quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Rumemos a Marvão - É lá que vai acontecer o 'Maior Magusto do Mundo'

Marvão, a vila medieval que tem no seu horizonte a candidatura a Património Mundial da UNESCO, pela sua paisagem natural, história e identidade cultural, também tem, aliada a este desideratum, a vontade de realizar e conquistar o título de: 'Maior Magusto do Mundo'. 

Para isso, a sua 30ª Feira da Castanha, que se realizará nos próximos dias 9 e 10, vai ser assinalada em grande, com muitíssimas castanhas e também bastante vinho. Poderia ser também com jeropiga e agua-pé, mas parece que isso já foi proibido por lei, não? 

Mas passando adiante, para compor ainda mais a festa também vai haver provas de vinhos e licores, degustações da mais diversa doçaria com castanhas, produtos regionais, mostra e venda de artesanato local, exposição de fotografia, bailes populares, teatro de rua, concertos e iniciativas de animação circense.


CastillodeMarvao.jpg


Em lá estando, poderemos passear pela vila, pelas suas ruas, apreciar as casas, subir ao Castelo, este que se inscreve no Parque Natural da Serra de São Mamede e em posição dominante sobre a vila e estratégica sobre a linha da raia, controlando, no passado, a passagem do rio Sever, afluente do rio Tejo. 


Localização de Marvão
Localização da
 Mui Nobre e Sempre Leal Vila de Marvão

De Marvão chegam-nos notícias desde, pelo menos, o período romano. Já no nosso tempo histórico, a localidade foi conquistada aos muçulmanos por D. Afonso Henriques durante as campanhas de 1160/1166, tendo sido novamente tomada pelos mouros na contra-ofensiva de Almansor, em 1190. Em 1226, D. Sancho II dá foral à população e manda ampliar o casteloD. Dinis disputa-o e apodera-se do castelo, que foi incluído no plano das suas reedificações militares.


É para lá que eu vou, esperando que São Martinho nos traga a graça do seu belo Verão. Estes últimos dias não me têm parecido muito auspiciosos, mas dando uma vista de olhos à previsão meteorológica afigura-se-me que o tempo estará de feição, muito embora me tenham aparecido algumas nuvens por alturas de Portalegre. Acredito que o caridoso bispo não nos deixará na mão, fazendo jus à sua lendária bondade.

Entretanto, vou apreciando estas belas imagens, com os meus agradecimentos a quem as produziu:


  

E o Outono não é Outono sem aquele cheirinho e gostinho inconfundíveis da castanha assada embrulhada em folhas de listas telefónicas*...isto, lá para os lados do Cais do Sodré** e da Praça do Comércio**, com a neblina vinda do rio misturada com o fumo saído dos assadores de castanhas.




Mas, alteraram-se as rotas, anda-se por outros caminhos, talvez mais fáceis de caminhar, em termos de acesso, no entanto, estranhamente, perdura aquela saudade. 




Imagens:Internet
*Prática proibida, tendo sido imposta aos vendendores a aquisição de saquinhos de papel, para o efeito.
**Lisboa

9 comentários:

  1. Não conheço Marvão mas deve ser lindo. Já vi imagens de Marvão no Inverno e é simplesmente espectacular...o castelo todo coberto de neve, muito bonito.

    ResponderEliminar
  2. Marvão é fascinante para quem aprecie lugares marcados pelo tempo e nada tocados pelo dito progresso.

    A única coisa que me aflige, mas porque sofro de claustrofobia, é entrar na cisterna...

    Querida Olinda, que tudo lhe corra bem.

    ResponderEliminar
  3. Adoro castanhas, sejam elas cruas ou assadas :)

    ResponderEliminar
  4. Conheço muito bem Marvão e merece a divulgação que este seu post lhe faz.
    Por motivos de "menos saúde" não me posso meter nessas coisas que sendo tão
    boas me estão vedadas. Às vezes para viver perde-se muito das coisas boas que à
    boca não se pode chegar.
    Então bom fim de semana.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  5. OI OLINDA!
    NA CERTA SERÁ UM PASSEIO MARAVILHOSO.
    NÃO CONHEÇO PESSOALMENTE TEU PAÍS, MAS SOU SABEDORA DAS BELEZAS QUE POSSUI.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Oi Olinda,

    Marvão só em imagem. lindíssimo! Portugal tem lugares e arquitetura magnifica.
    Essa semana vi uma reportagem em um Jornal aqui no Brasil onde mostrava mansões maravilhosa, palacetes lindíssimo que esta a venda ai em Portugal.
    Tem até alguns endinheirados Brasileiro na fila pra adquiri esses imoveis.

    Deixo um abraço e grande beijo!
    Ótima quinta-feira.

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga
    Hoje vim para agradecer a sua carinhosa visita ao meu cantinho!
    Muito obrigada!
    Me perdoe a minha ausência e cola e copia, mas estou passando pelo momento que preciso saber o que está acontecendo com minha saúde. Tenho certeza que não é nada serio, mas que preciso cuidar um pouquinho maia de mim. Logo voltarei para ler suas postagens com carinho e atenção que elas merecem.
    Desde já agradeço a sua compreensão e apoio.
    De todo o meu coração eu agradeço!
    Com carinho o meu muito obrigado!
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  8. Que linda vila e que deliciosa festa da castanha!
    Infelizmente não pude ir, mas teria adorado!
    Beijinhos, boa semana ;)

    ResponderEliminar