terça-feira, 21 de agosto de 2018

As Pontes - Obras de Arte de Engenharia Civil

As pontes ligam pessoas e coisas e fazem a vida acontecer. À vista delas pensamos logo em duas margens e na possibilidade de irmos de um lado ao outro e trazer o que nos faz falta tanto no aspecto material como num mais elevado, poético, (quase que oiço os Jáfumega: A ponte é uma passagem// p'rá outra margem//Desafio pairando sobre o rio//a ponte é uma miragem). 

E é indiscutível: a existência das pontes facilita grandemente o nosso quotidiano. O interessante é que na construção civil elas têm a designação de Obras de Arte. Assim os viadutos e os túneis, bem como as barragens, os diques, as eclusas, os muros de sustentação. 


O termo remonta à época em que tais estruturas eram concebidas por artífices que, graças a uma importante intuição e criatividade, conseguiram conceber e construir obras que eram apelidadas de "obras de arte". aqui

Só que essas estruturas foram construídas para suportar determinados pesos e esforço, conforme as exigências de cada época. Se pensarmos que em Portugal temos pontes desde os romanos e que de lá para cá foram sendo construídas muitas mais tomamos consciência de como o seu número é elevado*, o que multiplica os cuidados a ter com a sua manutenção. Logo, há que vigiá-las e avaliá-las constantemente no sentido de se determinar se a sua utilização, de forma continuada, obedece aos parâmetros devidos de segurança.


Construída entre o Século I e o Século II d.C.


Passagem de uma resenha histórica em relação às pontes:

Apesar de as primeiras estruturas em arco terem surgido inicialmente na Mesopotâmia e no Egipto entre os anos de 4.000 a.C. e 3.000 a.C., é com os romanos que nascem os primeiros verdadeiros engenheiros da nossa civilização. Tendo por base os conhecimentos adquiridos do contacto com as culturas etrusca e grega e partindo da aplicação do arco, do ponto de vista pragmático e através de experiências em série, os romanos deduziram os princípios teóricos da construção de pontes.* 

Em Março de 2001 fomos assombrados com a queda trágica de um dos pilares da Ponte Hintze Ribeiro, também chamada de Entre-os-rios, e com ela perdemos 59 vidas. Investigações e mais investigações. Foi da areia retirada sistematicamente das suas bases? Parece que foi essa a conclusão. Não foram encontrados culpados. A ponte entrara oficialmente ao serviço em 1888, tendo sido sujeita a algumas intervenções ao longo dos anos, mas não as suficientes em termos de fiscalização para evitar tal desastre. 





O que aconteceu com a Ponte de Entre-os-rios veio despertar-nos para a necessidade urgente de reavaliar o estado das pontes no sentido de passarmos à sua reabilitação. De 2014 encontrei notícias de que haveria cerca de 430 pontes e viadutos a necessitar de obras. Sobre a sua efectivação nada sei. De uma entrevista de 18 deste mês, do Público, a um responsável da Infraestruturas de Portugal, respigo esta pergunta e a correspondente resposta:

Existe um plano de fiscalização com períodos definidos para vistoria?

Podem ser inspecções mais detalhadas a que chamamos inspecções principais, e que regra geral ocorrem de seis em seis anos, ou inspecções de rotina, que têm uma base anual e servem para identificar eventuais anomalias ou confirmar que a manutenção corrente é suficiente.


Podemos ficar descansados? 

De concreto, sabemos que há projectos em relação à Ponte 25 de Abril, para 2019, com vista à realização de obras de reabilitação o que levará à interrupção do trânsito nos seguintes dias: 

No sentido Norte/Sul, os cortes estão previstos para os dias 18 e 19 de maio e 13 e 28 de outubro. No sentido Sul/Norte, as interrupções serão efetuadas nos dias 11 e 12 de maio e 12 e 19 de outubro de 2019. As datas indicadas por António Laranjo coincidem com madrugadas de fins de semana e foram anunciadas durante uma audição na comissão de obras públicas do Parlamento sobre as obras de reabilitação da Ponte 25 de Abril.



A intervenção durará dois anos e ao longo desse tempo outros cortes poderão ser necessários.

Venham as obras e as interrupções de trânsito, para o bem de todos nós.


Daqui expresso a minha tristeza pela tragédia sofrida pelos genoveses com o desabamento do viaduto Morandi, que ceifou tantas vidas e mergulhou os sobreviventes em grande sofrimento. 


====

Leia mais:

Ponte 25 de Abril - História

Lista de Pontes de Portugal

Obras na Ponte 25 de Abril

*7200 obras de arte - Manutenção e reparação em tempo

**Conferência Internacional sobre Reabilitação de Estruturas Antigas de Alvenaria
fulltext_CIRea2012.pdf - (Aqui ficamos a saber tudo, ou quase tudo, sobre estas estruturas)

Imagens- Wiki


1 comentário:

  1. Um pertinente tema, já que são muitas as pontes espalhadas pelo país (algumas das quais simplesmente abandonadas, chegando ao cúmulo de as haver derrocadas e sem qualquer previsão de reconstrução...)
    O meu aplauso pela lembrança, amiga Olinda.
    Abraço.
    jorge

    ResponderEliminar