sexta-feira, 26 de junho de 2026

Quake - Museu do Terramoto de Lisboa

 Sentada diante das fundações do edifício onde se preparam para dar vida a muitas das ideias do professor Luís, experimento uma emoção difícil de explicar - se me permitem uma confissão mais íntima. Como é possível que os sonhos de vários humanos se tenham combinado nos seus variados interesses e experiências de vida para construir uma casa de sabedoria chamada Quake - Museu do Terramoto de Lisboa? 

E, no entanto, aí está esse lugar de encontro, entre experiências de empatia e de comoção, mas também de compreensão do raciocínio lógico e de beleza de engenharia e da técnica, um lugar onde o divertimento é colocado ao serviço da memória, e o respeito pelas vítimas e a memória do sofrimento humano se transformam em serviço aos lisboetas futuros (e a toda a Humanidade), para que, diante de uma mais que possível catástrofe, possam minimizar o impacto das forças desumanas - e tantas vezes cruéis - da Natureza.

Recordar 1755, pg 105, André Canhoto Costa 


Museu Quake: 
história do terramoto de Lisboa


 Passagem do Livro acima mencionado em que o autor se serve de alguém, de nome Mariana, para falar de Lisboa dos tempos faustosos e da grande desgraça que se abateu sobre ela - o Terramoto de 1755, no dia primeiro de Novembro.

O Quake – Museu do Terramoto de Lisboa é uma experiência imersiva dedicada ao grande terramoto de 1755, um dos acontecimentos mais marcantes da história de Lisboa. Através de cenários realistas, efeitos especiais, tecnologia multimédia e momentos interativos, o museu recria o impacto do terramoto, do tsunami e dos incêndios que se seguiram, permitindo aos visitantes compreender o contexto histórico, científico e social deste evento. Trata-se de uma visita educativa que combina história, ciência e inovação numa experiência envolvente.

Castigo de Deus, segundo alguns. Abalou intelectuais dessa Europa fora, tendo Voltaire produzido um extenso poema intitulado "Poema sobre o desastre de Lisboa".


***


A Venezuela está a atravessar momentos devastadores, desde quarta-feira à noite, na sequência de dois sismos que, na escala de Richter, registaram 7.2 e 7.5 de magnitude. Muitas mortes e desaparecidos abalam esse país da América do sul. 

 Que Deus os ajude!


Abraços
Olinda


===
Noticia TV e Net

Sem comentários:

Enviar um comentário