segunda-feira, 29 de maio de 2023

Da calma e do silêncio






Quando eu morder
a palavra,
por favor,
não me apressem,
quero mascar,
rasgar entre os dentes,
a pele, os ossos, o tutano
do verbo,
para assim versejar
o âmago das coisas.

Quando meu olhar
se perder no nada,
por favor,
não me despertem,
quero reter,
no adentro da íris,
a menor sombra,
do ínfimo movimento.

Quando meus pés
abrandarem na marcha,
por favor,
não me forcem.
Caminhar para quê?
Deixem-me quedar,
deixem-me quieta,
na aparente inércia.
Nem todo viandante
anda estradas,
há mundos submersos,
que só o silêncio
da poesia penetra.

===


Telepatia


LARA Li



Boa semana, meus amigos.

Abraços
Olinda


===
Poema: daqui
em "Poemas da recordação e outros movimentos". 
Nandyala, 2008.

Ver post aqui, no Xaile de Seda, sobre Conceição Evaristo

14 comentários:

  1. "Quando meu olhar
    se perder no nada,
    por favor,
    não me despertem,
    quero reter,
    no adentro da íris"...
    O Amor que se foi...
    Assim quero estar até meu fim e já estou neste estado de alma...
    Ouço a música e as lágrimas querem rolar.
    Tenha uma nova semana, minha querida amiga Olinda!
    Beijinhos com carinho fraterno
    😘🙏💐🕊️

    ResponderEliminar
  2. Profundo poema. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  3. Maravilha ver novamente aqui a nossa brasileira de
    Belo Horizonte e super premiada Conceição Evaristo!
    Sua poesia vem da alma e transborda no coração da gente.
    Gosto muito dessa poeta. Imensamente.
    Uma feliz semana, querida Olinda, gratíssima!
    Paz e saúde, sempre, amiga!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia este magnífico poema, obrigado pela partilha.
    Telepatia é talvez a melhor canção da Lara Li.
    Boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Poesia maravilhosa da Conceição Evaristo recheada de pedidos vindo do fundo da alma! Muito linda!
    Seja linda a nova semana! beijos, chica

    ResponderEliminar
  6. Por favor deixem-me ser como sou, deixem-me sentir o que sinto, deixem-me sofrer o que sofro. Conceição Evaristo uma poeta excelente. Gostei de a ler aqui.
    Gostei de ouvir a Lara Li.
    Tudo de bom, minha Amiga Olinda.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Foto e poema encantadores.
    *
    Segunda feira abençoada por Amor e Paz.
    */*

    ResponderEliminar
  8. Que poema tão bonito!! Obrigada pela partilha!
    .
    Permito-me vaguear sem restrição
    .
    Beijo, e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  9. Subscrevo " Deixem-me quieta..."

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Uma exortação mergulhada na profundidade da poesia que emana do ser em lamento. Bela pujante.
    Grata pela partilha, Olinda.
    Boa semana,
    Bjss,
    Calu

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Olinda,
    Que poema tão belo!
    Não conhecia esta Poeta e foi um prazer deparar-me com esta pérola poética.
    Gosto muito também deste tema de Lara Li.
    Um beijinho, Olinda, e muito obrigada.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Olá, Olinda, gostei muito deste poema da poeta mineira
    Conceição Evaristo, que é dotada de grande talento.
    Agradeço a bela partilha,
    votos de boa semana, amiga.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  13. Gosto da canção e gostei muito de conhecer o poema e a sua autora.

    Minha amiga, beijinho de tudo de bom :)

    ResponderEliminar
  14. A poetisa Conceição Evaristo, que assumo, não conhecia, encantou-me neste poema que exalta o direito a parar, interiorizar, recolher-se na aparente inércia a que nem sempre nos dão direito.
    "Não me forcem..." a coisa alguma.
    - Gostei e muito.
    E motivado pelo que aqui li, vou fazer por conhecer a obra da poetisa mineira.
    Sempre um prazer vir aqui e arrecadar estas pérolas.
    Um grato kandando Olinda

    ResponderEliminar