, 29 de maio de 2019

País de Mim



42.
O peso da vida!
Gostava de senti-lo à tua maneira
e ouvi-la crescer dentro de mim,
em carne viva,

não queria somente
rasgar-te a ferida,
não queria apenas esta vocação paciente
do lavrador,
mas, também, a da terra
e que é a tua

Assume o amor como um ofício
onde tens que te esmerar,

repete-o até à perfeição,
repete-o quantas vezes for preciso
até dentro dele tudo durar
e ter sentido

Deixa nele crescer o sol
até tarde,
deixa-o ser a asa da imaginação,
a casa da concórdia,

só nunca deixes que sobre
para não ser memória

(1963-2014)

Interrompi há cerca de um mês a minha homenagem a Moçambique, 
por motivos de ordem pessoal e outros relacionados com 
acontecimentos do dia-a-dia.
Hoje, trago comigo Eduardo White, poeta moçambicano ,
que há muito desejava apresentar-vos, se é que não o conheciam já.
Infelizmente, faleceu novo. Deixa obras literárias que no-lo recordarão
para sempre.
É minha intenção terminar esta série com mais duas publicações.
 Contudo, Moçambique continuará a fazer parte da minha atenção
 e das minhas preocupações.

Para já, atentemos nas palavras deste saudoso autor:

Assume o amor como um ofício
(...)
só nunca deixes que sobre
para não ser memória
====
E eu ousaria acrescentar: 'apenas' memória



Sara Tavares, de novo, aqui connosco, dizendo-nos "Coisas Bunitas"

====

Boa quarta-feira, meus amigos.
Abraços.

====
Poema: daqui
Imagem: net
Video: Youtube

16 comentários:

  1. Não conhecia este poeta e gostei do seu poema, também gostei muito desta canção de Sara Tavares.
    Como a nossa cultura fica enriquecida com a criatividade destes jovens!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia de serena paz, querida amiga Olinda!
    "Assume o amor como um ofício
    onde tens que te esmerar"...
    Isso me diz muito pois o Amor precisa ser cultivado em nossa alma e poucos se dão ao 'trabalho'.
    Bonito demais todo o poema, amiga. Seu bom gosto nas postagebns é incrível!
    Tenha dias abençodados!
    Bjm carinhoso e fraterno e paz e bem

    ResponderEliminar
  3. um poema sublime e um poeta de excepção, amiga.
    grato por dar a conhecer

    o amor "como ofício" está nos antípodas do amor romântico, como creio.
    não é possivel um "discurso" sobre o amor que não seja um discurso sobre a "prática" amorosa, não é verdade, amiga Olinda?

    e já Camões nos colocava de sobreaviso, pois que "servia Labão, pai de Raquel (...), mas não servia o pai/servia a ela/ que apenas ela/como prémio/pretendia"...

    momento alto de partilha poética.

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Muito bom. O meu aplauso para esta publicação:))

    DO NOSSO GIL ANTÓNIO :- Palavras sentidas que ( nunca ) escrevo.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta-Feira

    ResponderEliminar
  5. Eduardo White. Tenho que conhecer melhor os poetas africanos. Achei o poema muito bom. "Assume o amor como um ofício onde tens que te esmerar" Muito belo!
    Obrigada minha Amiga Olinda. Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Que belo poema, minha amiga! Vou pesquisar esse poeta, não o conhecia.

    "repete-o até à perfeição,
    repete-o quantas vezes for preciso
    até dentro dele tudo durar
    e ter sentido"

    Um beijo, Olinda, ótima semana!

    ResponderEliminar
  7. Gostei imenso do poema. E encantei-me com a Sara Tavares.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Sim, o poeta tem razão quando diz " assume o amor como um oficio ", pois o amor deve ser levado a sério, como a sério levamos o nosso oficio, o nosso trabalho. Se não nos esmerarmos no nosso trabalho, se não dermos o nosso melhor, arriscamos à perda do emprego; não nos acontece nada se não colocarmos amor em todas as nossas atitudes do dia a dia, ninguém nos acusa, ninguém nos expulsa da cidade, ninguém nos tira o emprego, mas há uma coisa que nos acontece e muita boa, sentimo-nos felizes e o sol brilha sempre, mesmo quando o dia está chuvoso. Hoje de manhã, tu sabes, Olinda, fui presenteada com um pequeno gesto de amor que me iluminou o dia e que fez pensar que esses pequenos gestos não custam nada e que podem fazer toda a diferença no dia de uma pessoa. Gostei muito deste poema e acho que a tua preocupação com Moçambique é um acto de amor para com um pais que tem vivido tempos muito difíceis. Como diz o nosso amigo Manuel, " não é possivel um discurso sobre o amor que não seja um discurso sobre a prática amorosa "; falar de amor é muito fácil, colocá-lo em prática já é outra conversa. Querida amiga, obrigada por este belo momento e fico à espera de nova homenagem a este país que tanto tem sofrido. Um beijinho e a minha sincera amizade
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga

      Feliz com o beijinho "lambuzado" da Beatriz.
      Para ela vão outros mil.
      :)

      Eliminar
  9. Se o amor não for um ofício (diário e sem fins de semana) pode acabar bem depressa...
    Um excelente poema de um excelente poeta. Obrigado pela partilha.
    Olinda, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  10. Agradeço ter.me dado a conhecer esta boa poesia.

    Bom Junho e abraço grande

    ResponderEliminar
  11. Com a voz cristalina, de Sara Tavares, surge-nos Eduardo White com um poema de eleição. E Moçambique continua doer. Bela homenagem, amiga!

    Beijos, Olinda.

    ResponderEliminar
  12. Grata pela excelente postagem, minha Amiga.
    Tudo bom...
    Abraço grande.
    ~~~

    ResponderEliminar
  13. Lindo poema, não conhecia o poeta, muito obrigado por dar a conhecer.
    Adorei ouvir a Sara Tavares.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pela partilha.
    Não conhecia o poeta
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Obrigado por apresentar o Eduardo White, fiquei fascinado com esse poema, vou pesquisar mais sobre ele. Gracias

    ResponderEliminar