Está a decorrer em Mértola o 6º festival islâmico, revivendo a herança árabe. Eis alguns apontamentos que retirei das fontes abaixo indicadas:
As músicas, as artes, e sabores árabes que há séculos 'alimentavam' o quotidiano de Mértola voltam a 'invadir' a vila alentejana durante o 6º festival islâmico, que vai decorrer entre amanhã (19) e domingo.
Para reviver a herança islâmica da vila e as ligações com o Norte de África, o festival bienal, promovido pela Câmara de Mértola, recupera a 'Martulah' dos séculos XI e XII, quando era a capital de um reino islâmico e um importante porto comercial nas rotas do Mediterrâneo. O tradicional mercado de rua marroquino, o 'souk', espalhado pelas ruas estreitas e íngremes do labiríntico centro histórico de Mértola, a lembrar as medinas do outro lado do Mediterrâneo, abre na quinta-feira às 10h00. (dia 19)
A animação musical, através de som luso-árabe, será constante no 'souk', a cargo dos grupos Coral Guadiana de Mértola, Adufeiras, Boukdir, Mercadores de Abjul e Eduardo Ramos.
Mértola, sobranceira ao rio Guadiana, possui um enorme interesse histórico: de facto, esta vila encantadora e de casario branco é como um museu vivo, com os vestígios de diferentes períodos exibidos em áreas distintas.As origens de Mértola remontam aos fenícios, os quais criaram um porto comercial. Mais tarde seria aproveitado pelos romanos e arabes. Mértola chamar-se-ia Mirtolah para os arabes, e Myrtilis para os romanos. Os seus muitos tesouros podem ser admirados no Núcleo Romano, no Núcleo Visigótico e no Núcleo Islâmico.
Em 1238, D. Sacho II conquista Mértola aos mouros, doando a vila à Ordem de Santiago para esta a repovoar.
Porque é preciso não esquecer.
Nota: Aparecem estas duas grafias:
Martulah e Mirtolah
Jornal:Metro (18/05/2011)
http://www.liederkiste.com
http://www.mertolaonline.com/
Imagem:
http://dnn.cm-evora.pt
Espero que tudo corra pelo melhor que o festival seja mesmo festival
ResponderEliminarse fosse mais perto gostava de ir...
beijinhos
Também eu, Lili.
ResponderEliminarBom fim-de-semana.
Beijos
Já estive em Mértola (a inesquecível Mértola), mas nunca assisti ao Festival Islâmico.
ResponderEliminarO teu texto é um documento informativo de grande valia, como sempre.
Um grande abraço para ti e bom final de domingo.
Excelente notícia, Olinda.
ResponderEliminarEstava já a "aquecer os motores" para ir a Mértula, quando inesperadamente, surge um problema que me impossibilita de o fazer.
Mértula é um dos locais deste país onde parece que tempo parou. Vários pitorescos, caracterizam aquela vila. O artezanato, o rio, a mesquita, o castelo, a gastronomia, as gentes e... o mercado. No mercado encontrei, ainda não ha muito tempo, uma senhora que vende chás. Disse-me de uma forma sigilosa e misteriosa, que lhe eram fornecidos por uns frades de um convento ali dos arredores. Fiquei assim a modos que... desconfiado, se aquilo era conversa para forasteiro, ou se realmente ainda existia, perdido na serra um convento com frades à séria.
Uns kms ao lado de Mértula, existe um local conhecido por "Pulo do Lobo", que é de uma beleza imensa. É um local vasto, onde o Guadiana se comprime numa garganta rochosa, profunda, agreste, um local deserto, onde o visitante sente a vorça imensa da natureza e onde o céu ganha uma dimensão que nos faz imaginar a profundidade do universo.
;)
Amiga conheço Mertóla, mas infelizmente nunca deu para ir lá durante o festival. Talvez para o ano, quem sabe.
ResponderEliminarAqui há tempos fiz um post sobre Mertóla, se gosta desta linda vila, pode fazer uma breve visita virtual.
http://algarve-saibamais.blogspot.com/2011/04/mertola-linda-vila-museu.html
Tenha uma semana maravilhosa
Beijinhos
Maria
Espero que haja "merguêz"...
ResponderEliminar(não sei se é assim que se escreve...)
Saudação mediterrânicas!
Conheço Mértola apenas de passagem mas, gostaria de assistir a este Festival Islâmico que quer queiramos ou não...há muitos vestígios dele pelo nosso sul.
ResponderEliminarBeijinhos e uma boa semana.
Graça
Olá, Isabel
ResponderEliminarObrigada pela sua visita e pelo carinho.
Beijo
Olinda
Olá, Bartolomeu
ResponderEliminarEis um excelente contributo, a completar o meu post.Uma descrição lindíssima de todo aquele ambiente.E então o que diz de 'Pulo do Lobo' é verdadeiro encantamento. :)
Abraço
Olinda
Olá, Maria
ResponderEliminarFui ao seu blog ver e encantar-me com o seu post sobre Mértola. Adorei. Está ali tudo.Deixei comentário.
Uma boa semana.
Beijo
Olinda
Olá, Vieira Calado
ResponderEliminarObrigada pela visita e pelo comentário. :)
Abraço
Olinda
É mesmo, Graça, há muitos vestígios e isso faz parte da História.
ResponderEliminarBeijo
Olinda