sexta-feira, 2 de junho de 2023

o chef de cozinha




Disposto o material em cima bancada: panelas, facas...ingredientes

- O que vamos fazer? - pergunto-lhe

- Carne e arroz...

- É carne estufada? - eu, curiosa

- Carne estufada...Corto?

- Sim, corta.

Com a agilidade de um grande chef de culinária agarra a faca e corta, corta...

Uma pequena hesitação e pergunta-me: E agora?

- Agora tens de cortar a cebola e refogá-la, não é?

- Corto a cebola, ponho na panela, azeite e... ponho a carne.

- Sim...e um pouco de sal

- E tomate. Vou cortar tomate...

A mesma habilidade e rapidez...corta, corta

- Agora é o arroz - informa-me. Água, arroooz... (com esmero)



Ouve-se o ruído de tudo a frigir e a ferver. O nosso chef aguarda um bom bocado com ar de entendido. E eu na expectativa...

- Já está...

- Ok - anuí

- Agora, a sobremesa. Salada de fruta...

- Ah, e o que é que vais pôr na salada?

- Melão, morangos, pêssegos... (E corta, corta com a mesma agilidade e perícia)

- Não pões mais nada?

- Huuumm... uvas, sumo de laranja. Ajuda-me!

Cortei laranjas e pus-me a fazer o sumo que deitei no recipiente.

- Agora pratos! E facas e garfos! E guardanapos!

Chef exigente. Queria tudo feito com rapidez...e eu lá tive de providenciar tudo num instante.

Às tantas deve ter pensado que precisava de algum ruído para além do do fogão e dos tachos em actividade. E disse-me: 

- Vou ligar a televisão...

Eu, distraída, contrapus: Sabes que não se liga a televisão do quarto quando já estamos para dormir...

- Ahahaha!!! A Vovó esqueceu-se, é tudo a fingir...

Acto contínuo passa-me o "comando", incentivando-me: 

- Liga, liga a televisão...


E o menino de 3 anos, acabadinhos de fazer, perdido de riso,
mostra-me a magia do "faz-de-conta".





Bom fim de semana, meus amigos.

Abraços

Olinda


====

Imagens - pixabay


12 comentários:

  1. Que sessão boa, tal como se estivesse assistindo.
    O faz de conta, é tão bom ou melhor que os sonhos bonitos, nestes últimos não controlamos nada, enquanto nos faz de conta se pode acrescentar os ingredientes que nos fazem felizes, tal como na confecção da comida.
    Remete-me a esse bom tempo que só é possível reviver com os que têm essa capacidade maravilhosa - os pequerruchos.
    Adorei.
    Bom fim de semana.
    Um kandando

    ResponderEliminar
  2. Como gostei de ler aqui a " azáfama " do pequeno " chef a ajudar a vovó a preparar a refeição e a pôr a mesa como deve ser, sem esquecer nada. E " brincar de faz de conta é muito bom para eles só que, ás vezes ,as vóvós esquecem-se e têm de os ouvir " ó vó...é a fingir " Que lindo, Amiga! Hoje estive a desfazer o restaurante da Bia na cozinha e a casinha que ela faz na sala, usando as almofadas do sofá e enfeitando-a com tudo o que encontra, perguntando sempre se pode usar . Temos de " providenciar tudo num instante" pois a paciência deles é pouca, mas...é uma alegria. Já arrumei a " bagunça ", mas já sinto a falta dela. Beijinhos, Amiga e um bom fim de semana. Beijoquinhas ao pequenino chef
    Emilia 👏 🎈🌞

    ResponderEliminar
  3. Lindo e doce e como é bom esse faz de conta assim!
    Adorei ler! beijos, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
  4. Existem fatos do faz de conta hilariantes que nos divertem e animam a alma e o coração.
    *
    Sexta feira com Saúde, Paz e Amor.
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderEliminar
  5. A paciência e o encanto dos avós.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Olá, querida amiga Olinda!
    Demorei a passar pelos motivos que sabe bem.
    Mas que valeu a pena ter vindo aqui agora depois de um dia "causticante", ah! Se valeu!
    Um diálogo que me é familiar, não do momento presente, mas de um passado próximo onde os 'pizzarolos' (eu fazia com sacola o chapéu tradicional, tipo italiano...) e biscoiteiros fazíamos uma festança culinária, fora os nhoques em conjunto, que farra boa! Bolos na lambeção da bacia depois... Hum! Quanta saudade!
    Agora, sua narrativa criativa está supimpa... super bem bolada e com um toque de humor que toda avó conhece bem e nossa sobremesa do viver é deliciosa.
    Aproveite bem os 3 aninhos, pois passam tão rápidos os anos deles.
    Seja ele muito feliz e abençoado!
    Depois ficarão registradas as pérolas como as que li aqui e a fotos.
    A-do-rei tudo, Amiga.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  7. Genial relato me gusto mucho Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  8. O faz de conta é a Memória que mais me marcou! Tornou-me feliz como menino e deu-me prazeres imensos com a Filha e depois, (acrescentando) com os Netos. Ainda hoje, nalguns momentos, "treino" o faz de conta. Talvez ainda pretenda ser quem sou, mas... criança.
    Belo, Olinda. Parabéns pela chamada do tempo.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  9. Que post ternurento e doce, querida Olinda! :)
    Também tenho na família um Chef de três aninhos apenas, mas que adora os meandros da gastronomia. Não tenho a felicidade de interagir com ele, na cozinha, como a Olinda, porque o 'meu' Chef nasceu e vive numa cidade dos Países Baixos.
    Curiosamente, estive a agendar - ou melhor, a colocar em rascunho - um post com uma receita deste meu pequeno Chef da culinária. :)
    Mando um beijinho especial para o Mestre Cuca e um forte abraço para a avó orgulhosa e feliz.

    ResponderEliminar
  10. Os avós - sei do que falo - são mesmo muito pacientes.
    .
    Um feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  11. Que ternura o pequeno chef. Com essa idade são tão especiais, que saudades dos meus filhos desses tempos e que tristeza não poder acompanhar os meus netos e só os ver por telemóvel . A vida nem sempre é aquilo que idealizamos.
    Beijinhos e bom Domingo

    ResponderEliminar