sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

COP21 - Cimeira do Clima em Paris - e a história não contada de alguns milhares de sapatos

Quando se fala desta Conferência sobre o Clima, COP21, o que surge de chofre perante os nossos olhos, gravada na nossa retina, é a exposição de mais de 20000 sapatos de pessoas impedidas de desfilar em manifestação sobre o Clima, nas ruas de Paris. Como se sabe, esse impedimento deveu-se às medidas de segurança adoptadas por causa dos últimos atentados.Também para muitas dessas pessoas terá sido um gesto simbólico em homenagem aos mortos do Charlie Hebdo em Janeiro último e dos mortos e feridos da zona da sala de espectáculos Bataclan, em 13 de Novembro. 


Como pudemos ver, eram sapatos usados, com as marcas dos pés dos seus proprietários, botas, botins, ténis, sapatos de homem, sapatos de mulher, sapatos de criança: relatos silenciosos. Se os pudéssemos ouvir o que não nos contariam! Tantos caminhos trilhados, momentos bons e menos bons, dias de felicidade e dias de lágrimas. Por detrás de cada sola mais ou menos gasta um mundo de sentimentos, revolta, frustração mas também muito amor. E é nesse amor uns pelos outros que nos devemos concentrar.



Num outro cenário, têm estado reunidos representantes de 195 países decidindo do futuro do nosso planeta, procurando um acordo em termos de percentagens de emissão de gases para a atmosfera. A poluição é assunto que nos diz directamente respeito. Acontece em todo o mundo, à nossa porta. Nos mares, no ar e em terra perecem várias espécies. Morrem cursos de água, contaminados, por causa da nossa incúria. E as mudanças climáticas estão aí para comprovar que estamos a seguir um caminho perigoso ao não darmos valor à preservação da natureza.

Diz-se aqui que: O objectivo da COP 21 é produzir um novo acordo juridicamente vinculativo através de um compromisso comum entre todos os países no sentido de limitar o aumento da temperatura global abaixo de 2º C, com base nas "Contribuições Pretendidas, Determinadas em Nível Nacional" (INDCs), apresentadas por cada governo.

Pois que venha esse Acordo entre as partes e que seja cumprido na íntegra.
E saibamos nós também, cada um no seu rincão, trabalhar no sentido de minimizar o nosso rasto ecológico.

12/12/2015

O Acordo entre os 195 países foi, hoje, assinado, situando a emissão de gases em 1,5º C. Uma vitória, depois de tantos anos de hesitações. Se os termos do acordo forem integralmente cumpridos não há dúvidas de que nós e o nosso planeta teremos muito a ganhar. Ver a notícia aqui.  

====
Nota: 
Vide esta notícia
Portugal caiu 10 lugares na luta contra alterações alterações climáticas - aqui

   

4 comentários:

  1. ~~~
    Como lamento
    este 'post' ter passado despercebido, porque
    não apareceu 'anunciado' como nova publicação.
    Houve alguma falha eletrónica.

    Está excelente!
    Merecia ser reeditado - talvez a 22 de Abril -
    - o Dia Mundial da Terra.

    ~~~~ Abraço amigo. ~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Majo.
    Talvez não tenha dado nas vistas
    porque logo a seguir publiquei
    "A missão de Robertina". :)
    Vou seguir a sua sugestão.
    Terei de agendá-lo para não me
    passar.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Também gostei muito.
    Esperemos que esse acordo passe do papel!
    Beijinho

    ResponderEliminar