domingo, 11 de janeiro de 2015

Imagine all the people living life in peace

Os terríveis acontecimentos em França lançaram-me num grande desânimo e assaltaram-me de pronto todos os outros massacres que têm acontecido pelo mundo inteiro. 

Tudo isso parece levar-nos a deixar de acreditar em nós mesmos como seres humanos capazes de criar e de manter relações pacíficas. Realmente, pressinto que os ideais de universalidade começam a enveredar por um caminho perigoso, de não retorno. As dúvidas assaltam as pessoas sobre se valerá a pena lutar para a valorização e integração do outro.

No blog da São li um comentário evocando John Lennon no seu Imagine, e julgo ter encontrado nas palavras de esperança que ele nos deixou um lenitivo para esta dor e descrença. Recordemo-lo:


Imagine

Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today


Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace


Ler mais...


Desejo que na marcha de hoje a França e o Mundo se revejam nos ideais conquistados pela Revolução Francesa de 1789: Liberté, Fraternité, Égalité, lema da própria República. Desejo que na hora das decisões para a compreensão do presente sejam também chamados os guardiães do passado, os historiadores. Importa estabelecer a ponte entre estes dois tempos. 

13 comentários:

  1. Eu penso que se deve apostar sempre e muito na valorização e integração do outro. É o que fazem certos grupos, encontrando nesses jovens esse espaço por preencher, e depois dá no que dá...
    Beijinhos, bom domingo :)

    ResponderEliminar
  2. Bonjour Olinda !

    C'est BEAU ! Moi aussi j'espère la PAIX c'est très important !

    GROS BISOUS et encore merci !

    ResponderEliminar
  3. Bom dia minha linda amiga Olinda
    Eu acredito que temos de continuar acreditando na capacidade de se viver de forma harmônica e pacífica mas para isso faz-se urgente e necessário equacionar e resgar um dos valores que se acha perdido... o respeito ao próximo.
    Um maravilhoso domingo pra ti amada
    Beijos com carinho
    Gracita

    ResponderEliminar
  4. A Paz é um Bem Comum que deve guiar os passos de cada Ser Humano. A harmonia entre Crentes e Povos não pode contemporizar com espíritos mal formados. Da humanidade e desumanidade do que se passa no Mundo, nos tempos recentes, muito há a dizer e bem mais a fazer.


    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  5. Se nada for feito, diferente do que tem sido feito até aqui, não vão parar os ataques, só se pararem por medo de sanções económicas.
    Beijinhos, bom domingo!

    ResponderEliminar
  6. Olinda, desculpa a minha ausência, mas já estive aqui duas vezes refletindo sobre a herança que em nós deixa o vento; não pude entrar, não por que o xaile não me permitisse,mas sim porque o meu pc achou por bem que eu não fosse incomodar; enfim...ele manda e nós obedecemos, não é amiga? Gostei muito desse poema, porque na realidade ele é como que um balanço da nossa vida. Olho para trás e parece que já nem lembro dos meus 30 anos e muito menos da minha meninice; claro que há factos que não deixam que me esqueça, mas...o tempo correu tanto que me custa a acreditar que já não terei outros 30. O vento às vezes é sereno e gostoso, mas há alturas em que ele corre a centenas de kilometros por hora e por mais que tentemos proteger-nos ele nos arrasta. E é tendo isso em mente que devemos procurar viver o dia a dia com muito boa disposição e alegria, valorizando cada momento, cada sensação, cada emoção. Claro que não é fácil, mas não há alternativas; ou protegemo-nos do vento raivoso ou ele nos carrega com ele.
    Quanto aos últimos acontecimentos, amiga, penso que o mundo inteiro se revoltou e por mais que queiramos não conseguimos entender semelhantes mentes que se dizem humanas. Adoro as letras de John Lennon e esta, então, é um verdadeiro hino à paz. Ele mesmo foi vítima de uma mente preversa que simplesmente lhe deu um tiro como se de uma pedra se tratasse.. Nunca entenderemos atitudes destas, amiga e hoje vimos que apesar dos pesares há almas cheias de humanidade que nos levam a manter a esperança e a continuar a acreditar no ser humano.. Eu não quero desistir, Olinda! Quero continuar a pensar que no Homem há um coração verdadeiramente HUMANO. Beijinhos e até breve.
    Emília

    ResponderEliminar
  7. (^‿^)✿

    Bonjour Olinda ✿!!!!

    MERCI beaucoup pour tes gentils mots déposés sur mon petit blog ce matin. Ça me fait plaisir d'échanger avec toi.

    GROS BISOUS d'Asie vers le Portugal ✿ ✿ ✿ !!!!!
    Passe une bonne semaine Olinda !!

    ResponderEliminar
  8. Olá, bom dia.
    Neste inicio de semana. Caminho por aqui, para desejar-te, um ótimo dia para você, e uma ótima semana.
    Que o Criador, lembre-se das nossas fraquezas, e ajude-nos a seguir adiante, afinal, independente da condição social, todos precisamos de algo para compor os momentos da vida. Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Olinda, é de facto preocupante a arbitrariedade com que hoje, seres humanos cometem atos de extrema violência, contra outros seres humanos. No caso francês, apesar de inteiramente condenáveis, os atos praticados, deixam-nos na boca um leve sabor de culpa, também. A Europa rege-se por leis que teoricamente, igualam os cidadãos e conferem-lhes total liberdade de expressão. Chama-lhe, democracia. Para mim e no imediato, democracia é comparável a uma laranja muito bonita mas que depois de aberta, não deita sumo. Ou seja: eu, tu e todos os restantes cidadãos desta metade do mundo, está autorizada a utilizar o espaço publico para dizer de viva-voz, aquilo que lhe der na real gana, sem que por isso seja molestado, desde que, não ofenda a moral pública. Na outra metade do mundo, o jogo já tem outras regras diametralmente opostas. E não é porque líderes políticos e religiosos muçulmanos condenam públicamente os atos terroristas que ocorreram contra os cartoonistas franceses, que podemos acreditar que os mesmos não se importaram de ver o profeta da sua religião caricaturado e conetado com atos de terrorismo. Seria demasiado infantil que a Europac(civilizada) acreditasse nessas intenções. Do mesmo modo, o mundo católico não veria com bons olhos que jornais islâmicos caricaturassem os seus profetas e os relacionassem com os atos de pedofilia largamente praticados por clérigos. Mas sim, é imperativo que mantenhamos acesa a chama da liberdade, da fraternidade e da igualdade. Sem ela, o mundo irá escurecer terrívelmente e todos nos perderemos no caminho.

    ResponderEliminar
  10. Penso, querida Olinda, que , infelizmente,o terrorismo está para ficar - quer o dos fora de lei quer o de Estado ...

    Abraço forte

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente, querida Olinda, vivemos numa espécie de nova Idade das trevas...
    Também me vou sentindo assim.
    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Compartilho completamente com o que deixa expresso.
    Que os valores da Revolução Francesa nunca sejam esquecidos!

    Beijinho para si!

    ResponderEliminar
  13. Na sua simplicidade, e até ingenuidade, estes versos de John Lennon dizem-nos tanto! É das melhores canções de todos os tempos, um daqueles momentos de génio.
    Eu não acredito na Humanidade, cara Olinda. Acredito em certos (muitos) seres humanos. Mas na Humanidade, em geral... Nunca! Vamo-nos destruir! Só me consola eu já não estar viva, nessa altura...

    ResponderEliminar